Ponte de Lima é uma vila lindíssima, onde eu costumava passar férias quando a minha filha era pequenina. Ficou sempre no meu coração pelo verde da região, pela tranquilidade que nos envolvia, pelo seu património, enfim, por todo o encanto que ela encerra.
Fica situada na região do Minho no Distrito de Viana do Castelo. É caracterizada pela sua arquitectura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima. O município é limitado a norte pelo município de Paredes de Coura, a leste por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a sueste por Vila Verde, a sul por Barcelos, a oeste por Viana do Castelo e Caminha e a noroeste por Vila Nova de Cerveira.
Recebeu foral de Dona Teresa em 4 de Março de 1125, sendo a vila mais antiga de Portugal. No século XIV, D. Pedro I, devido à sua posição estratégica mandou construir à sua volta uma muralha, pelo que o resultado final foi o de um burgo medieval cercado de muralhas e nove torres, das quais ainda restam duas, vários vestígios das restantes e de toda a estrutura defensiva de então, fazendo-se o acesso à vila através de seis portas.
Foto:Jose Ferreira_OLHARES
Ponte de Lima deve o seu nome à velha ponte sobre o rio Lima que dá acesso à vila. Com dois troços distintos, um romano (provavelmente construído no séc I, para por ela passar a via iniciada pelo Imperador Augusto) e outro medieval, tem 27 arcos. A ponte romana, com sete arcos, encontra-se parcialmente encoberta pelo maciço onde se situa a Igreja de Santo António da Torre Velha. A ponte medieval tem 17 arcos, com dois deles soterrados.
A torre medieval junto da margem é uma das duas que resta das antigas muralhas. Na margem oposta, recorta-se o alpendre da capela do Anjo da Guarda, uma pequena capela barroca datada do século XVIII.
A visitar:
■ Igreja de Santo António da Torre Velha
■ Igreja de Santo António da Torre Velha
Resultante da reformulação da antiga ermida no século XIX, consagrada à Nª Senhora do Carmo, recebeu esta designação devido à torre do reduto medieval, que coexistiu com a igreja até meados do séc. XIX. A torre destaca-se pelas suas gárgulas.
■ Jardim Temático do Arnado
Este jardim nasceu da ideia de criar um jardim no qual se pudesse viajar através da história da arte dos jardins. Reutilizando-se as estruturas pré-existentes da exploração agrícola, foram criados jardins característicos de diversas épocas, bem como plantações com sentido pedagógico, sendo constituído um verdadeiro horto botânico, que inclui uma grande estufa. A vinha, o espigueiro e o museu rural representam a cultura rural.
■ Praça de Camões
A praça mais marcante da vila, tem no seu centro um chafariz setecentista, que ostenta as armas da vila. A praça estende-se na direcção do rio, até à ponte.
■ Igreja Matriz
A Igreja Matriz ou Igreja Paroquial de Santa Maria dos Anjos, datada da primeira metade do século XV. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações e ampliações, possuindo assim vários estilos - românico, gótico e neoclássico, de que é exemplo o portal gótico encimado por uma rosácea do séc. XVIII.
■ Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Frente-a-frente com a Igreja Matriz de Ponte de Lima, foi construída no século XV, e foi completamente reconstruída no século XVIII. A capela-mor, edificada em 1638, possui abóbada de pedra, em caixotões. De salientar o retábulo, as pinturas e frontal do altar representado o Milagre da Multiplicação dos Pães.
■ Solar de Bertiandos
Importante solar composto por uma torre quinhentista, a qual se juntou, no início do século XVIII, uma construção de dois pisos e em meados do mesmo século outro edifício ladeado por duas torres. A ligação faz-se através de uma escadaria e pela torre. O interior demonstra o gosto setecentista e apresenta uma rica livraria.
■ Museu dos Terceiros
Situado no edifício do Antigo Convento dos Frades Menores da Província da Conceição e na Igreja da Ordem Terceira, sacristia, sala consistorial e seus anexos, é um dos mais notáveis museus de Ponte de Lima e do Minho. Foi criado em 1974, e as suas colecções incluem um importante conjunto de estatuária religiosa, azulejos, pinturas e alfaias litúrgicas.
Onde Dormir:
Casa do Tamanqueiro – Turismo de Habitação (Adorei)
Casa do Outeiro - Turismo de Habitação
Casa da Gaiba - Turismo de Habitação
InLima Hotel & Spa
Pousada da Juventude de Ponte de Lima
Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://pt.anuncioo.com/
http://www.homelidays.com/
http://www.bigcasa.pt/
http://portugal.gabinohome.com/
http://www.atalho.com/
http://www.solaresdeportugal.pt/PT/
Gastronomia
Casa do Tamanqueiro – Turismo de Habitação (Adorei)
Casa do Outeiro - Turismo de Habitação
Casa da Gaiba - Turismo de Habitação
InLima Hotel & Spa
Pousada da Juventude de Ponte de Lima
Apartamentos:
http://www.classificados.pt/
http://pt.anuncioo.com/
http://www.homelidays.com/
http://www.bigcasa.pt/
http://portugal.gabinohome.com/
http://www.atalho.com/
http://www.solaresdeportugal.pt/PT/
Gastronomia
O prato de maior destaque é o arroz de sarrabulho com rojões - um prato delicioso, com vários temperos, e cheio de tradição. O porco é uma das ingredientes principais da cozinha da região, sendo essencial em pratos como a "perna de porco à Clara Penha", as belouras, o chouriço de verde, as farinhotas. Outro ingrediente muito apreciado na cozinha da vila é a lampreia. Pode ser cozinhado de diversas formas, mas as mais conhecidas são o Arroz de Lampreia e a Lampreia à Bordaleza. Também em doces a gastronomia da região é muito rica, sendo o mais famoso o leite-creme queimado.
Festas e Romarias
A não perder a tradicional feira quinzenal às segundas-feiras, realizada desde 1125 na margem esquerda do rio, onde se podem encontrar bordados em linho ou trabalhos em vime e madeira, entre outros produtos do artesanato local.
Em Setembro, há ainda as «Feiras Novas», celebradas também desde o século XII e com muita animação, música, folclore, fogo de artifício e coloridas procissões em honra de Nossa Senhora das Dores.
Foto:Francisco Bernardo_OLHARES
Uma Vila encantadora rodeada de verde e tradição, que associada à simpatia das suas gentes cativa quem a visita ficando sempre a vontade de voltar.
Foto:Noemia Dias_OLHARES
Vá visitar, Vale a pena.
Fontes e Fotos : Wikipedia; //www.rotasturisticas.com/; http://www.cm-pontedelima.pt/; http://www.visitportugal.com/; http://www.guiadacidade.pt/; http://www.solaresdeportugal.pt/; http://www.cm-pontedelima.pt; OLHARES e outras net
Foto:Fernando_OLHARES
Sempre que viajamos seja física ou virtualmente (através por exemplo da leitura), alargamos os nossos horizontes, pois vamos conhecer novos locais, novos costumes, novas realidades e gentes. Aumentamos o nosso conhecimento e enriquecemos interiormente.
fiquei com uma enorme vontade de visitar! :) Portugal é lindo!
ResponderEliminarSempre nos encantando, amiga! É bom demais te visitar!
ResponderEliminarBeijos!
Lindo isso.
ResponderEliminar