08/05/2010

Vila Praia de Âncora

Vila Praia de Âncora é uma freguesia portuguesa do concelho de Caminha. Situada na foz do rio Âncora, esta pequena e linda cidade está abrigada num vale, protegida do vento pela Serra d'Arga a norte e pelo Monte de Santa Luzia a sul.




Situada num local de grande beleza natural, Vila Praia de Âncora apresenta vestígios de ocupação humana desde o período Paleolítico, e variados monumentos megalíticos, como o Dólmen da Barrosa do período neolítico. Na época de ocupação Romana foi uma importante localidade devido à extracção de minérios do rio Âncora.




Actualmente, Vila Praia de Âncora, devido às suas praias e paisagens maravilhosas e aos seus vários monumentos, testemunhos da sua excepcional história, é uma cidade dedicada, essencialmente ao turismo. As paisagens naturais circundantes são de extrema beleza.

A visitar:
■ Dólmen da Barrosa
Localizado perto da EN 305 em V.P.Âncora, o dólmen da Barrosa foi classificado monumento nacional em 1910. É sem dúvida um dos monumentos megalíticos mais emblemáticos documentando aspectos culturais do período neolítico. Este dólmen é composto pela Câmara funerária, a pedra de cabeceira (fracturada) no topo e nove esteios. Designado vulgarmente como a “lapa dos mouros”, este dólmen assenta sobre uma elevação de terras ou “tumulus”, cuja base se vê cortada por algumas pedras grosseiras, com o fim de vedar o recinto por ele ocupado.

Foto: Wikipedia_TiagoX2


Forte da Lagarteira
Situa-se no topo sul de Vila Praia de Âncora, junto ao Sanatório da Gelfa. È uma construção militar defensiva construída entre 1699 e 1702, no reinado de D. Pedro. O Forte do Cão tinha por objectivo defender a costa sujeita às incursões da pirataria. É uma fortaleza de estilo barroco de planta estrelada. Está classificado como imóvel de Interesse Público desde 1967.

Foto: wikipedia_Nmmacedo

■ Capela de Nossa Senhora das Necessidades (Senhora da Bonança)
Foi construída em 1889 e só benzida em 1893. A actual Capela de Nossa Senhora da Bonança assenta nas funções da pequena capela de Nossa Senhora das Necessidades que foi construída em 1760-1765 e depois demolida em 1889. Então, perdeu fulgor e a designação, foi substituída pela de Nossa Senhora de Bonança, padroeira dos pescadores e cuja festividade foi subindo em popularidade desde a sua primeira edição em 1883, suplantando desta forma a anterior devoção.


  Foto: www.panoramio.com_Joao Paulo Coutinho

■ Capelas de São Brás, de São Sebastião e do Divino Salvador
■ Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
■ A Praia

Foto: www.panoramio.com_rapazao

Gastronomia
Em Vila Praia de Âncora, além de uma praia fabulosa e de alguns monumentos, possui também uma rica gastronomia. São de salientar principalmente a parrilhada de peixe e de marisco, cabrito à serra de Arga, arroz de marisco a moda do portinho, caldeirada à Tio Feito, torta de marisco, bacalhau à São Lourenço da Montaria, sardinhas recheadas, bacalhau dourado, peru estufado e recheado à Meira e bolinhos de coco.

Festas e Romarias
• Senhor dos Aflitos (1 de Janeiro)
• São Brás (primeiro domingo de Fevereiro)
• São Sebastião (segundo domingo de Agosto)
• Senhora da Bonança (segundo domingo de Setembro)

Foto: Net

O seu património cultural e natural, o artesanato, os desportos aquáticos, a pesca e as tradições gastronómicas contribuem para que uma visita a Vila Praia de Âncora seja inesquecível.

Vá visitar, Vale a pena.


Fontes e Fostos: Wikipedia; www.trekearth.com; www.panoramio, outros net

Caso alguma foto não esteja devidamente identificada, por favor queiram contactar-me para corrigir a autoria ou eliminar se assim o desejar.


Foto: www.trekearth.com_Copyright-Chris Chafer
 

Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.

5 comentários:

  1. Obrigada querida pela visita...Volte sempre e seja minha seguidora.

    Feliz semans e beijos no coração!!

    ResponderEliminar
  2. Olá, belas fotografias do Minho...Espectacular....

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, um post perfeito!
    Lindo demais!!!
    Bjkas, muitas!

    ResponderEliminar
  4. Oi amiga,

    é sempre um momento de entretenimento e aprendizado a visita a este blog... Bj com carinho e um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. meu nome é graça castro, moro em belém do pará, brasil. meu pai mora e é oriundo desta região , seu nome é abraão alvares fernandes de castro . será que temos algum parentesco? meu e-mail é helvi.castro@hotmail.com.br. por favor entre em contato comigo.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...