12/02/2024

Visitando a impressionante Sainte-Chapelle em Paris




Visitando e conhecendo um pouco mais, sobre uma incrível capela gótica de Paris.


Sainte-Chapelle e os seus impressionantes vitrais





Localizada no complexo do atual Palácio de Justiça, na Ille de la Cité em Paris, a Sainte-Chapelle é uma extraordinária capela gótica. Foi edificada entre 1241 e 1248 (ano em que foi consagrada), por ordem do rei Luís IX (futuro São Luís), tendo sido construída para ser a capela do Palácio Real (deste palácio restam apenas hoje a Conciergerie e a Sainte Chapelle). Foi nela, que o rei mandou colocar as relíquias sagradas da Paixão de Cristo, que adquiriu ao Imperador de Constantinopla Balduino II, entre as quais constava a Coroa de Espinhos e um fragmento de madeira da cruz de Cristo.





A Sainte-Chapelle é composta por dois andares sobrepostos, cada um com uma capela. No andar inferior encontra-se a Capela Baixa (Chapelle Basse), infelizmente é utilizada também como loja de souvenirs, o que tira um pouco o brilho e encanto ao espaço. Era o lugar de culto dos soldados e do pessoal do palácio. As suas paredes estão pintadas, predominantemente de vermelho, azul e dourado, estando o fundo azul coberto de flores de lis, um símbolo da nobreza. Nesta capela está a estátua do rei Luís IX, canonizado pela Igreja Católica, em 1297, sob o nome de São Luís da França. Também aqui se pode admirar o mural mais antigo de Paris, datado do século XIII que representa a Anunciação.





No piso de cima encontra-se a capela superior (Chapelle Haute). É um espaço absolutamente mágico de luz e cor. O seu uso era exclusivo para a família real e para os seus convidados. Foi construída especialmente para abrigar as relíquias sagradas.






A capela atinge 15 metros de altura e foi decorada suntuosamente com 618 m² de enormes vitrais, que são emoldurados por elegantes e delicadas nervuras de pedra, que se elevam até juntar-se na abóbada pintada de azul escuro salpicada de estrelas brancas.




Os seus vitrais são considerados os melhores do seu género em todo o mundo. Para além da rosácea ocidental, há oito janelas laterais e sete janelas de abside. As 15 janelas, de 15 metros de altura, contam em 1113 cenas, a história da Humanidade, desde o Génesis até à ressurreição de Cristo. A leitura deve ser feita da esquerda para a direita e de baixo para cima.




Construída entre 1485-1495 a bela rosácea da fachada ocidental representa o Apocalipse.




No meio da abside ergue-se a Tribuna onde no passado se encontravam as relíquias sagradas. Durante a Revolução Francesa o grande santuário bem como os relicários, foram derretidos com o objetivo de recuperar os metais preciosos. As relíquias foram confiadas a Jean-Baptiste Gobel, bispo constitucional, e transportadas para Saint-Denis, tendo algumas delas daí desaparecido em condições não esclarecidas. Algumas reliquias foram enviadas para outros locais e a Santa Coroa foi depositada no Cabinet des Antiques em 1793 e entregue ao cardeal Jean-Baptiste de Belloy em 1804. Encontra-se agora guardada no Tesouro de Notre-Dame de Paris, tendo conseguido salvar-se do enorme incêndio que deflagrou em 2019.




Sofreu dois incêndios em 1630 e 1776 e, em 1690, as vidraças da capela inferior foram devastadas por uma subida do Sena. Em 1797, durante a Revolução Francesa, a capela superior foi convertida em depósito dos arquivos do tribunal. O estado da Sainte-Chapelle era deplorável no final da Revolução, já não haviam móveis litúrgicos, os vitrais estavam parcialmente desarticulados ou quebrados, a decoração arquitetónica das laterais elevações e a cabeceira estava bastante danificada ou ausente e, o pináculo tinha sido demolido. A restauração da Sainte-Chapelle começou em 1836 sendo colocada sob a responsabilidade do arquitecto Félix Duban (de 1836 a 1848), seguiu-se Jean-Baptiste Lassus (de 1848 a 1857) e Emile Boeswillwald. O arquiteto Violet-le-Duc reforçou por vezes o grupo, mas nunca assumiu a liderança nas restaurações. Foram restaurados dois terços dos vitrais da Sainte-Chapelle e foi acrescentado também o atual pináculo (tinha sido reconstruído em 1383, substituido em 1460 e destruído em 1793).





A partir da década de 1970 passou por várias etapas de restauração, tendo sido a última entre 2008 a 2014.

A Sainte-Chapelle é uma das joias da arquitetura gótica do século XIII estando listada como Património Mundial da UNESCO.




É uma visita obrigatória!

Texto explicativo: Wikipédia; https://www.patrimoine-religieux.fr/; https://paris-guide-web.com/;
Fotos: Pessoais

7 comentários:

  1. Thank you, dear friend Maria! I invite you to see my post about the Italian journalist Marinella Mondaini in my blog "Tha Magic Lantern".

    ResponderEliminar
  2. Linda visita e fotos.Os vitrais sempre me encantam!
    Adorei! Linda semana!
    beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Hello Maria,
    Great pictures. Wonderful the towers of this church.
    And wonderful to see the amazing colored windows with wonderful figures. Great how you have photograph.

    Many greetings,
    Marco

    ResponderEliminar
  4. Me encanta el arte gótico y he visto muchas catedrales góticas, mayormente de España.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  5. Dá para ver pelas lindíssimas fotos que é um imponente e belo edifício!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Gracias, amiga María por compartir tan lindo reportaje de esta impresionante doble-capilla, que por cierto tiene una interesante historia, así como tuvo en su día esa cantidad de reliquias que la hacen única. Las vidrieras también preciosas y muy diferentes a las que se suelen ver por Portugal y España.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  7. Que imponente lugar! Muy bello, las fotos están todas bellísimas.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...