21/05/2022

Visitando o Santuário de Cristo Rei em Almada




Ainda não tínhamos ido conhecer e era uma falta imperdoável, por isso fomos visitar ... 

O Santuário Nacional de Cristo Rei





O Santuário Nacional de Cristo Rei ou, simplesmente, Cristo Rei, é um santuário e monumento religioso dedicado ao Sagrado Coração de Jesus localizado na freguesia do Pragal, no município de Almada. A inspiração para a sua construção proveio de uma visita feita em 1934, ao Cristo Redentor, existente no Rio de Janeiro, no Brasil, pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira. A primeira pedra da construção do monumento foi lançada em 18 de Dezembro de 1949, após o fim da guerra, tendo sido inaugurado a 17 de Maio de 1959.




Ergue-se num local alto, sobranceiro ao rio Tejo e está a uma altitude de 133 metros acima do nível do rio. O monumento do Cristo Rei de braços abertos voltado para a cidade de Lisboa, tem no seu conjunto total 110 metros de altura, sendo que, o pedestal mede 82 metros e a estátua 28 metros. A imagem do Cristo Rei é da autoria do escultor Mestre Francisco Franco de Sousa e o pedestal foi projetado pelo arquiteto António Lino.




Logo na entrada do santuário encontra-se o edifício de acolhimento que foi inaugurado em 1996 e foi projetado pelo arquiteto Luís Cunha. Perto do edifício está a estátua da Beata Maria do Divino Coração que foi inaugurada em 2019. Seguimos em frente e vamos dar a um enorme espaço amplo, no qual existe estacionamento, um parque de merendas, zonas verdes, café e loja de lembranças. A ligar o edificio de acolhimento e o mumento do Cristo Rei está a Alameda Pio XII, com a sua estátua logo no ínicio e ladeada de 8 pérgulas, nas quais se encontram colunas de música que vão emitindo canto gregoriano e música clássica.





Chegamos na altura da abertura do Santuário, o que foi excelente, pois evitámos as filas para a subida ao terraço do Cristo Rei. Por cima da Porta principal encontra-se a frase de Jesus: "Eu sou a porta", indicando assim que Ele mesmo é o caminho para se chegar a Deus Pai. Por cima está um escudo oval alusivo às doze promessas que Jesus fez a Santa Maria Alacoque no sec. XVIII.




A subida faz-se de elevador, no topo antes de sairmos para o terraço, para além da loja de lembranças, encontra-se a Capela dos Confidentes do Sagrado Coração de Jesus, inaugurada em 2008. Por debaixo da mesa do altar, estão as relíquias de São João Eudes, de Santa Margarida Maria Alacoque, de Santa Faustina Kowalska e da Beata Maria do Divino Coração Droste zu Vischering.




Em todo o terraço bem como no sopé da imagem, podemos admirar painéis de azulejos alusivos a passagens bíblicas. No pedestal da imagem, por debaixo dos pés do Cristo Rei, está a frase “Deus é amor” escrita em 16 línguas.




O tempo estava excelente, o que permitiu usufruir de uma vista panorâmica absolutamente espectacular.





Descemos e ainda dentro do monumento, fomos visitar a Capela de Nossa Senhora da Paz, da autoria do Arquitecto António Lino, que contém as imagens de Nossa Senhora e do Sagrado Coração de Jesus,  obras da autoria respectivamente do Mestre Leopoldo de Almeida e de Marcos Augusto Dueñas, a Capela do Santíssimo, cujo frontal do Sacrário é composto por dois quadros pintados a óleo, o principal alusivo ao Apocalipse de São João, encontrando-se por cima um quadro triangular referente à Hora Santa e a Sala da Misericórdia, na qual por cima do altar se encontra uma enorme obra alusiva a nossa Senhora da Misericórdia, à esquerda do altar está a imagem de Nossa Senhora e à direita uma imagem de São José.




Saímos para o espaço exterior,  no amplo miradouro mesmo em frente à entrada principal do monumento, encontra-se a Cruz Alta, oferecida em 2007 pelo Santuário de Fátima onde esta se encontrava desde 1951, tendo sido retirada devido à construção da Basílica da Santíssima Trindade. A Cruz tem de um lado um coração que representa a revelação do amor de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque e do outro uma âncora oferecida pela Marinha Portuguesa. As 3 peças (cruz, ancora e coração) representam as Virtudes Teologais: Fé, Esperança e Caridade. Lateralmente existe também uma escultura em ferro de um barco, que representa o chamamento de Jesus a todos os que o queiram seguir.




Na base da Cruz Alta, virada para o Cristo Rei, está uma escultura com cerca de 4 metros de altura, do Imaculado Coração de Maria com um terço nas mãos.




Devido ao aumento de pessoas que procuram o Santuário e dado que a Capela de Nossa Srª da Paz só comporta cerca de 200 pessoas, foi necessário construir o Pavilhão do Rosário, que foi inaugurado em 2016 e tem capacidade para 750 pessoas sentadas. Junto ao Pavilhão está uma escultura alusiva à queda do Homem e a Maria, a nova Eva, Mãe da Salvação.




O Santuário do Cristo Rei, é realmente um espaço muito especial, com uma incrível vista panorâmica de 360 graus. Valeu a pena ir conhecer!


Após a visita fomos almoçar no restaurante "Oficina do Petisco" no Mercado da Romeira, um local bem interessante, onde se recuperou e adaptou um armazem industrial abandonado, para oferecer vários espaços de restauração.




Foi um dia fantástico!

Texto explicativo: Wikipédia; https://cristorei.pt/

12 comentários:

  1. Olá, querida Maria, que fantásticas essas esculturas, a do Cristo está monumental pela altura, pomposo!
    A Igreja...muito linda.
    A Oficina do Petisco...linda, lugar ótimo. 😁😄😆 dá me dando fome...rs
    Um ótimo fim de semana pra vocês!
    Beijinho, Maria!

    ResponderEliminar
  2. Um belo passeio em dia bonito para extrair toda beleza e encanto do lugar. Adorei ver estes monumentos. Belas informações sobre a cidade.
    Grato por apresentar e partilhar.
    Beijo e bom fim de semana Maria

    ResponderEliminar
  3. Já visitei mais que uma vez mas já faz algum tempo que não visito. Talvez ins 15 anos sem visitar. Decerto que está um pouco diferente.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Hello Maria,
    Very nice shots.
    So very nice to see these wonderful places. Shot 3 is great to see that statue so close with the blue sky. And a nice bridge and what a cozy restaurant.
    I see your husband will start to eat...hihi..!! Very nice!!

    Many greetings and hug,
    Marco

    ResponderEliminar
  5. Merece la pena visitarlo y sobretodo teniéndolo cerca.
    Besos

    ResponderEliminar
  6. Que rico passeio! Adorei conhecer cada um desses detalhes e desses espaços, através do seu olhar! Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Olá! Adorei viajar em imaginação pelos belos lugares compartilhados. Um belo passeio em dia lindo que TB TB satisfez ao leitor. Grata pela partilha. Abraços

    ResponderEliminar
  8. Bonito esse santuário.
    Não o visitei ainda.
    Vi longe, a imagem linda
    De Cristo noutro Calvário.
    De ser extraordinário
    O passeio em tal lugar
    Aqui vens a divulgar
    Ponto turístico importante
    Que o pobre viajante
    Não se liga em o visitar.

    Parabéns pela postagem, Maria! Deus seja louvado. Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
  9. Já lá fui à muitos anos. Mas a ver pelas imagens o espaço está bem diferente.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  10. Nada más entrar en tu espacio y ver ese Cristo, he creído que era el de Brasil, pero he comprobado que no hay que viajar tan lejos para poder disfrutar de un maravilloso monumento. Adoro al Corazón de Jesús.
    Tomo nota del sitio donde se encuentra por si vuelvo a Lisboa, ya he estado en más de una ocasión pero nunca me he acercado a Almada.
    Me alegro de que hayas disfrutado de ese día.
    Cariños.
    kasioles

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...