Apreciando uma das mais belas pontes de Paris
Ponte Alexandre III
A Ponte Alexandre III é uma ponte em arco que atravessa o rio Sena em Paris. A ponte liga o bairro dos Campos Elísios ao dos Invalides e à Torre Eiffel. É considerada uma das pontes mais ornamentadas e extravagantes de Paris. Está classificada como um Monumento histórico francês.
Começou a ser construída em 1896 pelos engenheiros Jean Résal e Amédée d'Alby, tendo a sua inauguração sido em 1900 para a Exposition Universelle (Exposição Mundial) desse ano. Tem estilo Beaux-Arts, os seus postes de iluminação são exuberantes de estilo Art Nouveau, ninfas e cavalos alados nas extremidades adornam a ponte. Recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre III que tinha concluído a aliança Franco-Russa em 1892. A pedra fundamental foi lançada pelo seu filho, o czar Nicolau II em outubro de 1896.
Desenhada pelos arquitetos Joseph Cassien-Bernard e Gaston Cousin, foi sujeita a controlos rigorosos para evitar que tapasse a vista dos Campos Elísios ou dos Invalides.
Numerosos escultores forneceram as esculturas que se encontram na ponte.
Quatro estátuas de Famas em bronze dourado vigiam a ponte, apoiadas em maciços pedestais de alvenaria de 17 metros, que fornecem o contrapeso estabilizante para o arco, sem interferir com vistas monumentais.
Os pedestais são coroados por Famas que seguram o Pégaso.
Na margem direita estão a "Fama das Ciências" e a "Fama das Artes", ambas de Emmanuel Frémiet. Nas suas bases, a "França contemporânea", de Gustave Michel e a "França de Carlos Magno", de Alfred Lenoir. Os grupos de leões são de Georges Gardet.
Na margem esquerda a "Fama do Comércio", de Pierre Granet e a "Fama da Indústria, de Clément Steiner. Nas suas bases, a "França do Renascimento", de Jules Coutan, e a "França de Luís XIV", por Laurent Marqueste. Os grupos de leões são de Jules Dalou.
Na margem esquerda a "Fama do Comércio", de Pierre Granet e a "Fama da Indústria, de Clément Steiner. Nas suas bases, a "França do Renascimento", de Jules Coutan, e a "França de Luís XIV", por Laurent Marqueste. Os grupos de leões são de Jules Dalou.
Os relevos de Ninfas estão no centro dos arcos sobre o Sena, em memória da Aliança Franco-Russa. As ninfas do Sena têm um relevo dos braços de Paris e enfrentam as ninfas de Neva com os braços da Rússia imperial. Ambos são executados em cobre martelado sobre formas por Georges Récipon.
Toda a arquitetura e belas esculturas desta lindíssima ponte encantam o nosso olhar e conferem um charme muito especial à cidade de Paris.
Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais
Muito linda e charmosa ponte e conseguiste bem detalhar cada pedacinho dela!
ResponderEliminarÓtimo fds!
beijos,chica
Hello Maria,
ResponderEliminarVery nice pictures. So fantastic to see this bridge with all his artwork.
This is enjoyment to see and must be special to see all in real. Nice post Maria!!
Many greetings,
Marco
Es precioso el puente. me han gustado mucho los detalles que has captado.
ResponderEliminarMuito obrigada por nos dar a conhecer parte da História desta ponte maravilhosa! :)
ResponderEliminar.
O sol brilhará mais alto...
Beijos. Votos dum excelente fim de semana.
Maria querida, aí, nessa magnífica ponte eu estive,
ResponderEliminarpura arte, não dava vontade de sair, foi só admiração!
Adorei ver em tão belas fotos!
Beijinho, um feliz domingo.
Olá Maria!
ResponderEliminarNunca estive em Paris, mas de facto pelas fotos dá mesmo para perceber que é uma ponte lindíssima! Gostei da saber da história 😉
Abraços 🤗
Tudo bem projectado ao pormenor.
ResponderEliminarGostei muito.
Beijinhos e boa semana!
Hello, Maria. How ornate the bridge is! It’s imposing and impressive, too, and is so harmonious with the city-scape.
ResponderEliminarYoko
As always, great photos. And the Alexander III Bridge is the most beautiful bridge in Paris, proudly representing the city.
ResponderEliminarHugs and greetings.
Que belas fotos.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda