26/08/2023

Descobrindo a moderna cidade de Oslo




Como já referi anteriormente, em Junho fomos visitar o meu filho Pedro que está a estudar na Dinamarca "Viagem a Copenhaga a bela capital da Dinamarca". Já que estávamos no norte da Europa, decidimos também conhecer a capital de outro país que faz parte da Escandinávia (Noruega, Suécia e Dinamarca) e que ainda não fazia parte do nosso roteiro de férias.


Oslo - capital da Noruega





Oslo foi fundada como uma cidade no final da era Viking em 1040 sob o nome de Ánslo. Foi elevada a bispado em 1070 e capital sob Haakon V da Noruega por volta de 1300. Depois de ser destruída por um incêndio em 1624, durante o reinado do rei Christian IV, uma nova cidade foi construída perto da Fortaleza de Akershus e batizada de Christiania em honra do rei. A partir de 1877, o nome da cidade passou a ser escrito Kristiania e em 1925, foi renomeada para Oslo. Para além de ser a capital, é a maior cidade da Noruega.




De Copenhaga para Oslo podíamos ir de avião (uma viagem bem rápida) ou de Ferry que seria uma viagem mais demorada e feita essencialmente à noite. Optamos por esta última hipótese e apanhamos um ferry da companhia DSDF. Saímos às 15 horas do DFDS Terminal (Dampfærgevej 30) em Copenhaga e chegámos ao porto (Akershusstranda 31) em Oslo, por volta das 10 horas da manhã. Foi uma ideia excelente e a viagem foi super agradável.




No porto apanhámos um táxi e fomos para o hotel que tínhamos reservado antecipadamente, o "Scandic Karl Johan". A localização do hotel era excelente, bem central, a apenas 1 minuto a pé da principal rua comercial Karl Johans, que vai da praça da Estação Central ao Palácio Real. Depois de colocarmos as malas no hotel, começámos a nossa aventura. Deixo o nosso roteiro por esta bela cidade.




✳️ Karl Johans Gate

A avenida Karl Johans vai desde a praça da Estação Central ao Palácio Real. Quando saímos do nosso hotel e entrámos nesta avenida, o primeiro edifício que encontrámos foi o edifício do Parlamento da Noruega, o imponente palácio Stortinget. Em frente e até ao topo da avenida, o Studenterlunden, um agradável e belo parque convida ao descanso. Nele se encontram várias estátuas de noruegueses famosos, um pavilhão de música, a fonte Spikersuppa e o NationalTheatre, também conhecido como o teatro Henrik Ibsen. O edifício foi inaugurado em 1899, tendo sido projetado pelo arquiteto Henrik Bull.




✳️ Parlamento da Noruega, o palácio Stortinget

Situa-se no nº 22 da Karl Johans Gate e a sua construção começou em 3 de agosto de 1860, e a pedra angular foi colocada em 10 de outubro de 1861. Foi inaugurado em 1866 sob a direção do arquiteto sueco Emil Victor Lenglet. É uma combinação de vários estilos, incluindo inspirações de França e Itália.




✳️ Universidade de Oslo

Do lado direito de quem sobe a Karl Johans Gate, está a primeira universidade na Noruega, a Universidade de Oslo. Está organizada em oito faculdades (Teologia, Direito, Medicina, Humanidades, Matemática e Ciências Naturais, Medicina Dentária, Ciências Sociais e Educação). O Domus media (Faculdade de Direito) é o edifício mais antigo da universidade, foi construído entre 1841 e 1851 por christian heinrich grosch.




✳️ Palácio Real (Slottet ou Det kongelige slott)

No topo da Karl Johan Gate está o Palácio Real (Slottet ou Det kongelige slott) que é cercado pelo Parque do Palácio, o Slottsparken. Foi construído na primeira metade do século XIX como a residência norueguesa do rei francês Charles III John, que reinou como rei da Noruega e da Suécia. O palácio é a residência oficial do atual monarca norueguês, enquanto o príncipe herdeiro reside em Skaugum, em Asker, a oeste de Oslo.




✳️ Catedral de Oslo (Oslo domkirke)

A nossa próxima paragem foi para apreciar a interessante Catedral de Oslo. O edifício atual data de 1694-1697. A família real norueguesa e o governo norueguês usam a catedral para eventos públicos. O púlpito, o retábulo e o frontal do órgão com talha em acanto são todos originais. Os grandes murais do teto foram pintados por Hugo Lous Mohr entre 1936 e 1950, e os vitrais são de Emanuel Vigeland. A capela do lado sul, projetada pelo arquiteto Arnstein Arneberg, foi concluída em 1950. "Os salões do bazar" ao redor da catedral foram construídos no período de 1841-1858. A igreja foi anteriormente chamada de Igreja do Nosso Salvador.




✳️ Oslo Central Station

A estação tem dois edifícios, o edifício original de Oslo East e o novo edifício principal para Oslo Central. Cada edifício abriga um grande centro comercial. A praça em frente à estação chama-se Jernbanetorget e nela se encontra um enorme tigre em bronze, com 4,5 metros esculpido por Elena Engelsen. A cidade tem entre os seus habitantes o nickname (apelido), Tigerstaden ("A Cidade do Tigre").




✳️ Edifico da Opera (Den Norske Opera e Ballett; Operahuset)

A sua construção começou em 2003 e ficou concluída em 2007, tendo sido inaugurado em 2008. É o o centro de artes cênicas mais importante da Noruega e está situado no porto, em frente ao fiorde de Oslo. O telhado do edifício inclina-se até ao nível do solo, criando uma grande praça e toda a arquitetura convida a subir ao topo do telhado, para apreciar as vistas panorâmicas da cidade. As superfícies exteriores angulares do edifício são cobertas com mármore de Carrara, Itália e granito branco. Vários projetos de arte foram encomendados para o interior e exterior da Opera House. A mais notável é She Lies, uma escultura construída em aço inoxidável e painéis de vidro por Monica Bonvicini. Ela está permanentemente instalada numa plataforma de concreto no fiorde adjacente à Opera House e flutua na água em movimento em resposta às marés e ao vento.




✳️ Akershus Fortress ou Akershus Castle

Datado de 1299, este castelo medieval e residência real tornou-se uma fortaleza em 1592 e foi reconstruído em um castelo renascentista entre 1637 e 1648. Embora ainda seja uma área militar, a Fortaleza de Akershus está aberta ao público diariamente entre as 6:00 e as 21:00. Além do castelo, também podem ser visitados o Museu das Forças Armadas da Noruega e o Museu da Resistência da Noruega. Contém salões de banquetes, o Mausoléu Real e as salas de recepção do governo, e sua pequena e histórica igreja é o lar dos sarcófagos reais. Foi também usado como base militar e prisão.




✳️ Câmara Municipal - Oslo City Hall – Oslo Rådhuset

O edifício como está hoje foi construído entre 1931 e 1950, com uma interrupção durante a Segunda Guerra Mundial. Foi projetado pelos arquitetos Arnstein Arneberg e Magnus Poulsson. Foi construído em tijolo vermelho e tem duas torres, uma com 63 metros de altura e outra com 66 metros de altura. A torre oriental tem um conjunto carrilhão de 49 sinos. É palco de vários eventos e cerimónias, com destaque para a cerimónia do Prêmio Nobel da Paz, que acontece no mês de Dezembro. O salão principal do edifício foi decorado por Henrik Sørensen e Alf Rolfsen. O Hall tem 31 metros de largura, 39 metros de comprimento e cerca de 21 metros de altura. O piso e partes das paredes são revestidos de mármore. A sala tem uma série de pinturas de parede retratando a Noruega e Oslo entre as guerras e durante a ocupação, o crescimento da atividade comercial na cidade, vários monarcas e o santo padroeiro da cidade, St. Hallvard.




✳️ Aker Brygge e arredores

Antiga zona industrial, esta área portuária foi renovada e hoje é muito popular, bem animada,  com restaurantes, lojas, apartamentos e prédios de escritórios. Andando até ao final encontramos o Museu de Arte Moderna (Astrup Fearnley Museet) e logo a seguir uma pequena praia, a Tjuvholmen Beach. Toda esta zona é muito moderna.




✳️ Parque Vigeland (Vigelandsparken)

Localiza-se a 3 Km do centro de Oslo, pelo que apanhámos o elétrico Nº 12 que tinha uma paragem mesmo à porta do parque. Passando a imponente porta de entrada, logo no lado direito, encontra-se a estátua do arquiteto escultor, Gustav Vigeland, autor de todas as obras. O parque é um museu ao ar livre, ocupando 32 hectares é composto por 212 esculturas em bronze e granito representando o ciclo da vida humana e todas as suas emoções. Começamos por percorrer uma larga Ponte, que possui 58 esculturas de bronze representando homens, mulheres e crianças de diferentes idades, o Sinnataggen (The Angry Boy), o menino zangado a chorar e a fazer birra, é uma das mais icônicas e mais populares.




Após atravessar um jardim de roseiras está a belíssima fonte de bronze, cercada por 20 estátuas em que cada uma representa um estágio diferente da vida humana, da infância à morte. Segue-se no ponto mais elevado do planalto o monólito, uma escultura em granito com 14 metros de altura que retrata 121 figuras escalando agarrados uns aos outros, para chegar ao topo.  À sua volta, na subida, encontram-se 36 grupos de figuras. O acesso ao Planalto é feito por oito portões de ferro forjado. Continuando a visita encontramos um relógio de sol e no planalto seguinte, a última escultura, a Roda da Vida.


✳️ Olhares da noite

Capturados pelo Pedro


✳️ Ekebergparken sculpture park - Parque de esculturas Ekebergparken

Localiza-se no extremo leste da cidade e fica no alto da colina Ekeberg, encontrando-se a poucos minutos do centro da cidade, de eléctrico. O parque é como uma floresta, onde aqui e ali no meio da vegetação, vamos encontrando diferentes esculturas. Combina a beleza natural, com vistas deslumbrantes do Porto e da Cidade e esculturas impressionantes de formas únicas. Os artistas representados são noruegueses e internacionais e incluem muitos nomes famosos como Louise Bourgeois, James Turrell, Dan Graham, Sarah Lucas, Damien Hirst e Roni Horn.




Olhares sobre o Munch Museum, um museu dedicado à vida e obra do artista norueguês Edvard Munch.



Oslo preserva a sua parte antiga, mas apresenta também, edifícios com uma arquitetura ultramoderna, rica e sofisticada. Adorámos conhecer esta linda cidade!





9 comentários:

  1. Querida Maria, que fantástica essa postagem de Oslo!
    Tenho visto muitos vídeos da Noruega, é fantástico esse país!
    Tenho muito carinho por ele. Até parece que falo de gente! rssss
    Vi, também, a postagem, junto com Pedro das portas e janelas, eu já havia
    lhe dito que adoro portas e janelas, gostei imenso!
    Um feliz domingo para vocês, muita saúde, precisas trazer muita coisa para
    o blog ainda!! rsssss
    Beijinho! 😄😅🙏😊 💜

    ResponderEliminar
  2. Dear Maria! What a beautiful city of Oslo! I am glad that you visited Norway and told us about the wonderful capital of this country.

    ResponderEliminar
  3. Has aprovechado la visita a tu hijo, para practicar turismo.
    Muy buen reportaje fotográfico, en donde he podido apreciar auténticas maravillas.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  4. Fotos de elevada beleza. Grato pela gentil partilha.
    .
    Um feliz e doce fim de semana
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Que fotografias lindas! Adorei ver a casinha dentro do barco 😊

    ResponderEliminar
  6. Adorava dar umas voltinhas por lá!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Uma cidade plena de encantos lindamente retratada em suas belas fotografia
    Um feliz domingo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Qué hermoso país! Las fotos muestran hermosos lugares que has podido disfrutar. Excelentes vacaciones!!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...