26/02/2022

Férias em Gotemburgo, Kiruna e Abisko




O meu filho Pedro foi em Janeiro no regime de Erasmus, estudar para Faculdade Chalmers, em Gotemburgo na Suécia. No princípio deste mês, fomos visitá-lo. Devido ao Covid, estas foram as nossas primeiras férias fora do país desde 2019.


Hoje deixo os meus primeiros olhares das nossas férias em:


Gotemburgo, Kiruna e Abisko





Ficámos no Hotel Eggers, um belíssimo hotel, instalado num edifício histórico do século XIX. O quarto era espaçoso, toda a decoração linda e tradicional e estava situado mesmo junto à Central Station.




As nossas férias eram apenas de 1 semana. Passámos 3 dias apreciando e conhecendo a cidade de Gotemburgo e seguimos depois para a Lapónia Sueca, visitando Kiruna e Abisko.






Nos nossos passeios pela cidade, visitámos a Catedral de Gotemburgo (Domkyrkan) e as Igrejas Oscar Fredriks kyrkogata e Vasakyrkan. Passámos pela Kungsportplatsen, a praça do centro histórico, que possui a estátua equestre do rei Carlos IX. Fomos apreciar o interessante edifício do mercado peixe Feskekorka que exteriormente parece uma igreja. Passeamos pela praça central Götaplatsen que fica localizada ao sul da avenida Kungsportsavenyn. No meio da praça fica a estátua de Poseidon, à volta encontram-se o Teatro Municipal, uma Sala de Concertos e a Biblioteca. Subimos até Skansen Kronan, o Forte da Coroa, uma antiga fortaleza datada do século XVII localizada no alto de um rochedo. É um local espectacular para se ver a cidade do alto.







Visita à Faculdade Chalmers



Olhares familiares



No último dia em Gotemburgo a neve brindou-nos com a sua presença.





Continuando as nossas férias, apanhámos na Central Station de Gotemburgo um comboio até  Estocolmo. Sem sairmos da Central Station de Estocolmo, voltámos a apanhar um novo comboio, o Arlanda express train até ao aeroporto de Arlanda. Como tínhamos voo bem cedo, passámos a noite no hotel Radisson Blu Airport que fica dentro do aeroporto. De manhã, seguimos de avião para a região da Lapónia Sueca, até Kiruna.




Em Kiruna ficámos instalados no Hotel Kebne, um local simples, mas bem simpático e acolhedor. Passeámos pelas ruas, fomos visitar a sua linda Igreja, vimos uma exposição de esculturas de gelo e fomos conhecer o Ice Hotel.




A temperatura média rondava os -17º C, era mesmo muito frio para quem não está nada habituado ( em Lisboa a temperatura mínima no inverno anda à volta dos +8º C ), mas como estávamos muito bem agasalhados só sentíamos o frio na cara. Andar na neve era diferente, engraçado e embora fosse um pouco cansativo até era fácil, para mim o pior foi o gelo nas estradas, à conta dele dei 2 quedas enormes que ainda hoje não estou a 100%, agora só com descanso e tempo é que vai passar.




Seguimos depois de comboio para Abisko, a meio do caminho o comboio tem uma avaria elétrica e ficámos mais de 2 horas à espera de ajuda. Foi muito desagradável, começou a ficar muito frio e após algum tempo, também as luzes se apagaram tendo ficado só as de presença. Por sorte estávamos quase ao pé de uma plataforma e assim, a decisão da empresa que geria os comboios, foi enviar um outro comboio que empurrou o nosso até à dita plataforma, estando lá à espera dos passageiros 2 pequenos autocarros que nos levaram para os respectivos hotéis.


Abisko
Ficámos alojados num bungalow no Abisko Mountain Lodge. Adorámos o hotel e o bungalow que era super quentinho e muito agradável.



Em Abisko fomos à noite "caçar" Auroras Boreais por cima de um lago gelado e na manhã seguinte fazer "Dog Sledding" no Abisko National Park, (andar de trenó puxado por Alaskan huskies). Estes cães são extraordinários, para além de toda a força e determinação que possuem, são extremamente meigos e adoram festas. Foram duas experiências únicas e inesquecíveis.
Aqui as temperaturas ainda estavam mais baixas, à noite para vermos as Auroras Boreais estava um Real Feel de -21º C e na manhã da atividade com os cães, como estava uma tempestade de neve o Real Feel era de -25º C. Soube mesmo bem o chá quente no final da atividade.




O regresso de Abisko para Kiruna também teve um imprevisto, pois como havia uma tempestade de neve o comboio que havíamos marcado foi cancelado, tendo sido substituído por um autocarro. Desta vez ficámos no Hotel Bishops Arms Kiruna, bem localizado no centro da cidade, tem da parte de baixo um tradicional pub britânico. De manhã apanhámos o avião para Estocolmo e no final da tarde outro avião para Lisboa.



Foram umas férias extraordinárias e completamente diferentes das que já tinha realizado. Futuramente irei mostrar alguns pontos desta incrível viagem com mais detalhe em fotos e informação.



11 comentários:

  1. Lindos lugares visitados e aqui bem mostrados! Belas fotos! beijos, ótimo fim de semana! chica

    ResponderEliminar
  2. Hola, María. Se lo que son este tipo de viajes y lo que se disfruta del lugar pero sobre todo de los hijos, ya que tengo un hijo en Alemania, una hija en Galicia y otra en Málaga, y de vez en cuando los visitamos.
    Me alegro mucho de que lo halláis disfrutado y gracias por compartir tan excelente reportaje, de este país, para mi desconocido.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Dear Maria!
    You actually had an amazing, wonderful winter vacation in Sweden
    full of unforgettable experiences.
    Have a nice and happy weekend:)

    ResponderEliminar
  4. Recordo de antigamente
    Que Suécia e Portugal
    Com amizade fraternal
    Em intercâmbio corrente,
    Cujo mar unia a gente
    Portuguesa que ia pescar
    Bacalhau naquele mar.
    Salgado depois de morto
    Era o Bacalhau do Porto
    Famoso em todo lugar.

    Belíssima postagem, Maria! Parabéns! Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderEliminar
  5. Uma bela oportunidade para uma viagem de sonhos Maria.
    Legal o filho estar a estudar numa bela faculdade.
    Gostei das fotos e senti o frio aqui.
    Bom domingo e que venha paz na Ucrânia.
    Beijo amiga

    ResponderEliminar
  6. During a short vacation, you really experienced a lot. Thank you for a nice holiday diary and beautiful images.

    ResponderEliminar
  7. Me imagino, que ya tendrías ganas de viajar. Yo llevo una semana fuera, después de dos años sin viajar. Me he trasladado a otra zona del país,pero no he salido de mi país.

    Besos

    ResponderEliminar
  8. Que espectacular!

    Não sei se com essas temperaturas negativas eu me aguentaria :)
    Pois e as quedas foi a pior parte. As melhoras, amiga!

    Tudo de bom! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que fotos maravilhosas! Que passeio incrivel!!!!

    ResponderEliminar
  10. Maravillosas fotos, qué lindo tu viaje con imprevistos y todo lo disfrutaste. Besos!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...