03/12/2022

Visitando a Barragem do ALQUEVA (Alentejo)




Há já algum tempo que o meu marido falava que gostava de ir conhecer a Barragem do Alqueva e as localidades ao seu redor. Este ano em Outubro fomos então fazer umas mini férias no Alentejo.

Passeio até à Barragem do Alqueva e seus arredores


Abrangendo 5 concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal, a Barragem do Alqueva, é conhecida como o Grande Lago, devido à sua enorme albufeira de 250 km2.  É o maior reservatório artificial de água da Europa Ocidental.

Locais que visitámos:

❇️ Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz, passou a cidade em 2004 e é sede do município de Reguengos de Monsaraz  pertencendo ao distrito de Évora. O município está subdividido em 4 freguesias: Campinho, Corval, Monsaraz e Reguengos de Monsaraz.

É conhecida principalmente pelos seus famosos vinhos alentejanos, pelo típico artesanato e pelo seu espólio megalítico. De salientar ainda a ampla e linda Praça da Liberdade, a Igreja Matriz de Santo António e o Parque da cidade.




❇️ Centro Histórico da Herdade do Esporão

O Centro Histórico da Herdade do Esporão é composto por uma porta fortificada em arco, com uma escada em caracol pela qual se acede ao terraço defensivo, pela Ermida de Nossa Senhora dos Remédios e pela Torre ou Castelo do Esporão, erguida pelo Morgado D. Álvaro Mendes de Vasconcelos, entre os anos 1457 e 1490.




❇️ Monsaraz

Situada no cimo de uma colina e rodeada de muralhas, a vila medieval de Monsaraz, tem uma vista magnifica sobre a imensa planície alentejana e a albufeira da Barragem de Alqueva. 




O Castelo de Monsaraz domina a vila, ficando localizado no seu ponto mais alto. O acesso ao interior muralhado pode ser feito através de quatro portas: a Porta de Évora, a Porta da Cisterna ou Porta do Buraco, a Porta da Alcoba e a a Porta da Vila por onde nós entrámos. Seguimos pela Rua de Santiago e fomos passeando por várias travessas. Foi super agradável percorrer as suas lindas e estreitas ruas em pedra, ladeadas de casas brancas e lindos recantos.




Percorremos depois a sua rua principal, a rua Direita, onde se encontram vários alojamentos locais, restaurantes e lojas de artesanato. Outros pontos de interesse são ainda: a casa da Inquisição, o Largo Dom Nuno Álvares Pereira onde se encontra a Igreja Matriz da Nossa Senhora da Lagoa, o Pelourinho de Monsaraz e em frente a igreja da Misericórdia.

Após a visita seguimos para o local onde íamos ficar alojados.


❇️ Herdade dos Delgados

A Herdade dos Delgados, localiza-se a cerca de 2 km de Mourão, de frente para Monsaraz e é um local encantador junto à albufeira do Alqueva. O ambiente era muito agradável e tranquilo, o quarto moderno e espaçoso ficando de frente para a albufeira do Alqueva e o seu pessoal simpático e profissional. Adorámos a estadia e recomendamos.




Os animais que por lá circulavam




O entardecer e anoitecer na Herdade dos Delgados




❇️ Praia Fluvial de Mourão

A apenas 5 minutos de carro da Herdade fica a bela Praia Fluvial de Mourão. No primeiro dia da nossa chegada fomos até lá para observar o pôr-do-sol, foi absolutamente fantástico.




❇️ Vila de Mourão

Mourão é uma pequena vila situada nas margens do Alqueva. De salientar nesta vila o Jardim da Praça Pública, a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, a Igreja da Santa Casa da Misericórdia, o Parque de Merendas com uma linda Praia Fluvial e o seu altaneiro Castelo, do qual se tem uma vista panorâmica incrível.




❇️ Cromeleque do Xarez/Xerez (monumento megalítico)

Localizava-se originalmente a cerca de 5 km a Sul de Monsaraz, em frente ao monte do Xerez, devido à construção da barragem do Alqueva, teve de ser transferido do seu local original para as imediações do Convento da Orada, na aldeia do Telheiro em Reguengos de Monsaraz.

Construído entre os inícios do 4º milénio e meados do 3º milénio A.C., é constituído por 55 menires de granito, com uma altura que varia entre 1,20 metro e 1,50 metro, dispostos à volta de um grande Menir central de cerca de 4 metros de altura.




❇️ Praia Fluvial de Monsaraz

Possuindo excelentes infraestruturas, a bela praia fluvial de Monsaraz fica inserida na albufeira do Alqueva, a cerca de 3 Km do Cromeleque do Xarez e a 5 Kms da vila de Monsaraz.




❇️ Anta 2 do Olival da Pega

Esta Anta faz parte do conjunto Megalítico do Olival da Pega, datado de 3500 a 3000 a.C. que é composto pelas Antas 1 e 2. A Anta 2 é constituída por uma câmara de planta poligonal e um longo corredor com 16 metros. Segundo estudos arqueológicos, faz parte de uma necrópole coletiva com quatro áreas funerárias anexas, para além do dólmen. Nas escavações arqueológicas realizadas em ambas as antas, foi encontrado um vasto espólio, do qual faziam parte por exemplo: elementos de adorno (contas de colar, alfinetes de cabelo em osso), recipientes cerâmicos completos, mós manuais, artefatos de pedra polida, 123 lâminas, pontas de seta, alabardas, punhal de cobre, conjunto de placas de xisto gravadas.




❇️ Menir da Rocha dos Namorados

Localizado na na freguesia do Corval, o menir é constituído por um bloco de granito natural, com cerca de mais de dois metros de altura, que apresenta uma forma semelhante à de um cogumelo ou de um útero. Esta rocha está associado um secular rito pagão de fertilidade, que consiste em: as raparigas em idade de contrair matrimónio, íam consultar a rocha (como se de um oráculo se tratasse), para saberem quanto tempo ainda falta para se efectivar o casamento. Para esse efeito atiram para cima do menir, uma pedra. Se essa pedra não ficar em cima da rocha e cair ao solo, representa que têm de esperar mais um ano para o casamento. Esta consulta à rocha dos namorados, era feita geralmente na Segunda Feira de Páscoa.




❇️ Destilaria Sharish Gine

Seguimos até à Destilaria Sharish Gine não podemos visitar pois já tinha passado a hora das visitas, mas deu para comprarmos um excelente gin.


❇️ Campinho

É uma pacata e típica aldeia ribeirinha do Alqueva no concelho de Reguengos de Monsaraz. De salientar na aldeia a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, que não deu para ver o seu interior pois estava fechada e um belíssimo e amplo Parque de Merendas, com todas as condições e mesmo junto às margens do grande Lago do Alqueva.




❇️ Passámos pela Marina da Amieira, o principal ancoradouro do Alqueva e seguimos até Espanha indo a Villanueva del Fresno. Como era Domingo estava tudo fechado, mas deu para passear pela localidade.




❇️ Vila Medieval de Portel

A dominar a vila está o seu imponente Castelo, cuja construção foi iniciada por D. João Peres de Aboim em 1261. Exteriormente, o Castelo de Portel estava bem preservado e os espaços envolventes eram muito agradáveis, tendo-se lá do alto uma vista espetacular. Tivemos pena de não poder visitar o seu interior, mas estava fechado para obras de restauro.




Junto ao Castelo, está a Praça de Dom Nuno Alvares Pereira e nela se encontram a sua estátua, o interessante edifício da Câmara Municipal, a Igreja da Misericórdia e a Capela de Santo António. Ainda passámos pela Igreja Matriz e pelo Parque que fica na parte de trás, o Parque da Matriz, onde se encontra o nome da vila em grandes letras ornamentais, o que permite uma foto espetacular com o castelo e as casas da encosta como fundo.




❇️ Barragem do Alqueva

Situada no rio Guadiana, é uma barragem em arco, com uma altura de 96 metros acima da fundação e um comprimento de coroamento de 458 metros. Foi construída com o objectivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia eléctrica. Junto dos muros da barragem encontra-se uma frase em enormes letras de metal "On a clear day you can see forever", obra do artista João Louro.




❇️ Moura

É uma cidade tranquila com encantadoras ruas floridas. De salientar o Jardim Doutor Santiago, a Igreja matriz de São João Batista e o Castelo de Moura. O Castelo remonta ao séc. XIII erguendo-se em posição dominante sobre a vila. No seu interior, localizam-se as ruínas do Convento de Freiras Dominicanas de Nossa Senhora da Assunção (abandonado desde 1875), uma torre de menagem retangular, onde se encontra instalado o Núcleo de Armaria, um museu com uma importante coleção de punhais, pistolas e espadas, podendo-se depois subir ao topo da torre, a vista é soberba e uma torre circular sobre a qual se acrescentou um relógio.




❇️ São Marcos, Corte do Pinto e Mina de S. Domingos

No último dia das nossas mini férias, fizemos o chek-out no hotel e rumamos um pouco mais para sul, passando por São Marcos na freguesia de Nova de S. Bento e terminando a viagem na Corte do Pinto, aldeia onde temos a casa que era dos meus avós. No final da tarde fomos ver o pôr do Sol na Praia Fluvial da Tapada Grande na Mina de S. Domingos e no dia seguinte voltámos para Lisboa.




Foram umas mini férias super agradáveis!

Texto explicativo: Wikipédia; https://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/; https://arqueologia.patrimoniocultural.pt/; http://www.monumentos.gov.pt/; https://www.cm-portel.pt/;

Fotos: Pessoais

7 comentários:

  1. Que lindo passeio! Um show de fotos e pedacinhos desse lindo lugar! beijos, ótimo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. Por la cantidad de fotos que has hecho, te ha cundido mucho las vacaciones. He visto una gran variedad de lugares para visitar.
    Besos.

    ResponderEliminar
  3. Me alegro mucho de que halláis disfrutado de este viaje, porque son lugares muy bonitos.
    Y gracias, María por compartirlo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada pelas imagens soberbas. Essa "praia" na barragem deve ser mesmo um espaço único de paz e sossego. :)
    .
    Gosto da minha solidão ...
    .
    Beijo
    Votos de uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  5. Umas mini- férias bem recheadas! Soberbas fotos e explicação! Grata!

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  6. OLÁ MARIA
    achei graça ao início do post...
    Há já algum tempo que o meu marido falava que gostava de ir conhecer a Barragem do Alqueva e as localidades ao seu redor. Tem a ver com aquilo que dizem...às vezes vamos para tão longe de férias e não visitamos lugares mais perto de nós em Portugal...
    Mas fizeram muito bem em ter ido em Outubro fazer umas mini férias no Alentejo.
    Quase tudo que mostra e partilha eu já conheço, não conheço a Herdade dos Delgados!
    Por falar em Mourão, recordei-me da última vez que lá fui...dirigi-me ao Posto de Turismo e perguntei o que me aconselhava visitar e o rapaz desvalorizou a região e disse que não havia nada para recomendar e eu segui à minha vida...uns meses mais tarde vi umas fotos da praia fluvial de Mourão....não imagina como fiquei, possessa de raiva por não ter conhecido o lugar e vejo agora pelas suas fotos o excelente pôr-do-sol que registou
    Também adorei as suas fotos do entardecer e anoitecer na Herdade dos Delgados!
    Aos poucos estou a regressar aos outros blogues
    Ontem fiz 2 posts diferentes em 2 blogues diferentes meus,
    que já nada fazia há 4 meses...mas apareceu matéria para eles e agora convido a ver, aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    http://pensamentosimagens.blogspot.com/
    beijinhos meus
    Tulipa/Kalinka

    ResponderEliminar
  7. Un bellissimo viaggio.
    Un sereno venerdi a te.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...