15/12/2012

Kaieteur National Park




O Kaieteur National Park é um parque nacional localizado na Região Potaro-Siparuni da Guiana, na América do Sul. Uma incrível e bela floresta tropical no coração de Guiana.


Foto:  wikipedia_Nick Taylor

O Parque ocupa uma posição de destaque no centro de Guiana Shield (Escudo de Guiana), na região da montanha Pakaraima, não se tendo alterado significativamente desde a altura em que foi visto pela primeira vez pelo explorador europeu, Barrington Browne em 1870.


Foto: wikipedia_Andreas Eils

Foi criado para preservar a paisagem natural (incluindo Kaieteur Falls), a fauna e flora desta região. O valor excepcional natural da área foi reconhecido logo pela administração colonial britânica, que em 1929 designou uma área do rio Potaro, incluindo Kaieteur como Parque Nacional. Em 1999 a área do Parque foi aumentada substancialmente por uma ordem presidencial.


Foto: http://traveladventureeverywhere.blogspot.pt

Kaieteur National Park possui uma floresta que integra uma enorme bacia entre a Amazónia e os rios Orinoco. Abrange 75.000 quilómetros quadrados e é delimitada pelo Rio Amazonas para o Sul, o Rio Japur-Caquetá para o sudoeste, a Serra de Chiribiquete para o Ocidente, o Orinoco e rios Guaviare para no noroeste e no norte, e do Atlântico ao leste.


Foto: http://www.guyanatimesinternational.com

É uma área composta principalmente por planaltos e escarpas íngremes inclinadas. As terras altas de Guiana (Highlands Guiana ou Guiana shield) têm cerca de 2 bilhões de anos sendo das mais antigas superfície da Terra.

A maior parte das montanhas variam entre 2000 (6.500 pés) de 2700 metros (8.800 pés), Roraima é a mais alta de todas, em 2810 metros (9.219 pés).


Foto: Picture4u.net


O parque é conhecido pela grande quantidade de rios e cascatas que caem do alto das escarpas. A maravilhosa cascata Kaieteur Falls está localizada no rio Potaro, no ponto central do Parque, e é uma das quedas de água mais espetaculares do mundo. Localizada onde a formação Roraima abre caminho para as terras baixas ela caí de 226 m (741 pés) para uma bacia, depois de ter viajado cerca de 32 km através de uma profunda garganta.


Foto: www.TrekNature.com_copyright James Parker

Esta área contém cerca de 20.000 diferentes espécies de plantas vasculares, dos quais 35% são endémicas, tornando-se uma das mais ricas três áreas silvestres tropicais da Terra.




Kaieteur National Park é o lar de uma grande variedade de espécies, algumas delas ameaçadas de extinção.


Foto: http://www.wallpapershdtop.com/

O Parque oferece suporte a um ambiente de micro, incluindo as Bromélias Tank (Tank Bromeliads), plantas que armazenam água em suas folhas duras, voltadas para cima e que são as segundas maiores do mundo, local de eleição do sapinho de Ouro.


Foto: wikipedia_Bill Cameron

Kaieteur National Park tem a menor densidade populacional humana de qualquer região de floresta tropical, consistindo principalmente de culturas ameríndias, tornando-o um dos poucos lugares na Terra onde todas as opções para a conservação estão disponíveis.

Para mais informações pode consultar o Site oficial: Kaieteur National Park

Fontes e Fotos: Wikipedia, http://www.kaieteurpark.gov.gy/old/about.html; http://picture4u.net/guyana/; http://www.puretravel; www.TrekNature.com; http://www.guyanatimesinternational.com; outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: Puretravel

Viajar é alargar os nossos horizontes, é conhecer novas culturas, novos locais, paraísos perdidos que nos fascinam e encantam e se não o podemos fazer fisicamente, podemos sempre fazê-lo através da fotografia e da leitura, essa será a nossa viajem virtual!

9 comentários:

  1. Olá, amiga Maria. Belissimas imagens! Sempre uma profunda emoção admirar rara beleza. Obrigada por partilhar! Ando em falta, por problemas de conexção. Desculpe! Adoro passar por aqui, viajar com vc. Tenha um feliz fim de semana!! Bjos.

    ResponderEliminar
  2. Bellas imagenes.
    SALUDOS Y ABRAZOS
    FELIZ NAVIDAD QUE LAS PASES EN COMPAÑIA DE TUS FAMILIARES Y SERES MAS QUERIDOS.

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria,

    Este parque mostra muitos contrastes exuberantes da natureza.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,

    Um parque florestal cheio de encantos.
    Um presente para os nossos olhos.

    Obrigada pelos votos.
    Desejo-lhe também um Natal de muita paz e luz, repleto
    de alegrias e bençãos.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Cada vez é mais difícil vir aos seus Blogs...
    Não me entendo mesmo com isto....
    Eu também vou passar o Natal para o Minho,
    pelo que antecipo também os meus votos de
    um Santo e Felz Natal....junto de todos os Seus.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Feliz Natal e Feliz Ano Novo, Maria. Que el 2013 trazer voce muita alegria e bencaos. Um abraco grande.

    ResponderEliminar
  7. Oi, Maria. Estou aqui para agradecer sua carinhosa visita. Muito obrigada amiga!! Desejo pra vc e todo os seus um santo e abençoado natal. Boas festas! Feliz Ano Novo!! Meu abraço carinhoso e beijinhos no seu coração.

    ResponderEliminar
  8. Deslumbrante! É, de facto, um convite à viagem. Se não real pelo menos sonhada.

    Beijo meu

    FELIZ NATAL!

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga

    Que neste Natal,
    diante das pessoas que amamos,
    possamos ofertar a elas,
    o melhor presente
    que desejassem receber:
    Nossa vida...
    Nosso carinho...
    Nosso coração.

    Para quem crê na vida,
    Natal se faz a cada dia.
    Que assim seja o Natal
    Em tua vida.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...