O Pantanal é considerada a maior planície inundável da terra, um bioma com uma riquissima biodiversidade, onde a fauna e flora são simplesmente exuberantes.
Tem uma extensão de cerca de 210.000 km², e é um dos ecossistemas mais ricos do Brasil. Localiza-se no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados Brasileiros, além de também englobar o norte do Paraguai e
leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano).
Pela sua grande biodiversidade foi declarado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Património Natural da Humanidade.
O Pantanal está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, sendo muito influênciado pelas águas do Rio Paraguai e dos seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. Vive assim sob o desígnio das águas, ali, a chuva divide a vida em dois períodos bem distintos. Durante os meses da seca de maio a outubro, aproximadamente, a paisagem sofre mudanças radicais: no baixar das águas, são descoberto campos, bancos de areia, ilhas e os rios retomam seus leitos naturais, mas nem sempre seguindo o curso do período anterior. As águas escorrem pelas depressões do terreno, formando os corixos (canais que ligam as águas de baías, lagoas, alagados etc. com os rios próximos).
As primeiras chuvas da estação caem sobre um solo seco e poroso e são fácilmente absorvidas. De novembro a abril as chuvas caem torrencialmente nas cabeceiras dos rios da Bacia do Paraguai. Com o constante humedecimento da terra, a planície rápidamente se torna verde devido à rebentação de inúmeras espécies resistentes à falta de água dos meses precedentes. Esse grande aumento periódico da rede hídrica no Pantanal, a baixa declividade da planície e a dificuldade de escoamento das águas pelo alagamento do solo, são responsáveis por inundações nas áreas mais baixas, formando baías de centenas de quilômetros quadrados, o que confere à região um aspecto de imenso mar interior.
O pantanal possui uma vegetação rica e variada dependendo esta do solo e da altitude. Nas partes mais baixas, predominam as gramíneas. Nas alturas médias a vegetação de cerrado, com árvores de porte médio entremeadas de arbustos e plantas rasteiras. Nas regiões mais altas, encontram-se as árvores de grande porte.
A vegetação aquática é fundamental para a vida pantaneira, imensas áreas são cobertas por batume, plantas flutuantes como o aguapé e a salvínia. Essas plantas são carregadas pelas águas dos rios e juntas formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes.
Possui também uma impressionante e diversificada fauna.
De salientar principalmente, os jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões). Segundo a WWF, existem no Pantanal 1.132 espécies de borboletas, 656 de aves, 122 de mamíferos, 263 de peixes e 93 de répteis.
Se pretender conhecer melhor este incrível ecossistema visite o site: Portal Pantanal
Fontes e Fotos: Wikipedia; email recebido; http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal; http://www.portalpantanal.com.br/dadosgerais.html; http://www.conservation.org.br; http://whc.unesco.org/; outros net
Uma lindíssima postagem como é hábito desta casa. Um tema muito interessante para que se divulgue a riqueza da fauna e da flora dessa região do Planeta Terra e ao mesmo tempo as pessoas aprendam a respeitar todo o Universo a que pertencemos.
ResponderEliminarMuito já vi sobre o Pantanal.......e nunca me cansa...
ResponderEliminarA Natureza é Balsamo...Sempre atual
Bfs
Bejo
Maria que lindas fotos, as cores são tão vivas, nossa adoraria ver isto de perto, obrigada por compartilhar, beijos Luconi
ResponderEliminarOLÁ MARIA
ResponderEliminarhá que tempos....andamos desencontradas
Adoro NATUREZA e o Pantanal é isso...
Talvez mais perto de nós, possamos encontrar NATUREZA quase tão bela como lá
fica caro e longe - visitar o Pantanal.
OBRIGADA pela partilha.
Aproxima-se o fim de semana, tudo de bom para si
caso me queira visitar como TULIPA vá a:
http://momentos-perfeitos.blogspot.pt/
http://tempolivremundo.blogspot.pt/
http://pensamentosimagens.blogspot.pt/
Beijinhos da Tulipa (Ester)
também kalinka
Tão lindo que chega a emocionar. Imagine pessoalmente?!
ResponderEliminarBeijocas!