A Amazónia é uma região na América do Sul, que ocupa a maior parte da Bacia Amazónica. Dos sete milhões de quilómetros quadrados desta Bacia, cinco milhões e meio são cobertos pela floresta tropical, a Floresta Amazónica. Esta região inclui territórios pertencentes a nove países. No Brasil ficam 60 por cento das florestas, seguido pelo Peru com 13 por cento e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Uma área de seis milhões de hectares no centro de sua bacia hidrográfica, incluindo o Parque Nacional do Jaú, foi considerada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Património da Humanidade.
Existem duas alternativas para a etimologia da palavra "Amazónia". Uma das alternativas para o nome do rio "Amazonas" teria sido inspirada nas mulheres guerreiras da Mitologia grega, as amazonas, pelo facto de em 1541 quando o capitão espanhol Francisco de Orellana desceu dos Andes na procura de ouro, ter travado uma violenta luta com uma tribo de índias guerreiras. Existe uma outra etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, que indica ser o nome Amazonas de origem indígena, proveniente da palavra amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba".
A Amazónia é uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras. Vista da céu parece um enorme mar verde.
A dificuldade para a entrada de luz pela abundância de copas das árvores faz com que a vegetação rasteira seja escassa.
O clima é equatorial, quente e húmido, devido à proximidade à Linha do Equador, com a temperatura variando pouco durante o ano e com chuvas muito abundantes. O solo é pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes formado pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos, no entanto este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.
Relativamente à flora, a diversidade de espécies de plantas é a mais alta da Terra, sendo que alguns especialistas estimam que um quilometro quadrado amazónico pode conter mais de mil tipos de árvores e milhares de espécies de outras plantas superiores.
A planta mais famosa da Amazónia é a vitória-régia, sendo esta a sua flor símbolo. Conhecida como a "rainha dos lagos", a vitória régia (Vitoria regia lindl) abre as suas folhas nas águas rasas e sem correnteza, formando uma bandeja redonda verde. Chega a medir de 1m a 1,80m de diâmetro. Foi batizada com este nome por um naturalista inglês para homenagear a rainha Victoria pela sua exuberância. A flor muda de cor com o tempo; no primeiro dia de abertura, os botões são brancos e se tornam rosados no segundo dia. A partir do terceiro dia começa a desabrochar às 17h e completa o ciclo às 21 horas.
A Vegetação da Amazónia não é homogénea, ela é formada por um mosaico de hábitats bastante distintos. A diversidade de hábitats inclui as florestas de transição, as matas secas e matas semidecíduas; matas de bambu (Guadua spp.), campinaranas, enclaves de cerrado, buritizais, florestas inundáveis (igapó e várzea), e a floresta de terra firme.
Existe também uma inigualável biodiversidade, de espécies animais. A região é o lar de cerca de 2,5 milhões de espécies de insetos,26 dezenas de milhares de plantas e cerca de 2 000 aves e mamíferos. Até o momento, pelo menos 40 000 espécies de plantas, 3 000 de peixes, 1 294 aves, 427 mamíferos, 428 anfíbios e 378 répteis foram classificadas cientificamente na região. São vários os animais exóticos aqui existentes, como por exemplo o peixe-boi (de mais de 2 metros de comprimento), a ave guará, o poraquê, e o “peixe elétrico” que consegue libertar uma carga de alta voltagem.
A maior parte da fauna amazónica é composta de animais que habitam as copas das árvores, entre 30 e 50 metros, como por exemplo macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vivem nas florestas tropicais da Amazónia.
Um dos principais afluente da Bacia Amazónica é o rio Amazonas, considerado o rio mais volumoso do mundo. A área coberta pela água no Rio Amazonas e dos seus afluentes mais do que triplica durante as estações do ano. Em média, na estação seca, 110 000 km² estão submersas, enquanto que, na estação das chuvas, essa área chega a ser de 350 000 km². No seu ponto mais largo, atinge, na época seca, 11 km de largura, que se transformam em 45 km na estação das chuvas.
A sua bacia hidrográfica possui a maior diversidade de peixes do mundo, estima-se entre 2500 e 3 mil espécies.
Um dos principais problemas é o desmatamento, quer por empresas madeireiras que se instalam na região para cortar e vender troncos, quer pelos fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas de todo o mundo, pois podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
A Amazónia é uma região que abriga a maior floresta tropical do planeta e a maior biodiversidade da terra. Toda esta rica e exuberante natureza deve ser preservadas para as gerações futuras. A exploração dos recursos da Amazónia deverá ser feita com equilibro e sensatez e de uma forma sustentável, sem destruir a natureza.
Fontes e Fotos: Wikipedi; www.wallpaperswala.com ; vicvapor.com; www.upthejoneses.com ; www.fullhdwpp.com; www.freebestwallpapers.info; www.wallpaperswala.com; 1ms.net; www.hd2wallpapers.com; wallpaperich.com; http://www.atakanamazon.com/; http://www.amazon-rainforest.org/; http://amazonia.org.br/; http://www.amazon-rainforest.org/fauna.html; http://www.wwf.org.uk; http://www.wwf.org.uk/; Luc Viatour / www.Lucnix.be ; outros net.
Não podendo conhecer ao "vivo" todos os incriveis locais do nosso planeta, podemos sempre viajar através de fotografias e de texto. A net é o meu meio de alargar os horizontes, de conhecer sitios muitas vezes longínquos, outras bem mais pertinho, mas sempre locais com uma beleza muito especial e própria que encantam o olhar e ajudam a aliviar a alma das agruras que por vezes me atormentam. O meu sincero OBRIGADO a todos os fotografos que permitem a todos nós divagar.
Por aqui só roteiros maravilhosos!!!!
ResponderEliminarMuitas beijocas, querida!