terça-feira, 12 de julho de 2011

SAGRES – A Vila mais ocidental da Europa


Sagres é a vila mais ocidental da Europa e é um município de Vila do Bispo, localizada no distrito de Faro, no Algarve.



Sagres foi mundialmente conhecida na Idade Média pelo seu importante papel nas "Descobertas Portuguesas". Nas suas origens a principal função da cidade era dar abrigo aos navegantes nas enseadas de Sagres e de Beliche quando o mar fazia impossível a sua passagem pelo Cabo de São Vicente.

Foto: tomxx.net.07

Entre a ponta de Sagres e a ponta da Atalaia forma-se a enseada de Sagres, enseada esta que protegeu durante largos séculos os navios dos ventos, que ai se mantinham à espera condições favoráveis para a navegação. É um paraíso natural, de grande importância estratégica e histórica, tendo constituído um ponto de referência essencial na geografia europeia.

Foto: www.destinomundo.pt

■ Praias
Sagres está rodeada de praias encantadoras, mas o mar é um pouco mais frio e perigoso do que na costa sul algarvia. De referir as praias de Telheiro, Ponta Ruiva, Beliche, Tonel (excelente para os praticantes de surf) e Martinhal, onde há uma escola de desportos naúticos para esqui aquático, surf e windsurf.

Foto: wikipedia_Jovoboro

■ Reserva Biogenética de Sagres
A zona do Cabo de S. Vicente, com uma especificidade muito própria devido à sua posição geográfica, é uma área protegida, que foi considerada Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa em 1988, afim de salvaguardar a grande biodiversidade de espécies e habitats naturais, muitos deles exclusivos a nível mundial.

■ A Fortaleza de Sagres
Foi mandada construir no século XV pelo infante D. Henrique, com fins defensivos. Sofreu diferentes reconstruções no século XVI, XII e XIII consequência dos ataques de Francis Drake, pirata inglês, e do terramoto do ano de 1755. No seu interior destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Graça que possui uma fachada data do século XVI, a famosa Rosa dos Ventos e várias peças de artilharia utilizadas para defender as praias de Tonel e Mareta. Na parede sul das suas muralhas foi colocada no ano de 1840 uma lápide em memória do infante D. Henrique com várias inscrições em português e latim.



■ Cabo do São Vicente
Diziam na Antiguidade (século VI a. C.) que este lugar era dedicado a Saturno. Varrido pelo vento, situa-se no extremo sudoeste da Europa. Os romanos chamavam-lhe o Promontório Sacro e, na Idade Média, acreditava-se que era o fim do Mundo. Hoje, a paisagem ainda nos parece impressionante, com grandes penhascos enfrentando o Atlântico onde as ondas cavaram cavernas profundas.

Foto: wikipedia_Dr.G.Schmitz

■ A Ermida da Nossa Senhora do Guadalupe
Situa-se entre as freguesias de entre Budens e a Raposeira. Num estilo romano-gótico, presume-se que remonte ao século XIII, de eventual origem templária. Durante o século XV a Ermida foi integrada na Quinta da Raposeira, propriedade do Infante D. Henrique. Conta a lenda, que o Infante D. Henrique orava na Ermida, pedindo a Deus que iluminasse o caminho aos seus navegadores.

Foto: www.guiadacidade.pt

■ Torre da Aspa
A Torre de Aspa pertencia a uma antiga rede de vigilância que tinha por finalidade controlar a navegação e os possíveis ataques vindos do mar. Localiza-se próximo da praia do Castelejo, no local onde se erguia a torre foi colocado o Marco Geodésico de Torre de Aspa, que assinala o ponto mais alto da Costa Algarvia, 157 metros de altura. A vista panorâmica é incrível.

Foto:www.guiadacidade.pt

■ Ruínas Lusitano-Romanas de Boca do Rio
As ruínas Romanas da Boca do Rio, situam-se junto à foz da Ribeira de Budens e foram postas a descoberto após o sismo de 1755. Este complexo, constituía uma villa romana que integra edifícios com frescos e mosaicos, balneários, armazéns e ainda uma fábrica de conservas e salga de peixe. Pensa-se que aqui também existiria um porto. Ao longo das escavações foram recolhidas moedas de Nero e Honório, um tesouro com mais de 1000 numismas, uma estatueta de Hera em bronze e um cúpido alado.

Foto: www.igespar.pt

Onde Dormir
Pousada do Infante - Sagres, numa encosta sobre o imenso Oceano Atlântico.


Hotel da Baleeira, Baleeira, Sagres
Aparthotel Navigator, Rua Infante D. Henrique, Sagres
Hotel Memmo Baleeira, Baleeira, Sagres
Hotel Mareta View - Boutique Bed & Breakfast, Sagres
Parque de Campismo de Sagres, Orbitur

Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://www.mediaferias.com/
http://www.villanao.pt/
http://www.homelidays.com/
http://www.iha.pt/

O que comer
A gastronomia é baseada e inspirada no mar com uma grande variedade de peixes e mariscos frescos. Nas carnes pode-se referir a carne de porco, o coelho e a lebre. Os doces regionais têm como ingredientes base a amêndoa, o figo, a gila e os ovos, sendo as bebidas características a aguardente de medronho e a aguardente de figo.

Festas e Romarias
13, 14 e 15 Agosto - Festas de Sagres - Padroeira Nossa Senhora da Graça.


Foto: net

Sagres é um local onde se cruza o passado e o presente. Paisagens deslumbrantes e um vasto património histórico tornam esta vila muito especial.

Vá visitar, Vale a pena.

Fontes: Wikipedia; http://www.portugalvirtual.pt/; http://www.sagres.net/; http://www.algarve-portal.com/; http://www.igespar.pt/; http://www.cm-viladobispo.pt/;

 Foto: wikipedia_joaomartinho63

Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.

3 comentários:

  1. Ola querida amiga
    Estou na final da ostra poesia, me desculpe por mais uma vez vir lhe pedir votinho para a minha poesia, Precisamos. Mas sem a sua ajuda eu não irei conseguir. Prometo que passando esta fase eu virei comentar apenas sobre o conteúdo de seu cantinho.
    Como votar você entra no link …http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/
    No final paginas das poesias esta escrito
    VOTE CLICANDO NA PALAVRA COMENTÁRIOS Lindalva 1 comentários
    Por favor coloque coloque o nome da autora e da poesia, ( Precisamos ... Maria Alice Cerqueira e o nome do seu blog. para que Lindalva possa confirmar seu voto.
    Desde já lhe agradeço de coração.
    Tudo do melhor para você.
    Abraço amigo
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  2. Teus blogs nos fazem sonhar!!!!!
    Beijos, amada!
    Boas fériasssss!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.