Partilhando olhares que tinham ficado esquecidos da linda cidade de ...
Gotemburgo (Gothenburg)
Gotemburgo é a segunda maior cidade da Suécia. Situa-se na foz do rio Gota, que deságua no estreito de Categate. O rio divide a cidade em duas partes, sendo a margem norte a ilha Hisingen. O porto de Gotemburgo é o maior da Suécia e dos países nórdicos. Nos séculos XVI e XVII, a situação fronteiriça da Suécia tornava imperativa a presença de uma cidade portuária fortificada, para controlar essa área, e ser capaz de resistir aos constantes ataques e ocupações feitas pelas rivais Dinamarca e Noruega.
Segundo a tradição, no ano de 1619, o rei Gustav II Adolf subiu a uma elevação no lugar do atual centro de Gotemburgo, e com um gesto grandioso apontou o local da futura urbe, e disse: "Aqui vai ser a cidade!" (Här skall staden ligga!). O encargo de sanear os terrenos alagadiços, e construir edifícios, canais e fortificações foi dado a um grupo de algumas centenas de holandeses. Em 1621, o rei concedeu uma carta de privilégio régio à nova cidade, escrita em sueco e alemão, nascendo assim a Gotemburgo dos nossos dias, inicialmente com uma população e um carácter marcadamente holandeses. Os canais de Gotemburgo lembram Amesterdão e hoje são o pano de fundo para belos passeios de barco.
O núcleo original da cidade é formado pelos antigos bairros de Inom Vallgraven e Nordstaden, fundados no século XVII. Ali se encontram os edifícios e as casas mais antigas e as ruas mais tradicionais.
Gotemburgo é uma cidade jovem e criativa, cheia de galerias, museus, esplêndidos parques, edifícios majestosos e castelos antigos. Os principais pontos turísticos encontram-se quase todos no seu centro histórico.
Igreja Alemã oficialmente chamada Igreja de Cristina
Algumas das atrações turísticas a não perder: Igreja de Vasakyrkan, Museu de Gotemburgo, Praça Gustav Adolf e Teatro da Ópera, Igreja de Oscar Fredrik, Feskekörka (o mercado do peixe), Igreja Domkyrkan (Catedral de Gotemburgo), Praça Götaplatsen, Museu de Arte de Gotemburgo, Bairro de Haga, Fortaleza de Skansen Kronan, um passeio pelo porto.
Mercado de Feskerkorka que em sueco quer dizer "igreja do peixe"
Gotemburgo é uma cidade cheia de charme, famosa pela qualidade de vida, pela simpatia dos seus habitantes, um lugar onde reina uma atmosfera relaxante, segura e tranquila. Adorei conhecer!
Poderá ver um pouco mais sobre a minha visita a esta bela cidade no meu post "Férias em Gotemburgo, Kiruna e Abisko"
Lindos e a cada olhar, sempre algo de novo a ver!
ResponderEliminarÓtimo domingo! bjs, chica
Lindas imágenes, con buenas muestras de arquitectura.
ResponderEliminarUn abrazo.
Fotos deslumbrantes. Grato pela partilha
ResponderEliminar.
Domingo feliz
.
Hello Maria,
ResponderEliminarVery nice pictures!! Great to see these wonderful places,
Nice buildings and churches and what a nice picture with the boat.
Many greetings,
Marco
Bom dia, Maria
ResponderEliminarGotemburgo é uma bela cidade, você mostrou lindas fotos e gostei de saber que os habitantes são simpáticos, como é gratificante encontrar pessoas que nos recebem bem, não tem preço, um forte abraço.
Olá Maria!
ResponderEliminarMuito bonito Gutemburgo! Parece muito bem preservada.
Já vi que é uma cidade que tem história e que necessitou de se fortificar para se proteger dos ataques vizinhos!
Abraços e um bom fim de semana para si ☺️
É realmente muito bela!...
ResponderEliminarAgradeço a reportagem. Abraço
~~~
Não me importava nada de dar umas voltinhas por esses lados!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda