18/01/2013

Lithia Park


Foto: Panoramio_memphismike

Lithia Park é o maior e mais central parque de Ashland, Oregon, nos EUA.

É composto de 93 hectares (380.000 m2) de floresta ao redor de Ashland Creek.


Foto: thewallpapers.org

O seu nome tem a origem a partir de óxido de lítio (Li2O) ou "lithia", que se encontra no fluxo de água bombeada para o parque.

Lithia Park foi listado no Registro Nacional de Locais Históricos em 1982.


Foto: jimwickre.blogspot.com

O parque tem dois enormes campos verdes, um coreto para apresentações musicais públicas, um bosque de plátanos, um jardim japonês e um jardim de rosas, duas lagoas com patos, campos de ténis, edifícios da comunidade e, no inverno, uma pista de patinagem no gelo. Também oferece áreas para piquenique e quilómetros de trilhas para caminhadas.


Foto: satsumabug.com-deer

Começou em 1892, quando a Associação de Chautauqua comprou oito hectares de terra dentro da área que é hoje Lithia Park, e neles construiu um edifício de cúpula para os seus shows. A sua ideia era trazer entretenimento e cultura para Southern Oregon.


Foto: lifeinashlandoregon.blogspot

Em 1908, a pedido do Clube das Mulheres para Melhoria Civica, o povo de Ashland aprovou uma medida para incluir a manutenção do parque na Carta da Cidade.


Foto: traveljapanblog.com

Ao longo dos anos o parque continuou a crescer junto com a comunidade que o rodeia.

Em 1910, foram construídas a lagoa pequena dos patos e o sistema de alimentação da cascata.


Foto: skyceremonies.com

Lithia Park incorpora características distintas de um parque projectado segundo a tradição de Frederick Law Olmsted.


Foto: Wikipedia_VISITOR7

O desenvolvimento do parque começou em 1914, com a contratação de John McLaren (também designer de Golden Gate de San Francisco Park) como arquitecto paisagista.


Foto: www.city-data.com

O plano paisagístico de McLaren para Lithia Park pretendia seguir o desfiladeiro natural do curso de água.


Foto: designsalononline.com

Os plantios foram naturalistas na medida em que às plantas e árvores nativas como os amieiros, carvalhos, e coníferas foram incorporadas, outras plantas, como salgueiros, e numerosas variedades ornamentais que foram selecionadas pela sua resistência, forma e cor.


Foto: solangeabril.blogspot.com

O plano, de McLaren, ainda hoje constitui o núcleo do parque, com muitas árvores, agora com cerca de cem anos de idade e ainda em vigor. Também ainda se mantêm trilhas para caminhadas, o lago superior, campos de ténis, o jardim japonês, bosques, bem como o terraço da fonte de mármore italiana.


Foto: Panoramio_redbeardthefierce

As plantações no parque ao longo dos últimos cem anos são uma mistura exuberante e diversificada, refletindo os ecossistemas do sul do Oregon, e incluindo espécies não-nativas e exóticas de todo o mundo a partir de canteiros cuidadosamente tratados.


Foto: people.tribe.net

Dentro do Parque, o visitante pode caminhar ao longo da trilha, do lado leste de Ashland Creek até à sede do Parque e obter um mapa mostrando a localização dos principais pontos, como a Fonte de Lithia (Lithia Water Fountain), Butler-Perozzi Fountain Terrace, Grove Sycamore ou ainda o Lago superior dos patos (Duck Pond superior).


Foto: miswallpapers.net

Muitos caminhos seguem ao longo do parque e o visitante pode acompanhá-los através de um guia de trilhas, que mostra as árvores mais significativas e importantes ao longo de todo o parque.


Foto: wallpapers5.com

Lithia Park é um local lindíssimo que mesmo só em fotografia alegra a nossa alma.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.ashland.or.us/; http://www.nps.gov/nr/travel/ashland/lit.htm; http://lifeinashlandoregon.blogspot.pt/2012/02/lithia-park.html; http://www.city-data.com/; skyceremonies.com; wallpaper/Maple-Tree-in-Autumn-Lithia-Park-Ashland-Oregon/; miswallpapers.net_Lithia-Park-in-Autumn-Ashland-Oregon; wallpapers5.com_lithia-park-ashland-oregon; http://dustinkeirstead.blogspot.pt/; satsumabug.com-deer; traveljapanblog.com_lithia park; solangeabril.blogspot.com_Lithia_Park; designsalononline.com_Ashland; outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.


Foto: gr8ful.blogspot.com


Abrindo a janela da net, damos asas à nossa imaginação e deixamos o nosso espírito divagar para longe tornando-se possível conhecer outros locais, realidades e culturas. Conseguimos assim, ir mais além da nossa rotina quotidiana e das nossas limitações, sejam elas quais forem.

4 comentários:

  1. Gostei de conhecer mais este parque.
    O homem sonha e a obra nasce.
    Pedaços que se juntam e se completam para deleite dos humanos que ali podem recuperar as forças físicas e morais

    ResponderEliminar
  2. Maria,

    Ele é tao bonito, bem administrado.
    Passear num lugar assim dá muito prazer.
    Ele fez lembrar um parque que estive na Alemanha.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Você descobre maravilhas e nos permite conhecê-las com suas postagens. Essas imagens mostram um pedaço do paraíso. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Blog fantástico, é para mim um privilégio poder ler as suas palavras, de certo que mais vezes virei aqui, no entanto agora vim para encontrar novos amigos e ao mesmo tempo divulgar meu blog.
    Quero apresentar o Peregrino E Servo. Gostava que visse meu blog e desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade, mas faça-o apenas se desejar.
    Muitas felicidades e saúde.
    Sou António Batalha.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...