09/10/2021

Mosteiro de Santa Cruz - Coimbra



Olhares das nossas últimas férias em Coimbra.

    Visitando o ....

Mosteiro de Santa Cruz





O Mosteiro começou a ser construído a partir de 1131 com o apoio de D. afonso Henriques, tendo as suas obras prolongado-se por quase um século. Foi fundado pelo Arcediago D. Telo, D. João Peculiar e S. Teotónio (primeiro Prior do Mosteiro e primeiro Santo de Portugal) e outros religiosos, que adotaram a regra dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. O primitivo edifício do mosteiro e igreja de Santa Cruz foram um projeto de autoria do mestre Roberto, conceituado artista do estilo românico. A partir de 1507, o rei Manuel I de Portugal ordenou uma extensa reforma, reconstruindo e redecorando o mosteiro e a sua igreja. Hoje já pouco existe da construção românica original.




A igreja, o claustro e as capelas foram reconstruídos no séc. XVI, de acordo com um plano de Diogo de Boitaca. No século XVIII instalou-se um novo órgão, em estilo barroco, obra do espanhol Manuel Gomes Herrera (autor do instrumento musical) e Francisco Lorete (caixa em madeira entalhada).





Na capela-mor encontram-se os túmulos dos dois primeiros reis de Portugal, D. Afonso Henriques e seu filho D. Sancho I. Os túmulos estão decorados com várias estátuas e elementos gótico-renascentistas, além dos símbolos de D. Manuel I, a esfera armilar e a cruz da Ordem de Cristo.




Sacristia é um exemplar típico do estilo maneirista, construída entre 1622 a 1624 por Pedro Nunes Tinoco. Está decorada com azulejos seiscentistas e possui quadros notáveis de dois dos melhores pintores quinhentistas portugueses: Grão Vasco e Cristóvão de Figueiredo. Encontram-se guardadas, em relicários de prata, as relíquias de alguns santos, como S. Teotónio e os Mártires de Marrocos.





No Coro alto o magnifico cadeiral, é um dos raros da época manuelina ainda existentes no país e deve-se, ao entalhador flamengo Machim, que o instalou na capela-mor (1513), tendo a obra sido prosseguida por João Alemão (1518) e, mais tarde (1531), pelo escultor francês Francisco Lorete.




A sala do capítulo, manuelina, construída por Diogo Boitaca entre 1507 e 1513, possui uma capela maneirista de São Teotónio, datada de cerca de 1588 e de autoria de Tomé Velho. Nessa capela se encontram os restos do fundador do mosteiro, canonizado já no século XII.




Junto à Sala do Capítulo está o "Claustro do Silêncio", obra de Marcos Pires construída entre 1517 e 1522, tendo abundante decoração manuelina. Existem várias capelas no claustro e num dos cantos encntra-se a Fonte de Paio Guterres. Ao centro do relvado está uma linda fonte do século XVII.





9 comentários:

  1. Bom dia de sábado, querida amiga Maria!
    Um lindo mosteiro para se estar na paz de Cristo.
    Os claustros são lugares místicos.
    Não dá para explicar tudo que acontece no 💙 dos que buscam a Deus.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
  2. Amei a publicação... Magistral! :)
    -
    Queria ser ...
    -
    Votos de um excelente fim de semana. Beijos

    ResponderEliminar
  3. seu antigo seguidor está aqui para parabenizar sobre e a postagem e convidar para também botar a boca no mundo, quanto ao conteúdo do nosso blog HUMOR EM TEXTOS: "Queremos menstruar, queremos menstruar, queremos menstruar!!!".
    Passamos de todos os limites.
    Um abração carioca.

    ResponderEliminar
  4. Hello Maria,
    Wonderful pictures of the church. Great tio get a look inside.
    Your last two pictures are very nice too.

    Greetings, Marco

    ResponderEliminar
  5. Nos has facilitado una buenas fotografías y una gran información.

    Hace ya unos años que estuve en esta ciudad.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. Здравствуйте, Мария! С удовольствием прочитала Ваш пост о замечательной архитектуре. Впечатляет!

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria, importante e maravilhosa partilha, principalmente para portugueses e brasileiros, que nos mostra não apenas o histórico de Coimbra, mas as fotos da arquitetura dessa cidade legendária, que para nós, do outro lado do Atlântico, sempre foi um sinônimo de cultura especialmente a cultura jurídica.
    Bravo, amiga Maria!
    Uma ótima semana.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Hola Maria! Muy buenas fotos de tan bonito lugar, lleno de historia y religión. Que sigas teniendo una buena semana. Besos!

    ResponderEliminar
  9. Olá, Maria, que arquitetura maravilhosa, arte por todos os lados!
    Maravilha são essas férias! Tenho a maior simpatia por Coimbra e essa sua postagem, amiga, arrasou!!
    Aplausos!!
    Um beijinho, uma boa semana!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...