São muitas as pontes e passarelas que atravessam o rio Sena em Paris. Podemos observá-las percorrendo as margens do rio ou fazendo um passeio de barco.
Admirando as Pontes de Paris
Paris tem 37 pontes sobre o Sena. Cinco são acessíveis apenas a peões, duas são pontes ferroviárias e duas têm um nível ferroviário e um nível para tráfego automóvel. Quatro ligam a Ile Saint-Louis a uma das margens, oito a Ile de la Cité e uma liga as duas ilhas juntas.
Algumas das pontes pelas quais passámos considerando a lista de montante a jusante do rio, ou seja de sudeste a sudoeste da cidade.
❇️ Pont d'Arcole
A Pont d'Arcole liga a Ile de la Cité (a ilha onde Paris foi fundada) à Câmara Municipal de Paris. Foi a primeira ponte de ferro de Paris. É constituída por estrutura metálica em arco único com vão de 80 metros entre dois encontros de cantaria, foi construída em 1856 sob a direção do engenheiro Alphonse Oudry.
❇️ Pont au Double
A Pont au Double, liga o 4.º arrondissement, ao nível do adro da catedral de Notre-Dame de Paris, na Île de la Cité, ao 5.º arrondissement, no quai de Montebello. A ponte atual foi construída em 1883 sendo um projecto elaborado pelo engenheiro Jules Lax. Atravessa o braço sul do Sena, possui um único arco de ferro fundido com escoras de aço, as balaustradas são de ferro fundido coberto com cobre. Foi restaurada em 2002 devido a apresentar degradação na estrutura em ferro fundido e no revestimento de cobre. Esteve fechada mais de 3 anos após o incêndio da Catedral de Notre-Dame em 2019, foi reaberta em Setembro de 2022.
❇️ Pont Notre Dame
A Pont Notre-Dame (Ponte de Notre Dame) é uma das mais antigas de Paris. Atravessa o Sena, ligando o quai de Gesvres na Rive Droite com o quai de la Corse na Île de la Cité, a ilha situada no meio do rio. Tem 105 metros de comprimento e 20 metros de largura. A ponte inicial tenha cinco arcos, mas como o desenho dos pilares não condizia com o sentido da corrente no local, aconteceram inúmeros acidentes navegação. Para resolver o problema foi decido reduzir para três arcos, incluindo um arco central metálico de 60 metros. A atual ponte foi inaugurada em 1919.
❇️ Pont au Change
A Pont au Change liga a île de la Cité, a partir do Palácio da Justiça, a Conciergerie e o Tribunal de comércio, na margem direita ao nível do teatro do Châtelet. Está localizada no limite entre o Iº e IVº arrondissements de Paris. A atual ponte foi construída a partir de 1858 a 1860, sob o reinado de Napoleão III tendo o seu monograma imperial.
❇️ Pont Neuf
A Pont Neuf (Ponte Nova) é a mais antiga das pontes que cruzam o rio Sena. É composta por duas partes distintas: uma com cinco arcos até atingir a Île de la Cité, outra com sete arcos que levam à margem direita, é a ponte mais comprida de Paris. Está decorada com candeeiros pretos e tem mais de 300 máscaras. A maior restauração da Pont Neuf começou em 1994 e foi concluída em 2007, ano do seu quarto centenário. Está classificada como monumento histórico desde 1889. Em 1991, foi classificado como Património Mundial da UNESCO, juntamente com todas as margens do Sena em Paris.
❇️ Pont des Arts
A Pont des Arts (Ponte das Artes) ou Passerelle des Arts é uma ponte pedonal. Liga os cais Malaquais e Conti no Institut de France, no 6º arrondissement, aos cais François-Mitterrand e Louvre no nível do pátio quadrado do palácio do Louvre (que foi chamado de "Palais des Arts" sob o Primeiro Império ), no 1º arrondissement de Paris. Foi construída em 1804, durante o regime de Napoleão Bonaparte, e reconstruída no início dos anos 1980. O seu nome vem do Palácio do Louvre, que tinha o título de "Palais des Arts. A Pont des Arts está listada como monumento histórico desde 17 de março de 1975.
❇️ Pont Royal
A Pont Royal é a terceira ponte mais antiga de Paris. Liga a Margem Direita pelo Pavillon de Flore com a Margem Esquerda de Paris entre a rue du Bac e a rue de Beaune. É constituída por cinco arcos elípticos. Sofreu uma última reconstrução em 1850. Em 1939, foi classificada como monumento histórico.
❇️ Passerelle Léopold-Sédar-Senghor
A passarelle Léopold-Sédar-Senghor, anteriormente passarela Solférino, é uma ponte pedonal que liga o porto de Solférino (7º arrondissement) ao porto de Tuileries (1º arrondissement). O seu nome foi uma homenagem a Léopold Sédar Senghor (1906-2001), poeta, escritor e estadista senegalês. A atual passarela foi construída entre 1997 e 1999 sob a direção do engenheiro-arquiteto Marc Mimram no local da antiga ponte. Foi inaugurada em 14 de dezembro de 1999. É constituída por um único arco sem apoio no rio.
❇️ Pont de la Concorde
A Pont de la Concorde liga a Praça da Concórdia (margem direita) e o Quai d'Orsay (margem esquerda). Foi construída por Jean-Rodolphe Perronnet entre 1787-1790 e ampliada em 1930-1932. A última reformada foi em 1983. Está classificada como monumento histórico desde 1975.
construída por Jean-Rodolphe Perronnet entre 1787-1790 e ampliado em 1930-1932.
❇️ Pont Alexander III
A Ponte de Alexandre III liga o bairro dos Campos Elísios ao dos Invalides e à Torre Eiffel. Recebeu o seu nome em homenagem ao czar Alexandre III que tinha concluído a aliança Franco-Russa em 1892. Foi inaugurada para a Exposição Mundial de 1900. Está localizada entre a Pont de la Concorde e a Pont des Invalides. Foi classificada como Monumento histórico francês em 1975. Tem uma magnifica decoração, nela se encontram várias esculturas (cupidos, querubins, cavalos alados..), Os belos candeeiros de cor preta contrastam com os imensos dourados que povoam a ponte. Pessoalmente é a mais bonita ponte parisiense.
❇️ Pont Invalides
A Pont des Invalides é a ponte mais baixa que atravessa o Sena em Paris. A ponte tem 152 metros de comprimento e 18 metros de largura. É composta por vários arcos separados entre si por baixos-relevos: de um lado, o tema é o da Vitória Terrestre, de Victor Vilain, e, do outro, da Vitória Marítima, obra de Georges Diebolt. A ponte liga o Boulevard de la Tour Maubourg e a Avenue Franklin D. Roosevelt, esta última levando diretamente à Champs-Élysées.
❇️ Pont de l'Alma
A Pont de l'Alma (Ponte da Alma) é assim designada em comemoração da batalha de Alma que ocorreu na Guerra da Crimeia, na qual a aliança otomano-franco-britânica conseguiu uma importante vitória sobre o Império Russo, em 20 de setembro de 1854. Foi inaugurada por Napoleão III em 2 de Abril de 1856. Está situada perto do museu Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris e Torre Eiffel. A ponte ficou conhecida mundialmente por ficar perto do do tunel Pont de l'Alma, onde se deu o trágico acidente de carro, que causou a morte de Diana, Princesa de Gales e Dodi Fayed.
❇️ Pont Iéna
A Pont d'Iéna liga a Torre Eiffel ao Trocadero. Na margem direita, dá acesso à avenue de New-York. Na margem esquerda, separa o porto de La Bourdonnais do porto de Suffren e atravessa o Quai Jacques-Chirac, ao nível da Esplanade des Ouvriers-de-la-Tour-Eiffel. Esta ponte foi nomeada em homenagem à vitória em Iéna em 14 de outubro de 1806, que opôs os exércitos napoleônicos às forças prussianas. Está inscrita como monumento histórico desde 12 de junho de 1975.
❇️ Pont Bir Hakeim
A Ponte de Bir-Hakeim, cruza o Rio Sena ligando o 15º e o 16º arrondissement de Paris, passando pela île aux Cygnes. Foi registrada como monumento histórico em 10 de Julho de 1986. A ponte é feita em aço em forma de arco, medindo 237 metros de comprimento e 24,7 metros de largura. Possui dois níveis, o nível inferior para automóveis e pedestres e o superior onde passa a linha 6 do Metropolitano de Paris. A linha férrea é suportada por colunatas de metal, com exceção sobre a île aux Cygnes, onde permanece um arco em alvenaria.
Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais
Que maravilhosas!Adorei ver e os mosaicos ficaram show!
ResponderEliminarÓtimo fds! beijos, chica
Que bela fotos. Não me importava nada de dar umas voltinhas por ai!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Maria, happy weekend! Lovely bridges!
ResponderEliminarMaravilha, querida Maria, adoro viajar com você!
ResponderEliminarVi algumas coisas de Paris, um show!
Uma feliz semana,
beijinhos
Impressionante!
ResponderEliminarMuito grata.
beijinhos.
Buenas tardes!!! Bonito blog!!! Te vi en el de Teresa y pasé a echar un vistazo.
ResponderEliminarTe sigo.
Un saludo.