17/10/2017

HONG KONG - Chi Lin Nunnery




Na nossa viagem a Macau fomos também passar um dia a Hong Kong (ver o resumo do dia AQUI). Já mostrei a nossa visita a Ten Thousand Buddhas Monastery e hoje vou mostrar o nosso passeio ao Chi Lin Nunnery, um grande complexo de templos budistas fundado em 1934 e localizado em Diamond Hill, Kowloon.





No meio de blocos de apartamentos de grande altura e com um cenário de montanha o convento ocupa um espaço de 30.000 metros quadrados oferecendo um retiro tranquilo ao ambiente urbano. O complexo inclui um convento, salões, templos e jardins chineses.




Está organizado em torno de três pátios, dos quais apenas dois estão abertos ao público. Entra-se para o primeiro pátio, através do Shanmen (a "primeira porta" ou "portão de montanha").





O pátio de entrada contém os Jardins paisagísticos de lotus, com quatro grandes lagos, estátuas, rochedos e vários tipos de árvores incluindo árvores bonsai em vasos. 








O Convento Chi Lin foi fundado em 1934, mas foi substancialmente reconstruido num grande projecto envolvendo designers, arquitectos e artesãos tradicionais da China, Hong Kong e Japão, antes de ser aberto ao público em Maio de 2000. Os edifícios atuais são construções de madeira, construídos sem a utilização de quaisquer pregos ou ferro. Esta construção é baseada nas tradicionais técnicas arquitetónicas chinesas que datam da dinastia Tang, usando sistemas de junções especiais cortadas na própria madeira e cavilhas para manter as estruturas de madeira em conjunto e foram apenas utilizados materiais naturais, como argila, pedra e madeira.




Ao longo do pátio existem corredores com colunas e  na extremidade oposta da entrada está o Salão dos Reis Celestiais, lá dentro está a estátua do Buda Maitreya sentado no seu altar e cercado por imagens dos Reis Celestiais. É espetacular mas não é permitido tirar fotografias no interior do Salão.






O segundo pátio (interno) é cercado por cinco salões e tem passagens cobertas em ambos os lados. No lado direito do pátio estão o Ksitigarbha Hall e Hall de Bhaisajyaguru. O Ksitigarbha Hall abriga a estátua do Bodhisattva Ksitigarbha e, no piso superior, o Campanário. O Salão do Bhaisajyaguru, contém a estátua do "Buda medicinal" que contém uma tigela de medicina e flanqueada pelos bodhisattvas de Suryaprabha e Candraprabha (luz solar e luar). À esquerda do pátio estão o Jai Lan Hall e Hall de Avalokitesvara. O Jai Lan Hall (também conhecido como Drum Tower) contém a estátua do Bodhisattva Jai Lin, o "guardião corajoso, vigilante e diligente" dos ensinamentos do Buda. O Salão de Avalokitesvara abriga a estátua de Kwun Yam, a deusa da misericórdia.









Saímos do Chi Lin Nunnery e fomos visitar o jardim que fica em frente, isso ficará para  próximo post.






Fotos: Pessoais
Texto explicativo: Wikipedia; http://www.hongkongextras.com/_chi_lin_nunnery.html


3 comentários:

  1. Magnífico, mas o que chamou muito minha atenção foi a arquitetura original contrastando com o modernismo fantástico do modernismo ao fundo - os arranha-céus!
    Beijinho, Maria!

    ResponderEliminar
  2. Nada melhor que vermos coisas diferentes para amenizar tanta tristeza. Amei
    Obrigada

    beijinhos

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...