15/12/2018

Visita ao Museu Hermitage ( São Petersburgo ) II


Museu Hermitage ( São Petersburg )


Como referi no post anterior, nas minhas férias a S. Petersburgo fomos visitar o Museu Hermitage. Para que o artigo não ficasse muito extenso dividi a informação em duas partes. Hoje deixo a segunda parte da nossa visita:

Museu Hermitage II parte



Continuando a percorrer o Museu ...

Sala Branca
Obra de Alexandr Briullov, era o recinto principal das recepções solenes.


Museu Hermitage ( São Petersburg )


Salão Dourado
Também uma concepção de Alexandr Briullov, este salão tem actualmente uma das maiores colecções de camafeus e entalhes de pedras semipreciosas da Europa, originada por Catarina II.


Museu Hermitage ( São Petersburg )

Museu Hermitage ( São Petersburg )


Boudoir
O acabamento e ornamentação efectuados por Alexandr Briullov em 1841 foram completamente mudados em 1853 por Harald Bosset para um estilo rococó, com abundância de elementos de talha dourada.


Museu Hermitage ( São Petersburg )


Salão Malaquita
Concebido por Alexandr Briullov, a combinação do dourado com a malaquita torna esta sala magnifica.


Museu Hermitage ( São Petersburg )


Sepulcro de prata do Príncipe Alexandre Nevski (1750-1753)
O sepulcro foi encomendado pela Imperatriz Isabel Petrovna. Utilizou-se na sua realização uma tonelada e meia de prata e está adornado com relevos a representar a vida de Alexandre Nevski.


Museu Hermitage ( São Petersburg )


  • Pequeno Hermitage
O Pequeno Hermitage deve a sua origem a dois arquitetos: Jean Baptiste Vallin de La Mothe, o autor do projecto e Iuri Velten, que o realizou entre 1764 e 1775. 

Relógio "Pavão" (The Peacock Clock)
Adquirida por Catarina II, é uma peça de ourivesaria lindíssima em ouro, prata, bronze e pedras preciosas. Fica na Sala do Pavilhão, no Pequeno Hermitage, data da segunda metade do século XVIII e é uma obra do joalheiro londrino James Coxe. É um relógio mecânico, com um pavão, uma coruja, um esquilo e um galo que se movimentam a determinadas horas.


Museu Hermitage ( São Petersburg )


  • Novo Hermitage
Foi o primeiro prédio construído exclusivamente para abrigar obras de arte da colecção do museu. Erguido entre 1842 e 1851 pelo arquiteto Leo von Klenze, foi alterado substancialmente mais tarde por Vasily Stasov e Nikolai Yefimov, a fim de integrá-lo com as construções adjacentes.

Logias de Rafael
Trata-se de excelentes réplicas dos murais de Rafael no Vaticano, são uma das obras mais impressionantes do Novo Hermitage.


Museu Hermitage ( São Petersburg )


Sala das vinte colunas
O interior desta sala reproduz o aspecto de um templo antigo. 


Museu Hermitage ( São Petersburg )


Desvão da Pintura Italiana e Espanhola
Chama-se "desvão " devido às particularidades arquitectónicas que consistem do tecto da sala ser transparente e arqueado pelo qual penetra a luz do dia. Estas salas foram projectadas especialmente para expor as enormes telas de pintura italiana e espanhola dos séculos XVI-XVIII. Estão decoradas com vasos, mesas e lampadários de malaquita e pórfiro lapis-lazuli. 


Museu Hermitage ( São Petersburg )


Vaso Kolyvan
O Vaso de Kolyvan, foi encomendado pelo czar Nicolau I e feito segundo o desenho do arquitecto A. Mélnikov. O seu nome tem origem na cidade siberiana de Kolyvan, de onde em 1828 foi extraído e lapidado durante 14 anos o bloco de jaspe verde que deu origem a este magnifico vaso. Pesa 19 toneladas, tem uma forma elíptica, com o eixo principal de 4,5 metros e umaa altura de 2,5 metros. A sala onde ele foi colocado foi concluída depois da colocação do próprio vaso, pois não seria possivel de outra forma o vaso ter passado pelos portões de acesso.


Museu Hermitage ( São Petersburg )


O museu é espectacular, mas sendo tão grande apenas deu para visitarmos uma pequena parte. Terminada a visita, saímos para a grande Praça do Palácio.

No centro da  Praça do Palácio,  encontra-se a Coluna de Alexandre (1830-34), desenhada por Auguste de Montferrand. Em granito vermelho é a mais alta do seu tipo em todo o mundo, tem 47,5 metros de altura e pesa cerca de 600 toneladas. Do lado contrário ao Palácio de Inverno está o Palácio do Estado Maior. Foi desenhado por Carlo Rossi em estilo neoclássico e construído entre 1820 e 1827. Na fachada destaca-se o monumental arco do triunfo, coroado por uma carruagem com seis cavalos além de grupos de guerreiros armados, figuras aladas e baixos-relevos.


Praça do Palácio - St. Petersburg


Arco do Triunfo - Praça do Palácio - St. Petersburg


Texto explicativo: Wikipedia e livro "O Ermitage" comprado no local
Fotos: Pessoais

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...