13/08/2022

A espectacular Igreja de Kiruna




Das minhas viagens vamos hoje conhecer um pouco mais sobre a linda ...


Igreja de Kiruna


A bela Igreja de Kiruna (em sueco: Kiruna kyrka) é uma igreja luterana. Está localizada no alto de uma colina, na cidade de Kiruna a norte da Suécia. Foi construída entre 1909 e 1912 segundo planos do arquiteto Gustaf Wickman. Consagrada em Dezembro 1912, desde 1913 está incluída na paróquia Jukkasjärvi na diocese de Luleå.




Com um design surpreendente, inspirado nas tradicionais tendas dos nativos sámi, é um dos maiores e mais belos edifícios de madeira da Suécia. O seu exterior é construído em estilo neogótico, enquanto o altar é em Art Nouveau. Está classificada entre os edifícios mais notáveis da arquitetura romântica nacional sueca.




Possui uma arquitetura escandinava deslumbrante, sendo o seu espaço interior bastante amplo, conseguindo albergar cerca de 800 pessoas.



Simples mas belo, o altar é todo esculpido em madeira. O retábulo que se encontra da parte detrás do altar, "O Bosque Sagrado", foi pintado pelo Príncipe Eugén Napoleon Nicolaus e retrata o Paraíso, uma paisagem tranquila, magnífica e luminosa.




O exterior apresenta fachadas de madeira vermelhas. No telhado encontram-se doze estátuas de bronze com dois metros de altura criadas pelo artista Christian Eriksson. Cada uma representa um estado de espírito diferente, da timidez e tristeza, à ternura, ao amor e desespero.





Ao lado da igreja, encontra-se a torre do sino. É uma estrutura independente, sustentada por mastros de madeira. 




A igreja abre todos os dias, com horário reduzido aos sábados e domingos. A entrada é gratuita.

Texto explicativo: Wikipédia e outros sites da Net
Fotos: Pessoais de visita a Kiruna


3 comentários:

  1. Muito linda igreja e o sino separado. Gostei da neve! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante da publicação. Muito rica!!
    -
    Um grito de liberdade, é um sopro à vida...

    Beijos________ Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Veo que las fotos están hechas en invierno, por la cantidad de nieve que se aprecia en su interior. me ha encantado las fotos de esa preciosa iglesia.
    Feliz fin de semana, Besos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...