04/09/2010

Mosteiro Suspenso de Xuan Kong Si - China


Na província de Shanxi, a 65 quilómetros a noroeste de Datong, na China fica o mosteiro suspenso de Xuan Kong Si, vulgarmente conhecido por mosteiro suspenso.



Foi construído corria o ano de 491 d.C., sobre a vertente do desfiladeiro Jinlong, em cima da montanha  Heng Shan, que é uma das cinco montanhas sagradas do Taoísmo e também uma das mais altas do país.


Fotos: fly_silence@163.com

Fica a cerca de 50 metros do chão, ele parece uma miniatura sustentada por dezenas de pilares de madeira finos e compridos.



Os pilares que sustentam os seus alicerces foram construidos em plena rocha. O local foi escolhido em respeito ao principio fundamental do Taoísmo: O mas absoluto silêncio !

Foto: fly_silence@163.com

Os edificios originais já foram destruídos por várias cheias mas o mosteiro em questão data da dinastia Qing.

Foto: fly_silence@163.com

É composto por diverso pavilhões (cerca de 40 salas), que se fundem com o contorno natural da rocha e se unem com elas mediante corredores, pontes, escadas e passagens estreitas dependuradas na vertente.

Foto: fly_silence@163.com

Construído numa parte mais côncava, em cima do templo há um grande penhasco sobressalente, que ao vê-lo parece que pode cair a qualquer momento. Mas, na verdade, é ele que protege, como um enorme guarda-chuva, o templo das chuvas. Como há a distância do solo, as inundações nunca atingiram o templo.

Foto: fly_silence@163.com

E, os picos em volta do templo agem como biombos ou guarda-sóis e, mesmo em pleno verão, o templo fica exposto ao sol apenas três horas por dia.

Foto: fly_silence@163.com

Por estas razões, o templo permanece intacto apesar de ter mais de 1.500 anos.

Foto: fly_silence@163.com

Para visitar o templo, os turistas devem atravessar uma trilha suspensa, que é tão estreita que só é possível passar uma pessoa de cada vez.


Fotos: fly_silence@163.com


Trata-se de um templo único, não apenas pela sua construção peculiar, mas porque igualmente encerra no seu interior, elementos budistas, taoístas e confucionistas.

Foto: Net

É o único onde se colocam conjuntamente estátuas de Sakyamuni, Laozi e Confúcio. Por isso, são veneradas neste templo divindades como Sakyamuni, fundador do budismo, Laozi do Taoísmo, e Confúcio do Confucionismo.


Fontes e Fotos: wikipedia; Foto: fly_silence@163.com; várias fontes Net

* Fotos: Net As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.



O Templo Suspenso de Xuan Kong Si, é realmente de uma rara e maravilhosa arquitetura.

2 comentários:

  1. Ola Maria: Lindas fotos desse moteiro sunpenso de xangai.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  2. que bonito teu blog, nos faz viajar tambem. Parabens muito bom. Vou seguir para não te perder de vista,
    Maurizio

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...