quarta-feira, 22 de julho de 2009

ALGARVE - ARTE em areia - FIESA


FIESA – Festival Internacional de Esculturas na Areia

Em tempo de praia, construir um castelo na areia é uma forma das crianças se divertirem. Esta brincadeira torna-se, por vezes, uma paixão, ou uma especialidade dentro do desporto de construções na areia.




FIESA - A ideia nasceu há 7 anos, em Portugal, sendo o seu criador e director artístico o escultor turco Alper Alagoz.

Trabalha em escultura em areia desde 1993 e participou em numerosos festivais e concursos de escultura em areia por todo o mundo. Em 2003 criou o projecto FIESA em Portugal, fundando a empresa Prosandart.

O evento que se realiza num recinto entre Armação de Pêra e Algoz, no conselho de Silves, é o único do género na Península Ibérica e, pela sua dimensão e quantidade de areia utilizada, é considerada a maior exposição mundial de figuras esculpidas na areia.




Anualmente, escultores de todas as partes do mundo reúnem-se para criar fantásticas esculturas em areia.
No último ano, o evento tinha como temática o «Cinema de Hollywood», tendo sido exibidos 65 trabalhos da autoria de 56 escultores de vários países que ao longo de três semanas, utilizaram 35 mil toneladas de areia na execução das mega-esculturas.




As esculturas reproduziam cenas de filmes clássicos como Casablanca, A Guerra das Estrelas, Psycho, Os Salteadores da Arca Perdida, King Kong, Indiana Jones, O Senhor dos Anéis ou o Feiticeiro de Oz, e actores como Marlyin Monroe, James Dean, Charlie Chaplin e os super-heróis mais famosos do mundo - Batman e Homem-Aranha.




Este ano, o Fiesa 2009 deu inicio à construção das esculturas no dia 22 de Maio, sendo a “cidade de areia” exposta aos visitantes até 22 de Outubro.

Esta edição do Festival Internacional de Esculturas em Areia tem como tema as "Descobertas" e exibe trabalhos da autoria de 60 escultores de 14 países, entre os quais nove portugueses.

Arte e muita areia esperam os visitantes na maior exposição de esculturas de areia do Mundo - FIESA 2009 - Considerado o maior evento mundial de figuras esculpidas em areia.
Para mais informações pode consultar o site: http://www.fiesa.org/

Fontes e Fotos: Net


"Um artista é um sonhador que consente em sonhar o mundo real." (George Santayana)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.