Na nossa visita a São Petersburgo fomos visitar os Jardins e Palácio de Peterhof. Hoje deixo os meus "olhares" sobre:
Fontes e Cascatas dos Jardins Palácio Peterhof
Fontes da Cascata Grande
No centro da cascata fica uma gruta artificial com duas escadarias, coberta no exterior e no interior com pedra castanha talhada. A gruta liga-se ao palácio por um corredor dissimulado. As fontes da Grande Cascata estão localizadas abaixo da gruta, de cada um dos seus lados. As suas águas fluem para um tanque semi-circular, o final do Canal Marítimo alinhado com a fonte. Na década de 1730, a grande Fonte de Sansão foi colocada no tanque. A partir das mandíbulas do leão ergue-se um jacto de água vertical com vinte metros de altura, o mais alto de Peterhof.
Roman Fountain
Foi construída em 1738-1739 a partir de um projeto dos arquitetos Karl Blank e Ivan Davydov. Deve o seu nome ao facto de ser muito parecida com as fontes em frente à Basílica de São Pedro, em Roma. Em 1797-1800 eles foram reconstruídos para um projeto produzido anteriormente por Rastrelli."Adam" Fountain
Existem 2 fontes acopladas a "Adam" e a "Eve". Pedro I ordenou a realização dessas estátuas de mármore ao escultor veneziano Giovanni Bonazza. Em 1718, este último criou as réplicas das famosas esculturas localizadas no Palácio dos Doges, obras de Antonio Rizzi - o mestre da era renascentista. A decoração da fonte "Adam" foi finalizada em 1722. O arquiteto responsável foi N. Michetti.
Snop Fountain
Fica na parte de trás do Monplaisir Pavilion, o primeiro pavilhão construído por Pedro, o Grande no parque de Peterhof.
Sun Fountain
Obra do arquitecto N. Michetti, construída entre 1721-1724. Meio século depois, nos tempos da imperatriz Catarina II, a fonte foi construída e recebeu o nome de "O Sol", pelo desenho de seus jatos.
Triton Fountain
Fica no centro do jardim do Conservatório, há um grupo de fontes douradas mostrando um enorme Tritão forçando a separação das mandíbulas de um monstro marinho.
Um poderoso fluxo de água jorra das mandíbulas do monstro. No ornamento escultural esta fonte, construída em 1726 a partir de um desenho de Timofey Usov, tem muito em comum com a fonte Sansão.
Bowl Fountain
No sopé do Grande Palácio, no centro dos canteiros de flores, estão dispostas as "Bowl" Fountains. A sua construção um projeto do arquiteto N. Michetti, foi concluída no final de 1722.
Cascade of Dragons - Chess Hill
Está localizada numa encosta natural, que se estende ao longo de todo o território do Parque Inferior. Participaram do projeto e construção da cascata os arquitetos I. Braunstein, M. Zemtsov, T. Usov, I. Blanc, I. Davydov, que foi concebido por Peter I. A cascata recebeu este nome (Montanha do Xadrez) devido aos quatro tabuleiros de drenagem estarem pintados com quadrados pretos e brancos na forma de um tabuleiro de xadrez. Na parte superior encontra-se uma porta fechada, protegida por três lindos dragões, das suas bocas sai água que desce depois pela encosta. A cascata é ladeada de esculturas de mármore branco trazidas da Itália em 1724.
Os Jardins do Palácio de Peterhof são absolutamente deslumbrantes!
Texto Explicativo: Wikipedia; https://en.peterhofmuseum.ru;
Fotos: Pessoais
Su belleza es evidente, tan sólo contemplando estas buenas imágenes.
ResponderEliminarBesos
Magnificent fountains, Maria!!
ResponderEliminarThe Dragon's cascade looks great!
Kisses
Olá, Maria!
ResponderEliminarSempre que venho a este simpático espaço encontro belas postagens como esta, como fotos da maior beleza. Esta postagem, minha amiga Maria, é para ser vista mais de uma vez. Parabéns!
Votos de uma excelente semana, Maria.
Beijo.
Pedro
Really stunning place with such various different fountains. You captured nicely the beautiful forms of streaming water. I feel refreshing when water is around.
ResponderEliminarOLÁ MARIA
ResponderEliminarAinda bem que há quem visite, porque na minha visita a São Petersburgo
não fui visitar os Jardins e Palácio de Peterhof.
Muito obrigada pela partilha dos seus "olhares"
Depois de 2 semanas e meia de ausência, estou de volta à blogosfera!
Aproveito hoje e ando a espreitar os espaços dos amigos, e as novidades que fui perdendo...
Beijinhos!
Bom fim de semana,
Tulipa
Há post novo, aqui:
http://tempolivremundo.blogspot.com/
Uau, que lindo Maria esta série de fontes que eu adoro ver, mesmo as mais simples como estas históricas. Suas fotos ficaram maravilhosas e nos dão sempre uma visão real da beleza.
ResponderEliminarTenho visto muitas fotos de São Petersburgo e fico encantado com a beleza e o zelo pelo turismo.
Aqui um show de belas fotografias como sempre das lentes magicas de vocês.
Gostei Maria.
Bjs de paz e muita luz e paz para vocês.