Hoje vamos Divagar pelo Parque Nacional Plitvice, uma autêntica maravilha da natureza, situado no interior da Croácia, entre Split e Zagreb.
Trata-se de um parque nacional que se estende por 20000 hectares de bosques e de lagos, no coração dos Balcãs. É o ponto turístico mais procurado pelos turistas na Croácia.
A região foi declarada Parque Nacional em 1949 e catalogada como Patrimônio Natural da Humanidade da Unesco em 1979.
Plitvice Lakes National Park situa-se no planalto de Plitvice,que é cercado por três grandes montanhas dos Alpes Dináricos: montanha Pljesevica (Gornja Pljesevica pico de 1.640 m), Mala montanha Kapela (Seliški Vrh pico de 1.280 m), e Medvedak (884 m).
O Parque Nacional é de uma beleza incrível. São 16 lagos principais, que se sucedem ao longo de perto de 6 km no fundo do vale encaixado do rio Korana. Estes lagos, de um surpreendente azul escuro, estão interconectados por cascatas múltiplas, lagos e rodeados de intensos bosques, onde se podem encontrar muitas espécies raras de pássaros, cervos, ursos, lobos e javalis entre outros animais selvagens.
O parque dividide-se em Alto dos Lagos, Jezera Gornja, e os lagos mais baixos, Donja Jezera.
As águas azuis e cascatas são derivadas da localização da bacia, que se encontra num grande depósito de rochas cársticas.
A cascata Grande também conhecida como Veliki Slap, está localizada na parte inferior da série de lagos.
Os 300 quilómetros quadrados que conformam o Parque Nacional Plitvice, com a sua maravilhosa sequência de cascatas e lagos, ao longo do vale escarpado e verdejante, podem ser percorridos a pé através de passadiços e pontes de madeira. Essas pontes e passadeiras de madeira, permitem aos visitantes passarem em cima dos lagos e muitas vezes mesmo através da água.
Foto: gde-fon.com
A diferença de altitude dentro do parque é muito grande, o que torna possível, paisagens bem distintas: o ponto mais alto fica a 1280 metros e o mais baixo fica a 380 metros.
Foto: 1ms.net
Pode ser visitado todo o ano, no Inverno as quedas de água congeladas são uma visão belíssima.
Foto: http://gde-fon.com
No verão, o verde é exuberante e na primavera e Outono, as águas estão no seu volume mais alto.
Não há lugares inacessíveis, só lugares magnifícos.
Dentro do parque há três hotéis e espaço para campismo, com capacidade para 500 barracas, além de bangalôs.
Um local de uma beleza deslumbrante, onde se pode usufruir da natureza em todo o seu esplendor, onde é possível encontrar harmonia, paz numa sintonia perfeita com a mãe natureza.
Fontes e Fotos: Wikipedia, visit-croatia; beautifulplacestovisit; travel.nationalgeographic; Pixdaus; 1ms.net; http://wallpapersdepo.net, http://www.hill-lovran.com; http://gde-fon.com, http://wallpapersinhq.com; outros
* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.
Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.
Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.
"Para viajar basta existir." (Fernando Pessoa)
Sim.
ResponderEliminarTem todo aspecto de ser um lugar maravilhoso!
Beijinhos
Que maravilha, Maria! Esse sítio existe mesmo? Vou registar, há coisas que não se podem perder.
ResponderEliminarBeijo :)
Este foi o meu passeio mais recente:
ResponderEliminarUma caminhada pela MATA DA MACHADA
O Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina é uma valência da Câmara Municipal do Barreiro, onde se transmitem saberes e práticas importantes para a protecção e valorização do meio ambiente.
Instituições e grupos informais podem agendar a sua visita ao CEA para as mais diversas actividades.
Conhecer a fauna e flora da Mata, realizar percursos de interpretação da natureza, descobrir o forno arqueológico e a sua história, visitar as colmeias, observar aves, usufruir de bicicletas para um passeio, ou ainda utilizar um audioguia para conhecer em detalhe a Machada.
Actividades:
Acções de formação e sensibilização ambiental - Actividades ao ar livre (ecopapers, orientação, jogos de pista, gincanas, jogos temáticos, percursos de interpretação da natureza, passeios de bicicleta, Escalada, Equitação).
Ateliers pedagógicos:
reciclagem, expressão artística, entre outros.
Outras actividades regulares: Saídas de campo: Mata Nacional da Machada (flora natural e naturalizada, avifauna),
Sapal do Rio Coina (flora, habitats, avifauna)
Comemoração de dias temáticos Dinamização de campos de férias nas interrupções lectivas
História e Arqueologia:
A Mata Nacional da Machada situa-se no centro da peninsula de Setúbal, no concelho do Barreiro. É propriedade do Estado e é constituída pelos antigos Pinhais de Vale de Zebro, Quinta da Machada e da Esperta.
O Pinhal de Vale de Zebro era especialmente destinado ao abastecimento de lenhas para os fornos, onde se fabricava o biscoito de embarque para aprovisionamento da armada no tempo dos Descobrimentos.
A sua madeira servia igualmente para a construção de embarcações nos estaleiros que existiam nas margens do rio Coina.
Na Mata Nacional da Machada existe um forno de cerâmica, datada do século XV-XVI, que foi descoberto na década de 80 e onde produziam peças como a forma do biscoito e da purga do açúcar.
Que maravilha, Maria!
ResponderEliminarEu sei que este sítio existe mesmo!!!
Estive lá em Outubro passado e ADOREI.
Uma pergunta que quero fazer:
Todos os lugares que coloca aqui no blog já os visitou ou faz o post por pesquisa na net?
Beijo.
Amiga Tulipa quem me dera poder ter visitado todos este lugares, mas infelizmente não é possivel. Mas adoro alargar os meus horizontes, conhecer novos lugares e costumes e a net é o meu meio de viajar. Pesquiso, procuro informações e fotos e faço os artigos. São normalmente demorados e como o meu tempo é bem pouquinho, são feitos pela noite dentro. Mas é um prazer enorme poder viajar assim, e levar os amigos comigo nestas viagens virtuais.
ResponderEliminarBom Domingo
beijinhos
Maria
perfeito...sem comentarios!!!!
ResponderEliminarImagens deslumbrantes, Maria, que só encontro aqui!!! Parabéns!!!
ResponderEliminarBeijos, amada!
É maravilhoso viajar consigo Maria e este é um praíso na Terra. Tão trabalhosas e minuciosas as suas reportagens que nos sentimos transportados para dentro delas.
ResponderEliminarEstive um bocadinho ausente, mas estou a recuperar e o seu passeio também me trouxe alguma energia.
Obrigada
Branca
Que maravilha...
ResponderEliminarMULHER VIRTUAL
Você mulher
Atrás da telinha
Amiga internauta
Mulher menina
Menina mulher
Olhos atentos dedos tão ágeis
Sonhos bonitos
formas virtuais
Te leio e compreendo
Te escrevo o que sou
Te creio especial, alegre e feliz
Mulher de todas as formas
Bonita sensual
Mulher tão perfeita
De um mundo irreal
Mulher sem nome
Sem rosto
Que no teclado se expõe
Te recria
Recomeça e renasce
Todo o dia
Em nova fantasia.
(Elizabeth Kaél)
Um grande abraço pelo Dia do Blogueiro!
Tais Luso
Eu estive nesse parque hj. Foi a coisa mais linda q eu jah vi na vida
ResponderEliminarwww.patixavier.com