Como referi no post anterior, nas minhas férias a S. Petersburgo fomos visitar o Museu Hermitage. Para que o artigo não ficasse muito extenso dividi a informação em duas partes. Hoje deixo a segunda parte da nossa visita:
Museu Hermitage II parte
Continuando a percorrer o Museu ...
Sala Branca
Obra de Alexandr Briullov, era o recinto principal das recepções solenes.
Salão Dourado
Também uma concepção de Alexandr Briullov, este salão tem actualmente uma das maiores colecções de camafeus e entalhes de pedras semipreciosas da Europa, originada por Catarina II.
Boudoir
O acabamento e ornamentação efectuados por Alexandr Briullov em 1841 foram completamente mudados em 1853 por Harald Bosset para um estilo rococó, com abundância de elementos de talha dourada.
Salão Malaquita
Concebido por Alexandr Briullov, a combinação do dourado com a malaquita torna esta sala magnifica.
Sepulcro de prata do Príncipe Alexandre Nevski (1750-1753)
O sepulcro foi encomendado pela Imperatriz Isabel Petrovna. Utilizou-se na sua realização uma tonelada e meia de prata e está adornado com relevos a representar a vida de Alexandre Nevski.
- Pequeno Hermitage
O Pequeno Hermitage deve a sua origem a dois arquitetos: Jean Baptiste Vallin de La Mothe, o autor do projecto e Iuri Velten, que o realizou entre 1764 e 1775.
Relógio "Pavão" (The Peacock Clock)
Adquirida por Catarina II, é uma peça de ourivesaria lindíssima em ouro, prata, bronze e pedras preciosas. Fica na Sala do Pavilhão, no Pequeno Hermitage, data da segunda metade do século XVIII e é uma obra do joalheiro londrino James Coxe. É um relógio mecânico, com um pavão, uma coruja, um esquilo e um galo que se movimentam a determinadas horas.
- Novo Hermitage
Foi o primeiro prédio construído exclusivamente para abrigar obras de arte da colecção do museu. Erguido entre 1842 e 1851 pelo arquiteto Leo von Klenze, foi alterado substancialmente mais tarde por Vasily Stasov e Nikolai Yefimov, a fim de integrá-lo com as construções adjacentes.
Logias de Rafael
Trata-se de excelentes réplicas dos murais de Rafael no Vaticano, são uma das obras mais impressionantes do Novo Hermitage.
Sala das vinte colunas
O interior desta sala reproduz o aspecto de um templo antigo.
Desvão da Pintura Italiana e Espanhola
Chama-se "desvão " devido às particularidades arquitectónicas que consistem do tecto da sala ser transparente e arqueado pelo qual penetra a luz do dia. Estas salas foram projectadas especialmente para expor as enormes telas de pintura italiana e espanhola dos séculos XVI-XVIII. Estão decoradas com vasos, mesas e lampadários de malaquita e pórfiro lapis-lazuli.
Vaso Kolyvan
O Vaso de Kolyvan, foi encomendado pelo czar Nicolau I e feito segundo o desenho do arquitecto A. Mélnikov. O seu nome tem origem na cidade siberiana de Kolyvan, de onde em 1828 foi extraído e lapidado durante 14 anos o bloco de jaspe verde que deu origem a este magnifico vaso. Pesa 19 toneladas, tem uma forma elíptica, com o eixo principal de 4,5 metros e umaa altura de 2,5 metros. A sala onde ele foi colocado foi concluída depois da colocação do próprio vaso, pois não seria possivel de outra forma o vaso ter passado pelos portões de acesso.
O museu é espectacular, mas sendo tão grande apenas deu para visitarmos uma pequena parte. Terminada a visita, saímos para a grande Praça do Palácio.
No centro da Praça do Palácio, encontra-se a Coluna de Alexandre (1830-34), desenhada por Auguste de Montferrand. Em granito vermelho é a mais alta do seu tipo em todo o mundo, tem 47,5 metros de altura e pesa cerca de 600 toneladas. Do lado contrário ao Palácio de Inverno está o Palácio do Estado Maior. Foi desenhado por Carlo Rossi em estilo neoclássico e construído entre 1820 e 1827. Na fachada destaca-se o monumental arco do triunfo, coroado por uma carruagem com seis cavalos além de grupos de guerreiros armados, figuras aladas e baixos-relevos.
Texto explicativo: Wikipedia e livro "O Ermitage" comprado no local
Fotos: Pessoais
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