De férias anteriores ficam hoje alguns olhares de uma linda e histórica vila alentejana.
Vila Museu de Mértola
Remontando ao período neolítico e situada numa colina sobranceira ao rio Guadiana, Mértola é uma vila encantadora, com ruas de casas brancas, onde se passeia tranquilamente e se encontra em cada recanto, vestigios do passado. Pertence ao distrito de Beja estando inserida na região do Alentejo e na sub-região do Baixo Alentejo.
❇️ Igreja de Nossa Senhora da Anunciação ou Igreja Matriz de Mértola
Foi erguida no século XII, durante a invasão muçulmana da Península Ibérica com a função de mesquita. No contexto da Reconquista cristã, foi transformada em templo cristão. A atual configuração data de campanha construtiva do século XVI. Do primitivo templo islâmico são testemunho quatro portas de estilo árabe e o mirabe, o local que indica a direção de Meca nas mesquitas.
❇️ Castelo de Mértola
Dominando toda a paisagem circundante, o atual castelo de Mértola, construído no período medieval, está assente em fortificações romanas e muçulmanas. Tem um amplo recinto amuralhado de cerca de 3.000 m2. Destaca-se a Torre de menagem, de planta quadrangular, concluída em 1292, que se ergue a cerca de trinta metros de altura, oferecendo uma vista fantástica sobre toda a zona envolvente. A torre alberga atualmente no seu interior um interessante núcleo museológico. Perto da entrada do castelo está a estátua equestre dedicada a Ibn Qasi, Senhor de Mértola, datada de 1144-1147. Na Alcáçova do Castelo, as ruínas arqueológicas permitem entender a arquitectura de um bairro islâmico.
❇️ A torre do Relógio
Virada para o rio Guadiana e um dos pontos emblemáticos de Mértola, a Torre do Relógio foi edificada provávelmente no final do século XVI, integrando-se na estrutura das muralhas que rodeiam a vila.
❇️ A paisagem ao seu redor
Visitar Mértola é fazer uma viagem ao passado, descobrindo a história e cultura de grandes civilizações que por ali passaram.
Uma linda viagem ao passado e as fotos maravilhosas.
ResponderEliminarAdorei a torre! Tudo lindo!
beijos, lindo fds! chica
Hay nuchos alicientes, con estos bonitos pueblos y que no están incluídos en las rutas programadas de los circuitos culturales.
ResponderEliminarGracias por darlo a conocer.
Un abrazo.
Olá Maria!
ResponderEliminarMértola é uma vila que é puro encanto. Uma das terras que mais gostei de visitar pelo Alentejo.
Um bom fim-de-semana para si 🤗
Maria, your photos are wonderful!
ResponderEliminarAdoro Mértola!
ResponderEliminarBelos olhares...😘
Me has dejado gratamente sorprendido con este bonito pueblo de casas blancas y zócalos en color alberos, como los de mi provincia.
ResponderEliminarUn abrazo, amiga, y perdona que haya tardado en pasar por aquí pero he tenido el blog bloqueado durante un tiempo, por cambio de correo.
Olá, amiga Maria, agradeço a bela postagem mostrando um pouco mais
ResponderEliminardo seu belo Portugal, com esta magnífica postagem, belas fotos, gostei muito
da Igreja Matriz de Mértola, e das construções de pedra, maravilhas!
Votos de uma ótima semana para a família.
Beijo, amiga.
Que belo passeio!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Beautiful blog
ResponderEliminarBeautiful blog
ResponderEliminar