Conhecendo um pouco mais sobre uma interessante e bela igreja parisiense.
Igreja de São Sulpício
A Igreja de São Sulpício (Église Saint-Sulpice), localiza-se no lado leste da Praça de São Sulpício, no Quartier Latin, 6º arrondissement, em Paris, França.
Igreja de São Sulpício vista da Torre Montparnasse
É um imponente edifício de 120 metros de comprimento, 57 metros de largura e 30 metros de altura, sendo a segunda maior igreja de Paris depois de Notre-Dame. É consagrada a São Sulpício, o "Piedoso" e abriga no seu interior um sistema de determinação astronômica dos equinócios desenhado por Henry Sully, e que ficou conhecido pela menção na obra "O Código da Vinci", de Dan Brown, com destaque na "linha da rosa".
A atual igreja foi edificada sobre os alicerces de um antigo templo românico do século XIII, que sofreu sucessivas ampliações até 1631. Em 1646 o sacerdote parisiense Jean-Jacques Olier foi encarregado da construção de um novo edifício. Este pároco fundou a Sociedade de Saint-Sulpice, uma congregação clerical e um seminário ligado ao Igreja. A rainha Ana da Áustria lançou a primeira pedra.
A "Virgem e o Menino" obra de Jean-Baptiste Pigalle (1714-1785)
As obras de construção estenderam-se por mais de um século. O resultado foi um edifício simples, de duas plantas, com a fachada oeste formada por duas fileiras de elegantes colunas. Esta fachada foi projetada pelo florentino Giovanni Niccolò Servandoni. Inacabada à data da sua morte em 1766, a obra foi continuada por outros, diferindo hoje significativamente, em relação ao projeto inicial. Saint-Sulpice tem duas torres com arquiteturas diferentes: a torre Sul de Oudot de Maclaurin rematada por uma parte octogonal com frontões curvilíneos encimada por uma parte circular e a torre Norte de Chalgrin composta por uma parte quadrangular com frontões triangulares e uma parte superior superior também circular.
Réplica da estátua de bronze de São Pedro atribuída a Arnolfo di Cambio, cujo original se encontra na Basílica de São Pedro em Roma. Foi instalada em 1901 no transepto norte. Vem da ourivesaria religiosa de Choiselat-Gallien e Poussielgue-Rusand.
Possui enormes e lindos vitrais.
O grande órgão foi construído por François-Henri Clicquot entre 1776 e 1781 atrás de uma caixa muito original no estilo Luís XVI projetada pelo arquiteto Jean-François-Thérèse Chalgrin, com esculturas de Clodion (figuras) e Duret (escultura ornamental). O instrumento foi reconstruído em 1862 por Aristide Cavaillé-Coll, reaproveitando o que seus predecessores haviam guardado do órgão Clicquot. Este é o maior instrumento assinado por Cavaillé-Coll, tem 15.836 tubos. São aqui celebrados regularmente concertos de órgão.
Em frente a esta bela igreja é de destacar também na praça, a monumental fonte de São Suplicio, conhecida também como Fonte dos Quatro Pontos Cardeais. Construída entre 1843 e 1848 pelo arquiteto Louis Visconti nela estão representados quatro estátuas de bispos católicos, pregadores famosos da época de Luís XIV, mas que nunca foram nomeados cardeais.
Texto explicativo: Wikipédia; https://www.travelfranceonline.com/;
Fotos: Pessoais
Tiene una buena arquitectura en la fachada y todo lo que he visto en su interior se ve precioso.
ResponderEliminarUn abrazo.
Arte en la fachada y arte en el interior del templo. Son preciosas sus vidrieras.
ResponderEliminarUn abrazo.
Hello Maria,
ResponderEliminarFantastic pictures of this wondrful church. Nice to get a look inside with all kind of artwork.
A nice building.
Many greetings,
Marco
Muito bonito.
ResponderEliminarUma publicação que muito apreciei. Já tinha ouvido falar vagamente, mas agora deu para conhecer melhor. Muito grata.
Beijinhos e boa semana!
Bonitas fotos.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Olá querida Maria!
ResponderEliminarNão tinha conhecimento dessa Igreja. A única que sabia da sua existência era a de Notre-Dame (pela fama que tem 😅).
Gosto muito da forma como esta está enquadrada na cidade!
Gostei de ficar a conhecer :)
Abraços e um bom fim de semana para si 🤗