Todos os anos com a chegada da primavera chegam as flores para alegrar os nossos dias com todo o seu colorido, encanto e perfume.
Hoje vamos divagar pelos pátios de Córdoba que salpicados de flores de todas as cores, são uma visão de beleza e frescura.
Todos os anos no mês de Maio, realiza-se Festival de Pátios de Córdoba, um concurso de pátios onde os participantes abrem gratuitamente os seus quintais para que eles possam ser vistos e apreciados.
Em 1980, os pátios foram declarados um Festival de Interesse Turístico Nacional, tendo sido considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 6 de dezembro de 2012.
Há referências de que já em 1918 teria havido uma disputa entre os pátios, mas o primeiro concurso oficial de pátios foi em 1933, concorrendo nessa altura 16 pátios da cidade.
Todas as primaveras Córdoba explode em flores, com festas especiais durante todo o mês de Maio. O festival inicia-se após o término da Festa das Cruzes Maio (3 de Maio), começando com um desfile conhecido como a "Batalha das Flores".
Para compreender melhor esta competição é importante conhecer um pouco a arquitetura local. Devido ao calor, originado do clima seco, as casas de Córdoba foram construídas com um pátio central. Essa tradição foi mantida ao longo dos anos e persiste ainda hoje em muitas casas. Para manter fresco o ambiente das casas era e são colocados no pátio central muitas plantas e por vezes detalhes com água, como fontes que tornam estes locais ainda mais acolhedores.
A decoração dos pátios foi ganhando vida própria sendo o orgulho dos seus proprietários, assim, uma vez por ano, as suas portas são abertas e todos são convidados a ver de perto os encantos dos pátios das residências da cidade.
Hoje, com as novas construções muitas casas tradicionais desapareceram e com elas os seus pátios. No entanto, os bairros mais antigos mantêm a tradição, estes espaços são compartilhados entre vários vizinhos e estão situados na parte antiga da cidade, nos bairros de Santa Marina, San Andres, San Lorenzo e San Basilio, Old Alcazar, Bairro Judeu, entre outros.
Os pátios oferecem um oásis de flores coloridas, que são ainda enriquecidos com belos mosaicos e cerâmicas, eles também trazem os perfumes clássicos de Córdoba: jasmim e flor de laranja, misturados com uma infinidade de aromas das flores e muitas outras plantas vivas que são trazidas a esse festival da cidade.
Existe uma vasta gama de pátios mas localizado no antigo bairro judeu, nas redondezas da Mesquita de Córdoba, fica um dos pátios mais emblemáticos, o Palácio Viana, um magnífico edifício do século XIV composto por doze pátios diferentes e um fabuloso jardim medieval.
Numerosos conventos e edifícios religiosos em Córdoba têm pátio imperdíveis, entre eles incluem-se a Encarnação, Santa Isabel de los Angeles, Las Capuchinas, Santa Maria, Santa Cruz, Jesus Crucificado, Nuestra Señora de las Nieves, Corpus Cristi e São Pedro Real. Há também o "Círculo da Amizade" e a "Faculdade de Direito" (Departamento Jurídico), na universidade local.
Á profusão de cores e cheiros aliam-se o som e encanto das danças de flamencos, e os sabores tradicionais, tornando assim a festa ainda mais especial.
Com vista a preservar esta tradição e a divulgar a cultura e arquitectura tradicional de Córdoba, o Conselho Municipal entrega anualmente vários prémios aos melhores pátios.
Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.andalucia.com/cities/cordoba/patios.htm; http://www.helloonline.com ; http://www.cordobaturismo.es/; http://www.flickr.com/photos/michalska/4774288547/; http://www.artencordoba.co.uk/; http://www.cordoba24.info/; http://viagens.travel-vacation.org/; http://www.palaciodeviana.com/; TrekEarth; Flickr; Panoramio; Pbase; 1ms.net; outros net
são fabulosos
ResponderEliminar