23/04/2024

Visitando o Vigelandsparken, o Parque das Esculturas – Noruega




Da minha visita à Noruega deixo olhares sobre um parque incrível

Vigelandsparken





O Parque Vigeland, localizado em Oslo, Noruega, é um espaço único e fascinante que abriga uma das maiores coleções de esculturas de um único artista em todo o mundo. O parque foi projetado pelo escultor norueguês Gustav Vigeland e é frequentemente referido como Vigelandsparken.





A história do parque remonta à década de 1920, quando Vigeland foi encarregado de criar uma exposição permanente de suas obras. O artista dedicou décadas de sua vida para produzir as 212 esculturas em bronze, granito e ferro fundido que compõem o parque. As obras retratam a complexidade das relações humanas, a vida desde a infância até a velhice, explorando temas como amor, conflito, e a condição humana em geral.






A escultura central e mais icónica do parque é a "Monolito," uma torre de granito com 14 metros de altura esculpida numa única peça. O "Monólito" representa a busca da humanidade pela transcendência e é adornado com figuras entrelaçadas em poses diversas, simbolizando a jornada da vida.




Entrando pela porta principal, encontra-se logo no inicio a "Ponte do Milénio" (Milenniumsbrua), uma passarela decorada com 58 esculturas em bronze retratando a vida desde o nascimento até a morte. Uma das esculturas mais famosas é o "Menino Zangado" (Sinnataggen), que representa a infância e é uma das imagens mais reconhecíveis e controversas do parque.




O parque é enorme possuindo uma extensão de 32 hectares, é um espaço onde as obras interagem com a natureza e entre si, criando uma experiência única e envolvente.






A impressionante e bela "Fonte do Parque Vigeland" (Vigelandsanlegget) é um notável e grande conjunto de esculturas retratando figuras humanas em várias posições e expressões, simbolizando as complexidades das relações humanas.





O Parque Vigeland não é apenas uma coleção de estátuas, mas também um espaço público popular para os moradores de Oslo e visitantes. É um lugar onde as pessoas podem passear, contemplar a arte ao ar livre e apreciar a beleza da escultura no meio de uma natureza exuberante. É um testemunho duradouro do talento artístico de Gustav Vigeland e uma atração cultural imperdível para quem visita Oslo.






Fotos: Pessoais

6 comentários:

  1. Parque muito lindo, fotos assim também.Gostei de ver vocês por lá e o monolito!
    beijos, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
  2. Olá, amiga Maria, fabulosa postagem, com estas obras de Gustav Vigeland , na Noruega!
    Um abraço a toda a família que partilham conosco essa postagem.
    Uma ótima semana para todos,
    beijo e abraços.

    ResponderEliminar
  3. É realmente impressionante e admirável.
    Quanta criatividade!
    Não conhecia. Agradeço.
    Excelente final de Abril. Abraço
    ~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Muchísimas gracias, María, por compartir esta imágenes de tan precioso parque-museo.
    Nunca había visto nada igual y me ha impresionado el ver tantas esculturas juntas así como la belleza y lo cuidado que está ese jardin.
    Me ha gustado mucho.
    Un fuerte abrazo, amiga.

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de passeio neste sitio Maria.
    As esculturas com seus significados é muito lindo.
    Interessante o destaque para o Menino raivoso.
    Uma arte que admiro estes monumentos em metal.
    Beleza de postagem com os belos olhares de vocês.
    Abraços Maria.
    Bom fim de semana com alegria na familia.
    Bjs de paz e bem.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...