26/06/2021

Igreja Matriz de Loulé ou Igreja de São Clemente




Um dos principais ex-libris do concelho de Loulé é a sua Igreja Matriz, a Igreja de São Clemente. Artisticamente, a igreja é um dos mais importantes monumentos medievais algarvios, na medida em que mantém a sua traça primitiva geral. É de destacar o portal principal de três arquivoltas e com capitéis vegetalistas, constituindo um dos poucos exemplares góticos da região. É ladeado por duas pequenas frestas e encimado por um óculo.




É uma igreja gótica, cujas origens remontam à segunda metade do séc. XIII. Foi construída no local da antiga mesquita de al-Ulya. No topo Norte do conjunto, encontra-se a velha torre-alminar da mesquita, cristianizada em torre sineira da igreja.




Apresenta planta longitudinal de 3 naves, com capelas laterais e capela-mor rectangular ladeada de 2 absidíolos, rectangular e poligonal, com os quais comunica por arcos laterais. O interior recebe luz pelas janelas das naves, óculo da fachada principal e janela geminada da cabeceira. As naves são divididas por colunas que recebem os arcos quebrados portantes dos tectos em madeira.





No início do século XVI foram construídos cinco retábulos, destacando-se o da capela das Almas, cuja pintura figurativa foi contratada com Benaventura de Reis, em 1698 e acrescentadas duas capelas laterais: a de São Brás, que possui um arco de entrada que conjuga elementos decorativos manuelinos com outros proto-renascentistas, e a capela de Nossa Senhora da Consolação, que tem uma abóbada de nervuras.





São vários os motivos de interesse desta igreja, como a qualidade dos retábulos da capela-mor, da Capela de São Brás e da Capela das Almas, todos datados da primeira metade do século XVIII. De salientar ainda o conjunto de azulejos setecentistas da Capela de Nossa Senhora da Consolação e da Capela das Almas.









Texto explicativo: https://www.visitalgarve.pt/, http://www.patrimoniocultural.gov.pt/, http://www.monumentos.gov.pt/
Fotos: Pessoais


9 comentários:

  1. Muito linda a igreja e bem mostrada nas tuas fotos! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. Mais uma belíssima publicação!! :)
    .
    Sonhei ser o calafrio do momento ...
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana..

    ResponderEliminar
  3. Lleva muchos siglos desde qyue la construyeron y para satisfacción de su población, se mantiene bastante bien.

    Besos

    ResponderEliminar
  4. Que beleza de arquitetura Maria, com toda historiação feita por você.
    Que bom que esteja preservada contando historias.
    Ótima partilha amiga.
    Grato por mais esta viagem.
    Beijo de paz.

    ResponderEliminar
  5. Maravilhosas fotos, um lugar cheio de riquezas culturais. Fico só pensando o tempo de existência desta igreja, fantástico! Grata por compartilhar!
    Beijinhos,
    Valéria

    ResponderEliminar
  6. Kauniita kuvia :) ja terveisiä Suomesta !

    https://neljanvuodenajanvalokuvia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria, mais uma de suas excelentes reportagens fotográficas da qual gostei muito.
    As fotos são muito bem tiradas, muito bonitas.
    A postagem é, sem dúvida, uma boa contribuição para a cultura.
    Um bom final de semana, com saúde para toda sua família.
    Parabéns, amiga Maria.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. A través de tus fotos puedo conocer y apreciar tan maravilloso lugar. Es una iglesia muy bonita. Que sigas teniendo una buena semana. Besitos!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...