16/10/2012

Palácio Real do Buçaco


O Palácio Real do Buçaco é um conjunto arquitectónico, botânico e paisagístico único na Europa, situado na Mata do Buçaco, Luso, concelho da Mealhada.


Foto: wikipedia_Concierce.2C


Nele está instalado o Palace Hotel do Bussaco categorizado como um dos mais belos e históricos hotéis do mundo. É um edifício de inspiração neomanuelina projectado no finais do século XIX pelo arquitecto italiano Luigi Manini, cenógrafo do Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa e responsável, entre outros, pela Quinta da Regaleira de Sintra, tendo tido também as intervenções dos arquitectos, Nicola Bigaglia, Manuel Joaquim Norte Júnior e José Alexandre Soares. 


Foto: wikipedia_Rei-artur



A arquitectura do palácio exibe perfis da Torre de Belém lavrados em pedra de Ançã, motivos do claustro do Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), alguns arabescos e florescências do Convento de Cristo (Tomar), alegando um gótico florido com episódios românticos em contraste com uma austera severidade monacal.


Foto:wikipedia


O hotel está sumptuosamente mobilado. O seu interior, um verdadeiro ambiente palaciano, está ornamentado com notáveis obras de arte de grandes mestres portugueses da época, desde a colecção de painéis de azulejos do mestre Jorge Colaço, evocando Os Lusíadas, os Autos de Gil Vicente e a Guerra Peninsular, graciosas esculturas de António Gonçalves e de Costa Mota, as admiráveis telas de João Vaz ilustrando versos da epopeia marítima de Luís Vaz de Camões, os frescos de António Ramalho ou as valiosas pinturas de Carlos Reis, entre outras. O mobiliário, verdadeiro património museológico inclui peças portuguesas, indo-portuguesas e chinesas, realçadas por faustosas tapeçarias. Destaque ainda para o tecto mourisco, o notável soalho executado com madeiras exóticas e a galeria real.


Foto: http://voucher.sapo.pt/


A beleza do Palácio é completada pelos seus maravilhosos jardins e espaços verdes que o envolvem.


Foto: TrekEarth_AFERRAO

Foto: wikipedia_Rei-artur


Está rodeado de um extenso oceano verde, a luxuriante e frondosa Mata do Buçaco, uma floresta com árvores de porte gigantesco, implantada pela ordem dos Carmelitas no primeiro quartel do século XVII.


Foto: wikipedia_ Esdescas2


Tem espécies vegetais de todo o mundo, como abetos, sequóias, tílias, ulmeiros, loureiros, faias, rodoendros, fetos gigantes, acácias, freixos, além do mundialmente conhecido cedro do Buçaco.


Foto: Trekearth_AnaRita


É um local especial, místico e recheado de elementos simbólicos e sagrados.

Aqui se encontra também um dos mais vastos conjuntos arquitectónicos edificados pela Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal.


Foto: http://tripwow.tripadvisor.com


Ao longo da mata do Buçaco, para além do convento, foram construídas 11 ermidas, destinadas à oração, das quais apenas duas estão em bom estado de conservação, quatro capelas, um percurso da Via Sacra, com cerca de três quilómetros, um genial aproveitamento da muita água existente, levou à construção de fontes, lagos e uma cascata, tudo enquadrado numa diversificada vegetação, que é também um importante património.


Foto: Trekearth_AnaRita


O Vale dos Fetos e seus lagos, a Fonte Fria com a cascata artificial, de forte influência italiana pela mão de D. Maria Pia, e os românticos miradouros, são lugares preenchidos como que por magia com um enquadramento perfeito para contacto chegado com a natureza.

O Palácio Hotel do Bussaco é uma lindíssima e romântica unidade hoteleira de 5 estrelas, que se encontra entre as mais luxuosas do país, capaz de oferecer aos seus hóspedes uma experiência única.


Site Oficial do: Hotel Palácio do Bussaco


 Foto: wikipedia_Concierce.2C


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.historiadeportugal.info/; http://portugalcultural.net/; http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74851/; TrekEarth; http://tripwow.tripadvisor.com; http://voucher.sapo.pt/; outros net.



6 comentários:

  1. Um encanto.LINDAS e adorei sempre as flores entremeadas!!beijos,chica

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Maria

    É sempre um prazer viajar contigo e conhecer novos locais, sejam eles em Portugal ou no estrangeiro.

    Neste caso concreto, é para mim muito agradável rever as belezas do Palácio do Buçaco, os seus jardins e a sua exuberante mata onde apetece ficar perdida para o resto da vida por toda a beleza luxuriante que vemos à nossa volta.

    Obrigada pela maravilhosa partilha.

    Beijinhos

    Tétis

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca ouvi falar, mas estou deslumbrada com tanta beleza arquitetonica. Ricos detalhes!

    O Hotel é um luxo mesmo, imagino como deve ser delicioso um chá a tarde sentada numa daquelas mesas.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Absolutamente admirável. Arquitectura, história, lazer e muita poesia...

    Obrigada

    Lídia

    ResponderEliminar
  5. Como sempre imagens que enchem os olhos e arregalam a vista. Olá amiga Maria, as férias se foram e a Ilha volta a agitar, para tanto abri o Salão Boas Festas 2012 da Ilha para comemorarmos mais um renascimento de Menino Jesus e darmos boas vindas ao ano novo que não tarda a chegar, queria contar com tua presença e participação nas brincadeiras! - Te espero lá. Um doce beijo.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...