16/03/2025

FAROL do Cabo Carvoeiro




Forte do Cabo Carvoeiro



O farol do Cabo Carvoeiro, é constituído por uma torre quadrangular, em alvenaria e situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 27 metros. Localiza-se no ponto mais extremo da península de Peniche, o Cabo Carvoeiro, o cabo mais ocidental da costa continental portuguesa a norte do Cabo da Roca. Na paisagem envolvente encontram-se falésias calcarias, campos de lapiás e a oeste pode avistar-se o arquipélago das Berlengas.





Faz parte do grupo de seis faróis mandados edificar pelo Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758 que criou o Serviço de Faróis em Portugal. Entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa.




Em 1889, foi completamente reedificado com base num projeto do engenheiro Polycarpo Lima. Foi eletrificado com energia da rede pública em 1952. As famílias dos faroleiros que faziam serviço na Berlenga foram alojadas em habitações junto ao farol em 1975. Em Dezembro de 2002, foi novamente modernizado o seu sistema, tendo também entrado em funcionamento uma estação DGPS (Diferencial GPS) na frequência de 311.5 KHZ.




Fontes explicativas: Wikipédia; https://www.amn.pt/;
Fotos: Pessoais


10 comentários:

  1. Lindas fotos de lá! beijos, ótimo domingo! chica

    ResponderEliminar
  2. A stunning place and beautiful photos. The lighthouse is very interesting. I was delighted by the rock formations. Hugs and greetings.

    ResponderEliminar
  3. Uma partilha simplesmente maravilhosa!
    .
    Ela está chegando...
    Beijo/Abraço. Um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito. Gostei de conhecer a História!

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Muito parecido com o farol da Ponta da Piedade em Lagos, mas mais alto.
    Gostei de ler. Beijinhos.
    ===

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Maria!

    É muito muito lindo! Já tive oportunidade de o visitar, acompanhado de uma ida às Berlengas 😃

    Abraços! 🤗

    ResponderEliminar
  7. Hello Maria,
    Nice pictures. Great to see the second picture.
    The stones looks like a wonderful kind of artwork. Well done!!

    Many greetings,
    Marco

    ResponderEliminar
  8. The Cape Carvoeiro Lighthouse has a rich history and impressive features. Its long operation since 1790 and significant upgrades, like electrification and modernization, reflect its importance in guiding ships safely along the rugged Portuguese coast.

    ResponderEliminar
  9. Es un faro con mucho encanto, además de antiguo, pero creo amiga María, que en Portugal igual que en España, de tradición marinera, tenemos faros desde el siglo XVI, y que espero de que ahí en Portugal aún se conserven algunos de ellos, si no del XVII.
    Un fuerte abrazo, y me encantó tu entrada.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...