17/04/2019

ESTAÇÕES de Metro de MOSCOVO


ESTAÇÕES de Metro de MOSCOVO


Na nossa Viagem aos "Países Bálticos e Rússia", uma das cidades que visitamos foi Moscovo. Hoje, vou mostrar um dos seus pontos turísticos, que tivemos o prazer de conhecer.

As belas estações de Metro de MOSCOVO


O metro de Moscovo, conhecido como Palácio Subterrâneo, foi inaugurado na Era Stalin em 1935, sendo o maior do mundo por densidade de passageiros, transportando por volta de três mil milhões de pessoas por ano, cerca de 9,2 milhões de pessoas por dia. A sua rede é composta de 206 estações, distribuídas por 12 linhas através de 346 km. As estações são um espectáculo, autênticas obras de arte.


ESTAÇÕES de Metro de MOSCOVO

O tempo disponível, deu apenas para fazer uma visita guiada a sete estações. Fica aqui uma pequena reportagem sobre elas.

Ploschad Revolutsii

A estação de Ploschad Revolutsii foi inaugurada em 1938, tendo sido projectada pelo arquiteto Alexey Dushkin. Apresenta arcos de mármore vermelho e amarelo apoiados em postes baixos, tendo em frente mármore negro arménio. Cada arco é flanqueado por um par de esculturas de bronze de Matvey Manizer, representando o povo da União Soviética, incluindo soldados, atletas, escritores, aviadores, trabalhadores industriais e escolares. Há um total de 76 esculturas na estação.
Curiosidade: Para dar sorte, algumas pessoas têm o hábito de passar a mão sobre algumas estátuas, ficando nesses locais a bronze mais claro. Pelo que percebi, a preferida é a estátua de um soldado com um cão.


Ploshchad Revolyutsii (Moscow Metro)

Ploshchad Revolyutsii (Moscow Metro)


Kievskaya

Foi construída sob a supervisão do líder soviético Nikita Khrushchev, que pretendia homenagear a sua pátria ucraniana. É decorada com mármore branco e as suas colunas são encimadas por grandes painéis de mosaicos, celebrando a unidade russo-ucraniana, sendo uma obra de A.V. Myzin. Tanto os mosaicos como os arcos entre os pilares são delimitados por elaborados acabamentos dourados.


Kiyevskaya  (Moscow Metro)

Kiyevskaya (Koltsevaya line)

Teatralnaya

A estação está localizada a uma profundidade de 33,9 metros, tendo sido o seu arquiteto Ivan Fomin. A abóbada do salão central é decorada com caixões e baixos-relevos de majólica por Natyla Danko no tema das artes de teatro da URSS, fabricadas pela fábrica da porcelana de Leningrado. Esses baixos-relevos são uma série de catorze figuras diferentes, cada uma representando música e dança de várias nacionalidades da União Soviética. As séries incluíram a Armênia, Bielorússia, Geórgia, Cazaquistão, Rússia, Ucrânia e Uzbequistão.


Teatralnaya (Moscow Metro)


Mayakovskaya

O seu nome, assim como o design, é uma referência a Vladimir Maiakovski. Foi projetada pelo arquiteto Alexey Dushkin e inaugurada em 1938. Durante a construção foram utilizadas as técnicas mais modernas da época. A arquitetura art déco de Alexey Dushkin baseou-se num futuro soviético, previsto pelo poeta Mayakovsky. A estação apresenta colunas aerodinâmicas enfrentadas com rodonita de aço inoxidável e rosa, paredes brancas de mármore Ufaley e cinza Diorito, um piso de mármore branco e rosa e 35 nichos, um para cada abóbada. Rodeado por luzes de filamento, há um total de 34 mosaicos de teto de Alexander Deyneka representando "24 Horas na Terra dos Soviéticos"


Mayakovskaya (Moscow Metro Station)

Mayakovskaya (Moscow Metro Station)


Park Pobedy

Park Pobedy localizada no Parque da Vitória fica a 84 metros do subsolo, sendo a estação de metro mais profunda de Moscovo. Contém as escadas rolantes mais longas da Europa, cada uma com 126 metros de comprimento e 740 degraus. A estação é adornada com dois grandes mosaicos por Zurab Tsereteli representando a Invasão Francesa de 1812 da Rússia (no final da plataforma de entrada) e a Segunda Guerra Mundial (na plataforma de saída).


Park Pobedy (Moscow Metro)


Komsomolskaya (Circle Line)

Esta estação possui um belíssimo tecto barroco em amarelo, com frisos acompanhantes, pintados de branco e elegantes arcadas de mármore. A plataforma é iluminada por imponentes e belos candelabros. O tema do design, a luta histórica russa pela liberdade e independência, é expressa em oito grandes mosaicos de teto de Pavel Korin. No final da plataforma é um busto de Vladimir Lenin sob um arco decorado com desenhos florais dourados e o brasão de armas da União Soviética


Komsomolskaya Station

Komsomolskaya Station


Novoslobodskaya

Novoslobodskaya foi inaugurada em 30 de janeiro de 1952. Alexey Dushkin, foi o arquiteto da estação, que em 1948, com a ajuda do jovem arquiteto Alexander Strelkov, Dushkin encontrou o renomado artista Pavel Korin, que concordou em compor as obras de arte dos painéis. É conhecido pelos seus 32 painéis de vidro colorido, que são o trabalho dos artistas letões E. Veylandan, E. Krests e M. Ryskin. Cada painel, cercado por uma elaborada borda de latão, é colocado em um dos postes da estação e iluminado por dentro. Seis dos painéis de vitrais retratam pessoas de diferentes profissões, músico, engenheiro agrónomo e arquitecto. Os restantes 26 painéis contêm padrões geométricos e estrelas intrincados. Tanto os pilares quanto os arcos pontiagudos entre eles são revestidos de mármore rosado de Ural e revestidos de latão. No final da plataforma é um mosaico de Pavel Korin intitulado "Paz em todo o mundo".


Novoslobodskaya Station

Novoslobodskaya Station


Ficámos encantados, todas elas eram maravilhosas.

Texto explicativo: Wikipedia;
Fotos: Pessoais

6 comentários:

  1. E quem não fica encantada com estas maravilhas?? Muito obrigada!
    *
    Sopra uma aragem de paz, que me renova. [Poetizando e Encantando]
    Beijo e uma feliz semana Santa.

    ResponderEliminar
  2. Passando a fim de desejar uma Excelente Páscoa. Com muito amor. Paz. Harmonia. Confraternização. Compreensão, e que todos os sonhos se renovem. Que seja extensivo aos vossos familiares e amigos. Obrigada por estarem sempre comigo.
    *
    Para todos uma Santa Páscoa.
    +
    Que todos os nossos/ vossos sonhos se renovem

    Beijos e Abraços

    ResponderEliminar
  3. Olá, Maria!
    Mais uma vez, uma postagem sua da melhor qualidade, com texto e fotos excelentes. Parabéns, minha amiga!
    Meus votos de uma Feliz Pascoa, extensivo aos seus familiares.
    Boa Páscoa, Maria!
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Mais do que a inteligência, precisamos da afeição e doçura.
    (Charles Chaplin)

    Feliz Páscoa, amiga querida Maria!
    Bjm carinhoso e pascal

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...