quarta-feira, 10 de abril de 2013

CASTELOS DE PORTUGAL II


Os castelos sempre me fascinaram pelas histórias que encerram, pela sua arquitetura, pela sua beleza. Já anteriormente apresentei alguns dos nossos lindos castelos em Divagando pelos Castelos de Portugal , como em comentários foram deixadas mais algumas dicas para outros castelos, hoje vamos novamente divagar pelos CASTELOS de PORTUGAL.




Castelo de Alvito
Situa-se na freguesia e concelho de Alvito, distrito de Beja. Dominando uma elevação suave nas planícies a noroeste da cidade de Beja. De acordo com uma placa epigráfica sobre o portão de entrada, as obras do atual castelo teriam iniciado-se em 1494, a cargo do 2° barão de Alvito, D. Diogo Lopes da Silveira. Estariam concluídas em 1504.

 Foto: Wikipedia_Rei-Artur

Castelo de Castelo Branco
O Castelo de Castelo Branco, também conhecido localmente como Castelo dos Templários, localiza-se na cidade, freguesia, concelho e distrito de Castelo Branco. Integrava, na Idade Média, a chamada Linha da Raia ou Linha do Tejo. Severamente danificado ao longo dos séculos, o Castelo Branco dos Templários portugueses permanece como o mais importante registro histórico-militar da cidade


Foto:Panoramio_Rui Mendez
Castelo de Evóra
O Castelo de Évora, no Alentejo, localiza-se na cidade e Distrito de mesmo nome. D. Afonso Henriques fez uma primeira conquista desta fortaleza, mas os muçulmanos voltaram a reconquista-la e só voltaria definitivamente às forças cristãs, numa segunda reconquista em 1165, pelo lendário, Geraldo Sem Pavor.

Foto:Panoramio_Parruco

Castelo de Viana do Alentejo
Castelo de Viana do Alentejo localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora. Aproximadamente equidistante das cidades de Évora e de Beja, o castelo ergue-se no sopé sul do monte de S. Vicente, em posição dominante sobre a parte antiga da vila. É considerado, juntamente com o Castelo de Alvito, um dos mais notáveis conjuntos arquitetónicos fortificados do final do período gótico.


Foto: Wikipedia_Tagido

Castelo de Montemor-o-Velho
Situa-se na Vila, Freguesia e Concelho de Montemor-o-Velho, Distrito de Coimbra. Em posição dominante sobre a vila, na margem direita do rio Mondego, à época junto à sua foz, no contexto da Reconquista cristã da península Ibérica, constituiu-se em um ponto estratégico na defesa da linha fronteiriça do baixo Mondego, em particular da região de Coimbra. Foi, por essa razão, a principal fortificação da região, à época.


Foto: Wikipedia_Rui Ornelas


Castelo de Óbidos
O Castelo de Óbidos localiza-se na freguesia de Santa Maria, vila e concelho de Óbidos, no distrito de Leiria. Erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície envolvente e o rio Arnóia, a este. Fruto de diversas intervenções arquitetónicas ao longo dos séculos, integra o conjunto da vila, que preserva as suas caraterístas medievais. Classificado como Monumento Nacional, em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete maravilhas de Portugal.


Foto: Wikipedia_AlvesGaspar

Foto: Pessoal

Castelo de Linhares da Beira
O Castelo de Linhares da Beira localiza-se na vila e Freguesia de Linhares da Beira, Concelho de Celorico da Beira, Distrito da Guarda. Situado num cabeço rochoso num contraforte a noroeste da serra da Estrela, domina o vale do rio Mondego. O seu passado mergulha nas lendas, sendo considerado uma das fortificações medievais mais importantes da Beira Alta Interior.


Foto: Wikipedia_Rei-Artur

Castelo de Melgaço
Este castelo localiza-se na freguesia de Vila, concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Principal defesa raiana do Alto Minho no século XII, constitui-se na sentinela mais setentrional de Portugal, no trecho onde o rio Minho inicia a sua função fronteiriça, vigiando a travessia para a Galiza.

Foto: Wikipedia_José Antonio Gil Martinez

Castelo da Póvoa
A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, tradicionalmente denominada Castelo da Póvoa, localiza-se na cidade da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, em Portugal. Todos os anos, até aos nossos dias, ocorre na fortaleza a procissão da Nossa Senhora da Conceição do Castelo, na noite de 7 para 8 de Dezembro.


Foto: Wikipedia_PedroPVZ

Castelo de Ourem
O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, localiza-se na cidade de mesmo nome, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, distrito de Santarém. Em posição dominante sobre a vila medieval e a ribeira de Seiça, é considerado um dos mais belos castelos portugueses.

Foto: Pessoal

Castelo de Mertóla
O castelo de Mertóla localiza-se na freguesia, vila e concelho de Mértola, distrito de Beja. Em posição dominante sobre a povoação, na confluência da ribeira de Oeiras com a margem esquerda do rio Guadiana, controlava a passagem deste último. Atualmente integra a Região de Turismo Planície Dourada.


Foto: Pessoal


Castelo de Portel
Situa-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Évora. Num dos contrafortes da serra de Portel, ergue-se em posição dominante sobre a vila medieval.


Foto: Wikipedia_Vitor Oliveira


Fontes e Fotos: Wikipedia; Panoramio, Fotos Pessoais, outros net

Castelos, alguns sendo hoje apenas ruínas e sombras do passado, mas que nos mostram como outrora foram imponentes, necessários e magestosos, continuando ainda a contar a sua história a quem a quiser conhecer.....

1 comentário:

  1. Tão bonitos! conheço-os a todos, também me fascinam.
    Bom fim de semana
    beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.