20/08/2022

Passeando pela vila Medieval de Óbidos





Olhares de mais um dos nossos passeios de fim de semana:


Visita à bela Vila Medieval de Óbidos



Já conhecíamos esta histórica e encantadora vila, que se situa no distrito de Leiria no centro da região oeste, mas é sempre um prazer voltar a percorrer as suas típicas ruas, admirar as casas brancas tantas vezes enfeitadas de flores, apreciar o seu belo artesanato e beber a famosa Ginja de Óbidos num copo de chocolate. A aventura começa ao entrarmos pela "Porta da Vila" para o interior das suas muralhas.


           

Passear pelas suas ruas é como fazer uma viagem no tempo, vamos encontrando belos recantos e edifícios que nos lembram o passado, como a "Torre de Maneys". Esta  interessante casa, teve a sua origem no século XVI.  Foi comprada e restaurada no século XX sendo hoje um hotel. Está localizada junto à Igreja da Misericórdia (antiga Capela do Espírito Santo) e à Igreja de Santa Maria que fica no patamar superior.




Praça de Santa Maria
Localizada no centro histórico de Óbidos, concentram-se nesta emblemática praça diversos monumentos tais como: A Igreja Matriz - a Igreja de Santa Maria (O templo atual data do século XVI e foi construído por iniciativa da rainha D. Leonor, esposa de D. João II), o Chafariz Real (século XVI), o Solar dos Aboins (atualmente é o posto dos Correios), o Telheiro da Vila (reconstruido no século XVI, sofreu obras no século XIX e foi Mercado da Vila ate meados do séc XX), o Pelourinho (erigido em 1513), o Museu Municipal (edifício maneirista e barroco, construído no início do século XVII).




Casa-Museu do Arco da Cadeia
Já tinha visitado Óbitos anteriormente e nunca tinha reparado nesta interessante casa. A sua construção remonta aos séculos XIV/XV. Inicialmente assumiu as funções de cadeia e de Paços do Concelho. Foi adquirida em 1958 pelo pintor Abílio de Mattos e Silva tendo sido após a sua morte, doada pela viúva Maria José Salavisa, à Câmara Municipal do Óbidos. Pode ser visitada mediante marcação.




Livraria de Santiago
Está instalada na antiga Igreja de São Tiago. A igreja tinha sido construída em de 1186, por ordem de D. Sancho I, foi completamente destruída pelo terramoto de 1755, sendo reconstruída em 1772. Deixou de prestar culto desde os anos 80 e em 2011, estando a precisar de uma intervenção surgiu a ideia de ser aquele espaço utilizado para uma livraria. Foi uma forma de restaurar e recuperar o edificio, utilizando programas de apoio monetário, que exigiam para tal, a criação de uma atividade económica.




Igreja de S. Pedro

Igreja medieval, com elementos de estilo barroco e neoclássico, foi fundada nos séculos XVII-XIX e reconstruida após o terramoto de 1755, mantendo apenas da construção inicial vestígios do antigo pórtico gótico da fachada, o altar em talha dourada e a torre com escadas em espiral. Encontra-se aqui sepultada a pintora Josepha de Óbidos e o Padre Francisco Rafael Malhão.




É sempre muito agradável percorrer as muralhas e ameias do castelo, lá do alto, vamos admirando a vila e as paisagem ao longe.



                

Para finalizar ficam alguns olhares bem coloridos das suas tradicionais e lindas ruas.




                

Se pretender saber mais informações sobre esta romântica Vila pode visitar o post que fiz anteriormente "Óbidos uma Romântica Vila Medieval"




Vale a pena visitar e revisitar, a encantadora Vila de Óbidos!


9 comentários:

  1. Olá, querida Maria!
    Eu imagino um passeio por essas ruazinhas românticas, que delícia seria!
    Adoro ver a idade Medieval com suas construções fortes, sua atmosfera florida,
    que mais parece cheia de sonhos!
    Aplausos, amiga!
    Um lindo fim de semana,
    beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por partilhar connosco esta bonita Vila, através de imagens! Amei:)
    -
    A vida, é como uma janela aberta ...

    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Bellas imágenes del principio hasta el final.
    Besos.

    ResponderEliminar
  4. Eu aqui imaginando e sonhando com um passeio por esta ruazinhas românticas e os edifícios cheios de história com sua peculiar e bela arquitetura
    Um feliz domingo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não me importava de dar umas voltinhas por aí!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Adoro Óbidos, pertença da Casa das Raínhas de Portugal.

    As fotos estão muito bonitas, parabéns !

    Esta vila faz parte das que eu visito sempre que possível: as outras são Monsaraz, Marvão, Piódão.

    Beijinho , minha amiga, boa semana :)

    ResponderEliminar
  7. Hello Maria,
    Great to walk around this small city. It looks so very nice and very cozy.
    Your pictures are very well taken. So I got a look around of that place.

    Many greetings and hug,
    Marco

    ResponderEliminar
  8. É mesmo bela esta vila Medieval de Óbidos, já visitei algumas vezes .
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. No me extraña nada que hayas vuelto a visitarla por segundo vez, porque merece la pena por su belleza, por su historia, por sus murallas y puertas, por su arquitectura urbana y por sus pintorescos rincones.
    He disfrutado mucho viendo tu excelente reportaje, ya que me encantan las ciudades del medievo. Gracias.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...