30/04/2022

Passeando por PENICHE




Com o tempo bom e para sair da rotina diaria, eu e o meu marido, gostamos de aproveitar pelo menos um dos dias do fim de semana para sair, conhecer outros locais, ou apenas rever sitios que nos são especiais. Geralmente vamos bem cedo, passeamos, vimos os pontos de interesse, eu tiro as minhas fotos habituais e aproveitamos para almoçar num dos restaurantes da região.

Hoje deixo alguns olhares de mais um desses nossos passeios, desta vez por:


Peniche





Começámos por visitar o ponto mais extremo da península de Peniche, o Cabo Carvoeiro. Este cabo, é o mais ocidental da costa continental portuguesa a norte do Cabo da Roca. O tempo estava excelente e a oeste avistava-se bem o pequeno arquipélago das Berlengas.




A zona envolvente apresenta uma grande variedade de falésias calcárias fortemente erodidas e campos de lapiás (campos de rochas, isoladas entre si por canais que as sulcam, e cuja formação é produzida pela dissolução superficial de rochas calcárias ou dolomíticas). É uma paisagem datada essencialmente do Jurássico inferior (entre os 200 e os 180 milhões de anos). A vista sobre o mar e as ilhas Berlengas é absolutamente deslumbrante.




No oceano junto ao cabo, encontra-se a Nau dos Corvos, um enorme rochedo cuja forma faz lembrar uma grande nau semi-naufragada, que é frequentada normalmente por corvos-marinhos-de-crista (embora longe, através da nossa maquina fotográfica, ainda deu para os observarmos).





No local foi erguido o farol do Cabo Carvoeiro, que entrou em funcionamento em 1790, sendo um dos mais antigos da costa portuguesa. Situa-se a uma altitude de 57 metros acima do nível do mar, e tem uma altura de 27 metros.





Nos meus passeios não podem faltar os olhares que vou conseguindo capturar da natureza.




Do Cabo Carvoeiro seguimos para a vila de Peniche, parando no Miradouro da Cova de Dominique, para apreciar mais uma vez toda a grandeza do oceano.




Peniche é a cidade mais ocidental da Europa Continental, estando implantada numa península com cerca de 10 km de perímetro.




Destaca-se o Forte de Peniche - A ideia de construir um baluarte para proteger Peniche dos piratas, começou em 1557, com um projecto sob a responsabilidade de D. Luís de Ataíde, conde de Atouguia. As obras foram no entanto interrompidas e a fortaleza só acabou por ser concluída em meados do século XVII. Desempenhou um papel fundamental na defesa da costa atlântica, destacando-se a sua importância durante as Invasões Francesas e as Guerras Liberais. Entre 1934 e 1974 o Forte de Peniche foi transformado em prisão política. Atualmente abriga o Museu da Resistência e da Liberdade.






Após almoçarmos um delicioso peixe bem fresco, num dos muitos restaurantes que ficam na Av. do Mar, em frente ao Clube Naval, regressámos a casa. Foi um dia fantástico!





Fontes explicativas: Wikipédia; https://turismodocentro.pt/; http://www.patrimoniocultural.gov.pt/
Fotos: Pessoais


10 comentários:

  1. Um passeio maravilhoso e fotos deslumbrantes!
    Adorei@ beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Uma bela decisão de vocês Maria. Um fim de semana com novos olhares e ou rever coisas belas. Gostei destes olhares por Peniche e deu vontade comer aquele peixe sequinho com uma cerveja.
    Grato pela partilha Maria.
    Um bom lindo fim de semana para vocês.
    Beijo amiga

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela partilha de mais uma publicação magistral!:)
    -
    Coisas de uma Vida...

    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Hay que dejar un espacio de tiempo para viajar. El lugar es muy recomendable y muy vallas las fotografías.

    Besos

    ResponderEliminar
  5. Olá MariA!

    Sua postagem é uma verdadeira viagem a meus olhos. Amei ler e ver.
    Desejo-lhe uma semana iluminada.
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, Maria
    Que lugar lindo, viajar é bom demais. As vezes, também vou a praia bem cedinho com o esposo e depois almoçamos por lá, passear faz um bem enorme. Bjs querida.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Maria, Peniche, viajei um pouco com o casal e gostei muito de tudo que vi.
    Uma bela reportagem fotográfica. Parabéns, amiga.
    Uma boa semana, com saúde para toda a família.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  8. It’s a nice way to start your day early and then get relaxed to have lunch on weededs.. Soft light of the morning is good for photographing, too. I love sea-scape. The happy faces of the two of you, Maria, made me happy, too. Thanks for sharing this lovely tour.

    Yoko

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito dessa costa, penso que toda a zona costeira de Lisboa a Peniche contém praias muito bonitas e são muito agradáveis para fins de semana com bom tempo, sem necessidade de se fazer muitos kms.
    Um beijinho e bom fim de sememana

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito dessa costa, penso que toda a zona costeira de Lisboa a Peniche contém praias muito bonitas e são muito agradáveis para fins de semana com bom tempo, sem necessidade de se fazer muitos kms.
    Um beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...