26/04/2013

Masoala National Park


Foto: Panoramio_Peter+Golz


O Masoala National Park ou Parque Nacional de Masoala, localiza-se no nordeste de Madagascar, sendo a maior das áreas protegidas da ilha. A maior parte do parque está situado na Região Sava e uma outra parte em Analanjirofo. O parque foi criado em 1997, e protege 2.300 quilómetros quadrados de floresta tropical e 100 quilómetros quadrados de parques marinhos. 


Foto: panoramio_flashkaisel


Em junho de 2007, Masoala foi designado como Património Mundial, como parte de um conjunto de parques que representam a biodiversidade das florestas tropicais do leste do país. Os outros parques nacionais incluídos são Marojejy, Zahamena, Ranomafana, Andringitra, e Andohahela.


Foto: www.musekautas.it


A península de Masoala é extremamente diversificada, devido à sua enorme dimensão e variedade de habitats. No total, o parque protege a floresta tropical, floresta costeira, floresta inundada, pantanal e mangue.


Foto: www.birdguides.com

Foto: www.portalsaofrancisco.com


Três parques marinhos protegem os recifes de coral e uma deslumbrante variedade de vida marinha. São o Tampolo no Ocidente, Ambodilaitry no Sul, e Ifaho no Oriente. Estes estão entre os ambientes marinhos mais interessantes em Madagascar.


Foto: www.wildmadagascar.com


Masoala está entre as regiões mais ricas em biodiversidade. Aí se encontram 50% das espécies de plantas de Madagáscar e mais de 50% das espécies de mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios. 


Foto: www.ethlife.ethz.ch


Mais de 600 espécies vegetais estão listadas no Masoala Uma das espécies interessantes são as plantas carnívoras.


Foto: 1.bp.blogspot.com


A floresta Masoala é um ambiente belo, verde e luxuriante com árvores altas, cipós, plantas de gengibre selvagens, samambaias e orquídeas. 


Foto: panoramio_Nomette


Foto: www.novatravels.350.com


Ao andar na floresta é possível ver centenas de rãs, repteis, bem, como camaleões .


Foto: www.hotelstravelpal.com


Existem 102 espécies de aves, em que mais do que 60% são endémicas.


Foto: ibc.lynds.com_Helmet_Vanga

Foto: wikipedia_Frank Vassen


Entre as 10 espécies de lémures do parque, incluindo o Lemur Vermelho flamboyant Ruffed, que é nativa da península, Quatro espécies de lémures fazem parte da categoria dos primatas mais ameaçadas na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). 


Foto: wikipedia_Frank_Vassen


Todos os anos de julho a início de setembro, centenas de baleias jubarte visitar a Baía Antongil durante a sua longa migração. As águas quentes protegidas da baía fornecer uma reprodução ideal e parto terreno para estes mamíferos magníficos marinhos. 


Foto: imaginetravel.co.uk


Masoala é também a casa para o espetacular Chrysiridia rhipheus. A Rainha-de-madagascar é uma borboleta de cores surpreendentes sendo considerada uma das mais bonita das borboletas nocturnas.


Foto: wikipedia_chrysiridia croesus


O parque pode ser acedido a partir das cidades de Maroantsetra ou Antalaha. As principais trilhas para os visitantes estão em Mangabe Nosy, Tampolo / Ambodiforaha, Cap Est, e uma caminhada de vários dias é possível em toda a península. 


Foto: wikipedia_Frank_Vassen


Antalaha e Maroantsetra oferecem uma grande variedade de acomodações, bem como guias e carregadores para viagens na península. Todas as visitas ao parque devem ser acompanhados por um guia oficial do parque. É uma área excepcionalmente húmida de Madagascar, sendo a altura mais seca do ano de setembro a dezembro. É de evitar os meses de Janeiro a Março por serem a temporada de ciclones. 

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.parcs-madagascar.com/; Panoramio; www.musekautas.it; imaginetravel.co.uk; www.madagascat.co.za; ibc.lynds.com; www.ethlife.ethz.ch; www.wildmadagascar.com ; www.musekautas.it; www.birdguides.com; www.portalsaofrancisco.com ; Outros net

* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: www.madagascat.co.za


"A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol." (Humberto de Campos)

7 comentários:

  1. Além de sábia e justa a natureza é maravilhosa!!!
    Pena que o homem, movido pela ganância ou muitas vezes agindo pela ignorância, vá destruindo a cada instante que passa estes lindos tesouros...
    um beijo
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Gostei desta sua postagem...
    "Quem comenta, também gosta de ser comentado"
    Desejo-lhe uma feliz semana.
    Um abraço cá deste "meu" Algarve - Portugal.
    http://umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Seria maravilhoso poder viajar pelo mundo inteiro existem tantos lugares lindossssssssss pra se conhecer....No entanto ver essas fotos nao deixa de ser um "tipo de viajem"....Obrigada por proporcionar essas lindas imagens.beijocas mil.

    ResponderEliminar
  4. Oi, Maria. Demorei pra chegar, é uma maravilhosa viajem que vc sempre nos proporciona. Sinto falta desse seu espaço! Obrigada por nos mostrar tanta beleza. Quero agradecer por estar sempre presente no blog! Tentei novamente o seu outro blog divagar, más não aparece o texto. Vou tentar por aqui! Bjos.

    ResponderEliminar
  5. Maria, peço por favor, para que se possivel vc entre pelo meu blog e acesse o seu para ver o porquê do erro da página! Obrigada amiga. Consegui apenas ver imagem hoje! Parabéns pelo post da festa de São Jorge. Bjos!

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga, o que aprendo e viajo quando venho ao teu blogue.
    Desconhecia completamente este parque. A minha filha é bióloga isto seria um verdadeiro paraíso para ela :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  7. Sempre tive muita vontade de conhecer Madagascar, tanto por causa dos Lémures (Sifacas) eu acho esses bichinhos uma gracinha. Tem também as Orquídeas, mas isso é outra estória.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...