sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Os templos da colina de Satrunjaya



A colina Shatrunjaya em Palitana na Índia, alberga centenas de templos Jainas que foram sendo contruídos ao longo de várias gerações. A cidade de Palitana era conhecida no passado como Padliptapur, tendo sido apelidada de "Cidade dos Templos". 


Foto: www.herenow4u.net

Foto: wikipedia_Kalpeshzala59

Foto: wikipedia_Bernard Gagnon


O jainismo é a sétima religião por número de fiéis na Índia, e sua doutrina promove entre outros ensinamentos que todos os seres são dignos de respeito, portanto o maior pecado é causar dano a um ser vivo, como também à terra ou às almas da água ou do ar. 


Foto: wikipedia
Foto: www.trekearth.com_Patrick HUBERT

Foto: www.herenow4u.net


A subida da colina para os templos não é fácil já que são mais de 3000 degraus, a pé ou de “cadeirinha” esta escalada é para os peregrinos uma ascenção para um maior conhecimento e um caminho para a libertação. Os templos estão fechados aos devotos durante a estação das monções.


Foto: Wikimapia

Foto: www.quoteko


Os tempos são em mármore branco e com pilares trabalhados. Têm diversas formas e tamanhos e são decorados por mais de 27.000 ídolos Jaina de pedra mármore. 


Foto: wikipediA

Foto: travelersguideindia.com

Foto: www.plustoursindia.com

Foto: Wikipedia

Sendo os templos considerados uma morada divina, há que respeitar certas normas como por exemplo não levar roupa justa ao corpo, calções ou saias curtas, camisolas sem mangas … também ninguem tem permissão para permanecer nos templos durante toda a noite, nem mesmo os sacerdotes. 


Foto: wikipedia


Foto: Wikipedia

Foto: www.plustoursindia.com


O silêncio e as orações estão presentes quando se sobe a colina em peregrinação.


Foto: indian-temple-photo.blogspot

Foto: indian-temple-photo.blogspot

Foto: travelersguideindia.com


A colina de Shatrunjaya é um dos lugares mais sagrados da cultura Jainista.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.contemporarynomad.com; http://travelersguideindia.com; http://www.ereduvoyage.ch; http://www.mdig.com; http://quoteko.com/; http://www.plustoursindia.com; https://sites.google.com/site/suhanasafarbyks/08-saurashtra/2-shatrunjaya; http://www.trekearth.com; http://indian-temple-photo.blogspot/; outros net.

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: globalvisiontours.com


Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos que permitem a todos nós divagar.

1 comentário:

  1. Bom dia
    Aqui se vê a força da fé com que construíram estes templos e os cuidam diariamente.
    Deus não habita templos de pedra ainda que maravilhosamente ornados. Deus habita nos corações simples e puros dos que praticam o bem respeitado e amando o seu próximo.
    Deus habita no coração dos que em silêncio O amam e O louvam

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.