28/01/2023

CONVENTO do ESPÍRITO SANTO – LOULÉ




Relembrando o passado com olhares do presente.

CONVENTO do ESPÍRITO SANTO – LOULÉ




O espaço do antigo Convento do Espírito Santo, localiza-se no Centro Histórico de Loulé. Tinha sido estabelecido nos finais do século XVII, como sede de uma comunidade feminina da Ordem de São Francisco e era dedicado a Nossa Senhora da Conceição.




O Convento das Freiras Franciscanas de Nossa Senhora da Conceição teve a sua origem em 1684, como uma casa de recolhimento para mulheres desamparadas, situada junto à Ermida de Nossa Senhora dos Pobres. Em 1693, o padre João Aguiar Ribeiro pediu e obteve autorização, para que esta comunidade passasse a dispor da Ermida do Espírito Santo, ficando inicialmente instaladas numa casa anexa à ermida. Mais tarde ampliaram o convento através da aquisição de outros edifícios ao seu redor. Durante o sismo de 1755 o convento ficou muito danificado. Conheceu importantes obras de ampliação nos finais do século XVIII, que incluíram a instalação do claustro. Foi encerrado em 1836 na sequência da extinção das ordens religiosas, devido à implantação do Liberalismo.








A sua igreja foi transformada num teatro e os restantes edifícios em residências particulares. Posteriormente, o espaço do teatro, foi ocupado pelo depósito e laboratório do Museu Municipal e nas antigas dependências do convento, foram instalados a Galeria de Arte Municipal, e um estabelecimento de ensino, o Instituto Superior D. Afonso III que deixou de funcionar em 2016.







Texto explicativo: Wikipédia; https://www.cm-loule.pt/
Fotos: Pessoais

7 comentários:

  1. As fotos indicam ser um Convento muito bonito a merecer ser visitado
    .
    Sábado feliz … Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. El claustro y el patio, son unos elementos distinto de destacar. Hay tesoros escondidos en el interior de esos conventos.
    Besos.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de o ver assim...
    Devia ser um local de elevação e paz... Bjnhs
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. OLÁ MARIA
    aqui há uns anos, fui de férias sozinha uns 4 dias para LOULÉ
    e visitei tudo a pé na zona do Centro Histórico de Loulé.
    Não me recordo de ter visto este Convento...obrigada pela partilha!

    hoje convido a ver um dia que passei na cidade do Porto,
    espero que goste!
    Aqui:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    Bom domingo,
    beijo da Tulipa

    ResponderEliminar
  5. Ah, Maria ! Tão bom viajar e conhecer lugares novos . Não viajo muito . Mas gosto de apreciar postgens como a sua . E viajo em pensamento . Abraços

    ResponderEliminar
  6. Aunque me he quedado con las ganas de ver más cosas de su interior, te agradezco estas lindas imágenes del claustro del convento.
    Un fuerte abrazo, amiga María.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...