31/10/2025

Visitando A Floresta Sagrada dos Macacos em Ubud, Bali




Das minhas férias em Bali deixo hoje um local muito especial que fomos visitar.


A Floresta Sagrada dos Macacos em Ubud - Monkey Forest Sanctuary





Localizada no coração de Ubud na aldeia de Padangtegal em Bali na Indonésia, esta extraordinária floresta tem cerca de 10 ha. É um verdadeiro refúgio verde, com caminhos sinuosos por entre imponentes árvores, templos centenários e esculturas cobertas de musgo e pequenas pontes sobre riachos tranquilos. O local é lar de centenas de macacos-de-cauda-longa, também conhecidos como macacos cinzentos de Bali.





Mais do que um espaço natural, a floresta tem uma grande importância religiosa. Os balineses acreditam que ela é habitada por espíritos protetores e que os macacos são os guardiões sagrados dos templos. Há três templos no interior da floresta: o Pura Beji, na parte noroeste do parque, é o templo de águas sagradas, local de limpeza e purificação espiritual e física antes das cerimónias religiosas; o Pura Prajapati, situado na parte nordeste, um templo reservado à veneração dos ancestrais e o mais importante o Pura Dalem Agung Padangtegal, localizado na parte sudoeste do parque, dedicado à divindade da morte e à purificação espiritual.






Os macacos vivem em liberdade, em grupos organizados, e são famosos pela sua personalidade curiosa. Numa das alturas em que a minha filha parou para tirar fotos, dois macacos saltaram para cima dela e queriam ver o que ela tinha na mochila, depois foram-se embora calmamente. Em alguns locais estavam tratadores que tinham comida e ofereciam aos visitantes, para estes darem na mão aos macacos, a minha neta ficou tão feliz 😊 por um deles vir buscar à sua mão.






Embora sejam simpáticos é necessário ter alguns cuidados como:

🐒  Evitar movimentos bruscos ou gritos, pois isso pode assustá-los.
🐒 Evitar o contato visual direto: Alguns podem interpretar o contato visual como um sinal de desafio ou ameaça.
🐒 Não os alimentar com comida humana, pois pode alterar o seu comportamento natural e torná-los mais agressivos. Para além de que, alguns alimentos humanos podem ser prejudiciais à sua saúde.
🐒 Proteger os nossos pertences: Os macacos são curiosos e podem tentar pegar óculos, chapéus, máquinas fotográficas ou outros objetos.
🐒 Não tocar nos macacos: Mesmo que pareçam amigáveis, é melhor evitar o contato físico, eles são animais selvagens. Podem morder ou arranhar se se sentirem ameaçados. Mordidas de macaco podem transmitir doenças, como a raiva.
🐒 Manter a calma se saltarem para cima: Não gritar nem fazer movimentos bruscos. Normalmente eles saltam por curiosidade e vão embora em poucos segundos. 







Toda a família adorou esta incrível visita.



Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...