24/05/2019

Catedral de São Basílio - Moscovo


Catedral de S. Basílio - Moscovo


Catedral de São Basílio


A Catedral de São Basílio, oficialmente Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos, encontra-se no extremo sudeste da Praça Vermelha em Moscovo na Rússia. É uma catedral ortodoxa russa, tendo sido a sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista de Kazan, que realizou entre 1555 a 1561.


Catedral de S. Basílio - Moscovo

Catedral de S. Basílio - Moscovo


Inicialmente foram construídas 8 capelas, cada uma dedicada a um dos santos em cujo dia o Czar tinha ganho uma batalha. Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que se agregasse uma nova capela no lado leste da construção, sobre a tumba de São Basílio, o Bem-aventurado, santo por cujo nome foi chamada popularmente a catedral. Esta construção da Capela da Intersseção, o templo central e mais alto, unificou 9 capelas numa só catedral.


Catedral de S. Basílio - Moscovo

Catedral de S. Basílio - Moscovo


Da sua impressionante arquitetura, chamou-me particularmente a atenção as suas espectaculares cúpulas, de cores vibrantes e em forma de cebola/bolbo. Ao redor da Torre Central existem 8  torres, cujas cúpulas são 4 maiores representando os 4 pontos cardeais, intercaladas por outras 4 mais pequenas, que indicam os pontos cardeais intermédios. As cúpulas em forma de cebola, simbolizam popularmente a chama de uma vela.


Catedral de S. Basílio - Moscovo

Catedral de S. Basílio - Moscovo


A Catedral de S. Basílio, juntamente com parte do conjunto do Kremlin e da Praça Vermelha fazem parte do Património Mundial da UNESCO desde 1990.


Catedral de S. Basílio - Moscovo

Catedral de S. Basílio - Moscovo


No jardim em frente está uma estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reuniram voluntários para o exército que lutou contra os invasores polacos durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades.


Catedral de S. Basílio - Moscovo


Texto explicativo: Wikipedia e outras fontes net
Fotos: Pessoais


6 comentários:

  1. Magnífico reportaje, las fotos son preciosas.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Maria, não tenho dúvidas que a Catedral de São Basílio é uma das mais lindas do mundo! Por dentro não sei como é, vou procurar...
    Beijo, querida, um ótimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Maria o chamado "milagre das catedrais", como já li nos dos clássicos da literatura, de que esqueci o titulo, na União Soviética, tem arquitectura diferente do Ocidente, mas não podemos negar que é muito bela. No aspecto, também aqui deixas muita informação visual.
    bjs

    ResponderEliminar
  4. beautiful travel photos. Kreml is impressive. a nice day for you Maria:))

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria!
    Uma beleza esta tua postagem intitulada "Catedral de São Basílio - Moscovo", onde vemos a Catedral de S. Basílio, de Moscou, onde dizes:

    "A Catedral de São Basílio, oficialmente Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos, encontra-se no extremo sudeste da Praça Vermelha em Moscovo na Rússia. É uma catedral ortodoxa russa, tendo sido a sua construção ordenada pelo Czar Ivan o Terrível para comemorar a conquista de Kazan, que realizou entre 1555 a 1561."

    Claro, minha amiga Maria, há muito mais fotos e texto nesta bela postagem. Parabéns!
    Uma ótima semana, Maria.
    Beijo.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...