10/11/2024

Visitando a Église Saint-Séverin em Paris




Conhecendo um pouco da história de uma interessante e bela igreja parisiense, um exemplo extraordinário da arquitetura gótica flamejante do século XV


A igreja de Saint-Séverin - Église Saint-Séverin



A igreja de Saint Séverin é a mais antiga das igrejas paroquiais na margem esquerda do Sena, sendo também uma das mais belas igrejas parisienses em estilo gótico flamejante. Está localizada na rue des Prêtres-Saint-Séverin no Quartier Latin, 5º arrondissement de Paris, França.




A primeira igreja, que data do século VI, foi construída em homenagem ao monge eremita Saint-Séverin. Foi destruída pelos vikings no século IX, sendo reconstruída no século XI. No final do século XII, devido à popularidade e crescimento da escola de teologia anexa à catedral de Notre Dame de Paris, os alunos e professores foram realocados para a Margem Esquerda, tornando-se Saint Severin a sua igreja paroquial. A sua reconstrução continuou no século XIII sendo acrescentada a torre sineira e os três primeiros tramos da nave. Foi ampliada no século XIV. Nesse período também foi feita a reconstrução dos primeiros corredores laterais norte e sul, bem como do segundo colateral norte. As várias capelas laterais foram construídas no periodo de 1498 a 1520. A torre do sino contém o sino mais antigo de Paris, datado de 1412. Após a sua conclusão em 1520, a igreja assumiu a aparência geral que ainda hoje tem.





Durante a Revolução Francesa, a igreja foi fechada e transformada em depósito de pólvora e, posteriormente, depósito de grãos e sinos de igreja, que durante o período eram frequentemente derretidos para fazer canhões. Foi devolvida à Igreja Católica em 1803.




O interior tem 60 metros de comprimento e 34 metros de largura e a sua nave de oito tramos não tendo transepto. 




O coro foi construído no século XV no estilo Flamejante. Tem a forma de um semicírculo, rodeado por uma arcada de arcos pontiagudos e coberto por abóbadas de nervuras e com compartimentos entrecruzados altamente decorados. A decoração clássica foi acrescentada no final do século XVII por Jean-Baptiste Tuby (1635-1700), usando os desenhos de Charles Le Brun (1619-1690), arquiteto real. O altar-mor foi removido após as reformas do Concílio Vaticano II, substituído apenas por uma mesa simplista.




O órgão principal foi construído por Alfred Kern de Strasbourg, e foi instalado em 1963. Tem quatro teclados e 59 efeitos. A caixa de madeira esculpida do órgão data de 1745 e foi classificada como monumento histórico francês desde 1905.




O interior da Igreja inclui vitrais antigos belíssimos que datam de vários períodos. Na nave, no primeiro andar do alçado, são todos do século XIX e da autoria de Emile Hirsch (1832-1904). No segundo andar e ao nível dos três primeiros vãos, datam de finais do século XIV. Descrevem episódios da vida dos Apóstolos. Ao nível das baías seguintes, são do século XV e ilustram a vida dos santos mártires. Nas naves laterais, os magníficos vitrais datam do século XIX são da autoria de Emile Hirsh e Edouard-Amédée Didron (1836-1902). Na abside: no primeiro nível (o clerestório), datam do século XIX e relatam os acontecimentos da vida de Cristo. No segundo nível, datam do século XV e são dedicados à Virgem, a Cristo, aos Apóstolos e aos Santos.






Texto explicativo: Wikipédia; https://www.patrimoine-histoire.fr/
Fotos: Pessoais

6 comentários:

  1. It's a great church in Paris! There were also amazing churches in Ukraine, but the Kiev regime destroyed almost all of them, killed the priests, and sold the church utensils.

    ResponderEliminar
  2. Linda e muito bem mostrada essa igreja,Maria!
    Seja linda a nova semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  3. Para conoce bien una ciudad, es bien importante visitar sus grandes iglesias y sus catedrales.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  4. Dear Maria!
    I love visiting churches. Thank you very much for allowing me to see the Church Saint-Séverin in Paris. Its architecture, interior and wonderful stained glass windows are amazing.
    All the best - Łucja

    ResponderEliminar
  5. Fotos muito bonitas de um monumento deslumbrante.
    .
    Uma semana feliz … em paz e amor.
    .
    “” TALVEZ UM DIA ““
    .

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...