Olhares de férias no Alentejo
Visitando a vila Medieval de Monsaraz
Monsaraz é uma vila medieval encantadora, cercada por altas muralhas, tendo no seu ponto mais alto, um imponente castelo a protegê-la. O acesso ao interior muralhado pode ser feito através de quatro portas: a Porta de Évora, a Porta da Cisterna ou Porta do Buraco, a Porta da Alcoba e a Porta da Vila.
Esta pequena vila de casas caiadas de branco e ruas estreitas empedradas em xisto, fica localizada bem no alto de uma colina, no concelho de Reguengos de Monsaraz (distrito de Évora), acreditando-se que a sua primitiva ocupação humana remonte a um castro pré-histórico.
As obras de construção, prolongaram-se por vários reinados. D. Afonso III (1248-1279), visando incrementar o seu povoamento e defesa, concedeu-lhe Carta de Foral em 1276. Sob o reinado de D. Dinis (1279-1325), inicia-se a reconstrução da Torre de Menagem (1310) e a ampliação da cerca da vila. D. Manuel I (1495-1521), outorgou o Foral Novo à vila em 1512. O Conselho de Guerra de D. João IV (1640-1656) determinou a modernização das suas defesas, envolvendo a vila com muralhas, construídas de granito, argamassa de barro e cal, devidamente adaptadas aos tiros da artilharia da época.
No século XIX, perdida a importância económica e estratégica, a sede do Concelho passou para a vila de Reguengos de Monsaraz. Por volta de 1830 as antigas edificações da praça de armas do castelo de Monsaraz encontravam-se em adiantado estado de ruína devido ao abandono do edifício militar. Os habitantes de Monsaraz decidiram então erguer aí uma praça de touros, aproveitando os materiais dessas antigas construções e sempre que necessário, tirando pedras de alguns troços da muralha que também se encontrava em ruína.
❇️ O que fazer:
📌 É super agradável passear pelas suas ruas e ir apreciando os recantos, os pormenores, as lojinhas de artesanato e de produtos regionais.
📌 Sentar num dos seus tradicionais restaurantes e saborear tranquilamente a culinária da região.
📌 Visitar a Casa da Inquisição e o Castelo.
📌 Percorrer a rua direita, a sua rua principal, fazendo uma paragem no Largo Dom Nuno Álvares Pereira onde se encontra a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa, o Pelourinho de Monsaraz, a igreja da Misericórdia e o Museu do Fresco.
As fortificações e todo o conjunto intramuros da vila de Monsaraz foram classificados como Monumento Nacional em 2 de Janeiro de 1946.
Para além de todo o seu charme e beleza a Vila Medieval de Monsaraz oferece também, uma vista absolutamente fantástica, sobre a imensa planície alentejana e a albufeira da Barragem de Alqueva.
Texto Explicativo: Wikipédia; https://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/
Fotos: Pessoais
Hello, Maria! I like your photos!
ResponderEliminarHello Maria,
ResponderEliminarFantastic pictures. What a wonderful place to be.
The last 2 pictures are so nice with that view of that higher position.
Many greetings,
Marco
Que bello lugar, preciosas fotos !! Un abrazo
ResponderEliminarMaravilhoso passeio. Belas imagens. Obrigada pela partilha!
ResponderEliminar.
PARA REFLETIR...
Beijos. Bom Domingo, e uma ótima semana.
Peço desculpa mas, hoje, embora vendo, lendo, e elogiando a sua publicação, passo a fim de deixar:
ResponderEliminar.
Votos de um NATAL MUITO FELIZ, repleto de luz, alegria, saúde, amor, prosperidade, paz, extensivo à sua ilustre família.
.
Poema: “ Natal de amor e saudade “
.
Buen lugar para visitar. Me ha gustado todo lo que he visto en tus fotos.
ResponderEliminarFeliz Navidad, junto a familiares y personas amigas.
Eu adoro viajar com você, querida amiga, suas fotos são belíssimas!
ResponderEliminarMeus votos hoje é para a família, um lindo Natal e um Ano Novo com mais paz, que
traga mais solidariedade e amor.
Obrigada, querida, por tantas postagens lindas e curiosas, estaremos juntas em 2024!!
Beijinhos e abraços! 🌹🙏🌷🌺🌻🥂
Belissima postagem de uma linda vila Alentejana, já visitei Monsaraz, e gostei muito,
ResponderEliminarDesejo um feliz Natal 🎄🎁🌻 um excelente Ano Novo, extensivo a toda família e amigos
Beijinhos