08/07/2023

Viagem a Copenhaga a bela Capital da Dinamarca

No inicio de Junho, fomos até Copenhaga visitar o meu filho Pedro, que está lá desde Março a fazer a sua tese de fim de curso (área de engenharia biológica). Foi um duplo prazer, o estarmos novamente reunidos e o conhecer esta incrível cidade.

O nosso roteiro por Copenhaga

Originalmente uma vila de pescadores viking estabelecida no século X, tornou-se a capital da Dinamarca no início do século XV. A partir do século XVII, consolidou-se como centro regional de poder com as suas instituições, defesas e forças armadas. Hoje, é uma cidade com um grande desenvolvimento urbano, economico e cultural, sendo um dos principais centros financeiros do norte da Europa. É a capital e maior cidade da Dinamarca.

Antes de ir, pesquisei na internet quais os pontos que quem visitou considerava mais importantes de ver e fiz o nosso roteiro tendo em conta o tempo que lá estaríamos, 3 dias. A minha primeira preocupação foi escolher um hotel que ficasse bem situado e perto de tudo e a escolha que fiz foi excelente, ficámos no Hotel Phoenix. Ocupando um edifício datado do século XVII, ficava a 3 minutos a pé do Palácio de Amalienborg e da charmosa orla de Nyhavn. Dali podemos percorrer a cidade e ver as suas principais atrações sempre a pé.

Quando chegámos ao aeroporto tivemos uma surpresa que me deixou muito feliz, o Pedro já lá estava à nossa espera. Seguimos para o hotel e após deixarmos as nossas malas, começamos a nossa aventura pela cidade.

Dia 1 - Chegada ao Aeroporto -> Phoenix Copenhagen Hotel -> Nyhavn -> Passeio de Barcos -> Kongens Nytorv -> Rua Stroget -> City Hall Square (rådhuspladsen) -> Christiansborg Palace -> Christiania -> Nyhavn -> Jantar ->Hotel

❇️ Nyhavn (Porto Novo)
Não admira que Nyhavn seja um dos pontos mais emblemáticos de Copenhaga, com as suas casinhas super coloridas, antigos barcos de madeira atracados, tudo se refletindo nas águas do canal, é realmente um local maravilhoso por onde adorei passear. O canal foi construído no século XVII por ordem do rei Cristiano V, para permitir o acesso dos barcos mercantes a Kongens Nytorv. Atualmente, quase todos os edifícios de Nyhavn foram transformados em bares, cafés e restaurantes.

No início do canal, adjacente a Kongens Nytorv, encontra-se uma enorme escultura de uma âncora em memória dos marinheiros dinamarqueses mortos durante a Segunda Guerra Mundial, defendendo Copenhaga dos ataques e bombardeios alemães.

❇️ Passeio de barco
Tinha lido e confirmei que há duas companhias que fazem o passeio pelos canais, a mais barata é a Netto-Badene, que se situa na margem direita do canal, no lado oposto aos cafés e restaurantes de Nyhavn, é claro que foi esta que escolhemos. O passeio foi super agradável e deu logo para ficar com uma ideia da cidade. O circuito foi de 1 hora e passou por alguns dos mais importante pontos turisticos, como o Palácio de Christiansborg, Borsen, Nyhavn, Teatro Real da Dinamarca, Copenhagen Opera House, Palácio de Amelienborg, Pequena Sereia, Christianshavn e Igreja do Salvador.

❇️ Kongens Nytorv
Após o passeio atravessamos a Praça Kongens Nytorv, a maior praça da cidade. Foi projetada por Christian V em 1670 tendo no centro a sua estátua equestre. Foi criada pelo escultor francês Abraham-César Lamoureux. Datada de 1688, é a estátua equestre mais antiga da Escandinávia. Originalmente foi feita em chumbo dourado, tendo sido reformulada para bronze em 1939.

❇️ Via Strøget - Râdhuspladscen - Câmara Municipal de Copenhaga
Seguimos para a rua Strøget, uma extensa rua pedonal cheia de lojas que vai desde a The King's New Square ou Kongens Nytorv, até à Praça da Câmara Municipal (Rådhuspladsen). Para além de todo o comércio saliento a Church of the Holy Spirit, uma das igrejas mais antigas da cidade e um pouco mais à frente na praça Amagertorv a Stork Fountain uma linda fonte. Chegámos à praça do municipio, a Râdhuspladscen, está rodeada de edificios muitos interessantes tendo em destaque Câmara Municipal. O edifício atual foi inaugurado em 1905. Foi projetado pelo arquiteto Martin Nyrop em estilo romântico nacional. Tem uma fachada imponente, por cima da porta encontra-se a figura do fundador de Copenhague, o bispo guerreiro Absalão. Gostaria de ter visitado e de subir à torre mas não foi possível pois já estava fechada.

❇️ Christiansborg Palace
A nossa próxima paragem foi no impressionante Palácio de Christiansborg. As suas origens remontam ao século XII. Este é o terceiro palácio, pois os anteriores foram destruidos por incêndios, tendo sido inaugurado em 1928. Foi a residência da monarquia dinamarquesa até 1974, quando esta se mudou para o Palácio de Amalienborg. Atualmente é um edificio governamental, sendo a sede do Parlamento Dinamarquês, o escritório do Primeiro Ministro e da Suprema Corte da Dinamarca. É a única construção do mundo que abriga os três poderes simultaneamente. Algumas partes do palácio, também são usadas pelo monarca, incluido as Salas de Recepções Reais, a Capela e os Estábulos Reais.

❇️ Christiania
Christiania, também conhecida como Cidade Livre de Christiania, foi fundada por um grupo de hippies aventureiros na década de 1970, num antigo quartel militar. Com edifícios habitáveis e eletricidade, a área tinha tudo o que precisavam para se estabelecer e começar a criar uma "cidade livre" e autônoma com o seu próprio estilo de vida descontraído. É uma comunidade alternativa, composta por anarquistas, hippies e artistas. São independentes, auto-suficientes, as decisões são tomadas por consenso geral, tudo pertence à comunidade e todos contribuem para o bom funcionamento da mesma. Os edifícios são bastante antigos, mas estão decorados com belas pinturas murais de cores vivas. Há duas regras que devem ser cumpridas quando se visita, não correr e não fotografar a rua onde se encontram os pontos de venda de drogas, a Pusher Street, fora dessa rua podem-se tirar fotos à vontade. É um lugar diferente de qualquer outro que eu tenha conhecido.

Após vermos Christiania, regressámos a Nyhavn, jantámos, o Pedro foi apanhar transporte para regressar à sua residência que ainda fica a alguns quilometros do centro da cidade e nós fomos para o hotel. Foi um dia muito preenchido e devemos ter andado cerca de 20 km a pé, aliás a nossa meta diária destas férias andou sempre por aí.

Dia 2 - Manhã => Phoenix Copenhagen Hotel -> Nørreport Station (Nørre Voldgade) apanhar transporte para -> Naerum St.
De manhã fomos conhecer a residência onde o Pedro mora e visitámos a faculdade.

Tarde => Naerum St -> Nørreport Station -> Botanical Garden -> Churchillparken -> Sankt Albans Kirke (Igreja de St. Albano) -> The Little Mermaid -> Kastellet -> Amalienborg Slotsplads -> Frederiks Kirke ou Marmorkirken (Igreja de Mármore) -> Kongens Have e Rosenborg Castle -> Hotel

❇️ A família reunida

❇️ Botanical Garden (Jardim Botânico de Copenhaga)
Regressados a Nørreport Station, comprámos almoço e fomos comer nos relvados do imenso parque do Jardim Botânico da Universidade de Copenhaga, geralmente referido simplesmente como Jardim Botânico de Copenhaga. Abrange uma área de 10 hectares e é particularmente conhecido pelo seu extenso complexo de estufas históricas que datam de 1874. No centro do jardim, fica o edificio histórico vitoriano "The Palm House". Feito de ferro fundido e vidro, foi projetado pelo arquiteto Peter Christian Bønecke. Abriga plantas exóticas e raras, que crescem em diferentes ambientes tropicais e subtropicais. Muito interessante também a visita à Casa das Suculentas e Cactos com plantas de todos os tipos e formas, bem como à Casa das Borboletas. A entrada nos jardins é livre só se paga para visitar as estufas e o Borboletário mas vale a pena.

❇️ Churchillparken - Sankt Albans Kirke (Igreja de St. Albano) - Gefionspringvandet (Fonte Gefion)
Churchillparken é um imenso e lindo espaço verde, localizado entre Kastellet, uma fortaleza do século XVII, e a rua Esplanaden. Recebeu o seu atual nome em 1965, em homenagem a Winston Churchill pela ajuda britânica na libertação da Dinamarca durante a Segunda Guerra Mundial. Para além de toda a beleza natural, encontrámos várias estátuas, diversos caminhos, sendo ainda de salientar a interessante igreja anglicana, Sankt Albans Kirke (Igreja de St. Albano), construída entre 1885 e 1887 e mesmo ao lado a imponente fonte Gefionspringvandet ou Fonte Gefion, um dos maiores monumentos da cidade, no topo da fonte está a deusa Gefjun, ou Gefion a comandar os seus bois.

❇️ The Little Mermaid (Pequena Sereia)
Continuamos o nosso percurso percorrendo o Passeio Langelinie para ir ver a estátua da Pequena Sereia, um dos marcos mais emblemáticos da cidade. Está colocada em cima de umas rochas sendo uma escultura bastante pequena, com apenas 1,25 metro de altura. Esculpida em bronze em 1913 é da autoria de Edvard Eriksen, tendo sido inspirada numa das personagens de um conto infantil do escritor Hans Christian Andersen.

❇️ Kastellet
Seguimos em direção a Kastellet uma das fortalezas mais bem preservadas do norte da Europa. É construída em forma de um pentágono com baluartes nos seus cantos. Entrámos pelo Portão da Noruega, no lado norte da Cidadela. No seu interior existem vários edificios incluindo a Igreja da Cidadela e um moinho de vento. A área abriga várias atividades militares, mas serve principalmente como um parque público. Saímos pelo portão do lado oposto, o Portão do Rei no lado sul.

❇️ Praça e Palácio de Amalienborg
Saímos do Churchillparken seguindo pela Rua Amaliegade até à Praça e Palácio de Amalienborg. O complexo é formado por quatro palácios de exteriores idênticos dispostos ao redor de uma praça octogonal, encontrando-se no centro da praça a estátua equestre do rei Frederico V da Dinamarca, o fundador de Amalienborg. Foi originalmente construído com o intuito de abrigar quatro famílias nobres, no entanto em 1794 o Palácio de Christiansborg, que era a residência real, foi devastado por incêndios e a família real dinamarquesa comprou os palácios de Amalienborg e mudou-se para lá. Com o passar dos anos os interiores e exteriores dos edifícios foram sendo modificados. Vários reis e as suas famílias viveram nos quatro palácios que formam Amalienborg.

Atualmente o Palácio de Cristiano IX, ou Palácio Schack é a residência da rainha reinante, Margarida II da Dinamarca. Se a bandeira estiver hasteada, significa que a rainha está em casa.
O Palácio de Cristiano VII, ou Palácio Moltke, é utilizado para cerimónias oficiais.
O Palácio de Christian VIII, ou Palácio Levetzau, é o único palácio aberto ao público e abriga o Museu Amalienborg.
O Palácio de Frederico VIII, ou Palácio Brockdorff é atualmente a residência do atual príncipe-herdeiro Frederico e da sua família.

❇️ Frederiks Kirke ou Marmorkirken (Igreja de Mármore)
Mesmo em frente do Palácio encontra-se a Igreja de Mármore. Possui o maior domo entre todas as igrejas da Escandinávia com 31 metros e acredita-se que o domo foi inspirado pela Basílica de São Pedro em Roma. No interior a cúpula de mármore está decorada com pinturas dos 12 apóstolos intercaladas com medalhões que representam os sacramentos católicos. A pedra fundamental foi lançada em 31 de outubro de 1749 pelo rei Frederico V, porém a construção foi paralisada. A igreja atual é de autoria de Ferdinand Meldahl e foi inaugurada em 19 de agosto de 1894.

❇️ Kongens Have e Rosenborg Castle
Após visitar a igreja, como tínhamos ainda tempo disponivel até ao jantar, fomos conhecer um dos pontos que estava agendado no meu roteiro para o dia seguinte, Kongens Have o Jardim do Rei e o Castelo de Rosenborg. O Jardim do Rei é o parque mais antigo e mais visitado no centro de Copenhaga. Estabelecido no início do século XVII como os jardins privados do Castelo Rosenborg do Rei Christian IV, o parque contém vários outros edifícios históricos, incluindo o Quartel Rosenborg, lar da Guarda Real, bem como um grande número de estátuas e monumentos.

O Castelo de Rosenborg está localizado na seção noroeste do parque e é cercado por um fosso em três dos seus lados. Em estilo estilo renascentista holandês, o castelo foi construído em 1606. Passou por algumas reformas e ampliações, chegando à atual arquitetura em 1624. Está aberto ao público para passeios e abriga um museu que exibe as Coleções Reais, artefatos que abrangem uma amplitude da cultura real dinamarquesa, desde o final do século XVI de Christian IV até o século XIX.

Dia 3 - Manhã => Phoenix Copenhagen Hotel -> Sankt Annæ Plads -> Ofelia Plads -> Nyhavn -> Kongens Nytorv -> Rundetaarn (Torre redonda)

Tarde => Ferry para Oslo

❇️ Sankt Annæ Plads -> Ofelia Plads -> Nyhavn
Começamos a nossa manhã descendo a Sankt Annæ Plads (Praça da Santa Ana), na realidade, para mim uma estrada com um lindo jardim central ao longo de toda a sua extensão. Logo no inicio, no topo da praça, voltada para Bredgade, a rua do nosso hotel, está a estátua equestre de Christian X da Dinamarca. Fomos até Ofelia Plads, um espaço cultural público gratuito de Copenhaga, situado na frente do porto entre Nyhavn e Amalienborg. Contornamos o edificio do det kongelige teater e subimos a rua ao longo do canal Nyhavn, quase logo no inicio passámos por uma das casas onde morou durante 20 anos o escritor Hans Christian Andersen, a Nº 67 que fica do lado dos restaurantes. No lado contrário do canal, depois da ponte, ficam as outras duas casas onde também viveu, a Nº 20 e a Nº 18 (a casa vermelha e a amarela da foto abaixo). A casa mais antiga de Nyhavn é a Nº9 que foi construída em 1661.

❇️ Rundetaarn (Torre redonda)
De Nyhavn atravessamos a Praça Kongens Nytorv e seguimos para visitar a Rundetaarn (Torre redonda). É uma torre do século XVII, um dos muitos projetos de arquitetura de Cristiano IV da Dinamarca, foi construída como um observatório astronômico, sendo o mais antigo da Europa ainda em funcionamento. A sua caracteristica mais conhecida e marcante é a sua rampa em espiral, o objectivo era o rei poder subir ao observatório montado no cavalo. Do alto da Torre Redonda fica no deck de observação, localizado a 34,8 metros de altura, onde é possível ter uma vista 360º de Copenhagen.

❇️ Ferry para Oslo a capital da Noruega
Após visitarmos a Torre Redonda, o Pedro juntou-se a nós, almoçámos, voltámos ao hotel e seguimos de táxi para o local onde íamos apanhar o barco, o DFDS Terminal (Dampfærgevej 30). A viagem de ferry foi super agradável. O barco saíu às 15 horas, o que deu para vermos um maravilhoso pôr-do-sol.

A viagem foi feita durante a noite e chegámos ao porto (Akershusstranda 31) em Oslo, por volta das 10 horas da manhã. Posteriormente irei mostrar o que vimos nessa bela cidade.