10/10/2025

Cáceres: Uma Viagem ao Coração da História Espanhola




Passeando pela bela cidade de Cacéres



A cidade de Cáceres, localizada na região da Extremadura, Espanha, é um verdadeiro tesouro histórico e arquitetônico, reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1986. A sua distinção deve-se ao impecável estado de conservação do seu centro histórico, que nos transporta para um passado glorioso, marcado pela convivência de diferentes culturas.




Cáceres é um fascinante emaranhado de ruelas medievais, praças charmosas e edifícios imponentes que narram séculos de história. A influência romana, árabe, judaica e cristã é visível em cada esquina, conferindo à cidade um caráter único e multifacetado. A cidade velha é cercada por uma muralha de origem árabe, com torres e portões que servem como portais para outra época.


Ao explorar Cáceres, alguns locais são de visita obrigatória para quem deseja mergulhar na sua rica herança:


Plaza Mayor




É a principal praça da cidade, cercada por restaurantes e cafés e edifícios históricos, como a Torre de Bujaco, a Ermida de la Paz, a Câmara Municipal (Ayuntamiento) e o Arco de la Estrella. Uma das características mais marcantes da Plaza Mayor são os seus portais e arcos do século XVI que revestem grande parte da praça. É um dos locais mais vibrantes e emblemáticos da cidade, funcionando como a principal porta de entrada para a magnífica Cidade Velha, Património da Humanidade.


Torre de Bujaco e Ermida de la Paz (Capela da Paz)




A Torre de Bujaco faz parte da antiga muralha árabe foi construída no século XII pelos árabes. É um dos símbolos mais reconhecidos de Cáceres. Ao seu lado a Ermida de la Paz (Capela da Paz) é uma pequena capela construída em estilo barroco no século XVIII.


Torre dos Púlpitos




É uma das várias torres que fazem parte do impressionante cinturão de muralhas de Cáceres. Fica Localizada adjacente à Torre de Bujaco, e próxima à Plaza Mayor. O nome "Púlpitos" deriva da presença de duas plataformas salientes na parte superior da torre.


Câmara Municipal (Ayuntamiento): Um belo edifício do século XIX que se destaca num dos topos da Plaza Mayor.




Arco da Estrela (Arco de la Estrella)




Construído em estilo barroco no século XVIII, este arco monumental foi projetado pelo famoso arquiteto Manuel de Larra Churriguera. O nome "Arco da Estrela" vem de uma pequena imagem da Virgem da Estrela que está entronizada numa capela dentro do próprio arco. Ao passar por este arco, entra-se na atmosfera medieval e serena das ruas de pedra da Ciudad Monumental.


Cidade Velha (Ciudad Monumental)




É o coração de Cáceres, onde se encontram os edifícios mais emblemáticos. As suas ruas estreitas de pedra, casas senhoriais, muralhas e praças transportam-nos para a Idade Média e o Renascimento.


Concatedral de Santa María




Um magnífico exemplo de arquitetura gótica e românica, esta concatedral é um dos edifícios religiosos mais importantes da cidade. O seu interior abriga valiosas obras de arte e um impressionante retábulo.


Palácio dos Golfines de Abajo




Um dos palácios mais notáveis da cidade, com uma fachada impressionante que mistura elementos góticos e renascentistas.


Bairro Judeu (Judería Vieja)




Embora pequeno, este antigo bairro judeu mantém a sua estrutura original e oferece um vislumbre da vida da comunidade judaica em Cáceres antes da sua expulsão.


Palácio de las Veletas




Edifício renascentista que hoje abriga o Museu de Cáceres. Um dos destaques é o seu impressionante aljibe árabe, um antigo reservatório de água subterrâneo que testemunha a engenharia hidráulica moura.


Plaza de San Jorge e Igreja de San Francisco Javier




Esta praça é dominada pela impressionante Igreja de San Francisco Javier, uma bela construção barroca do século XVIII, com uma fachada branca e torres gémeas.


Igreja de San Mateo




Situada no ponto mais alto do centro histórico, ergue-se sobre o local onde antigamente existia uma mesquita, após a reconquista cristã da cidade. É um dos templos religiosos mais importantes e antigos da Cidade Velha, e um belo exemplo da arquitetura gótica.


Muralhas e Torres: Testemunhos do passado militar e defensivo de Cáceres




Cáceres é uma cidade absolutamente mágica onde em cada recanto há algo de histórico e belo para observar.




Fotos: Pessoais



2 comentários:

  1. Muito linda essa cidade e adorei o Arco da Estrela e muralhas!
    Belas fotos!
    beijos praianos, chica

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...