07/07/2024

Hôtel National des Invalides - Palácio dos Inválidos – Paris




Visitando um impressionante complexo arquitetónico, um dos tesouros históricos, culturais e arquitetónicos de Paris. São diversas as instituições que lá se encontram, entre elas está o Museu do Exército, um dos mais importantes museus de história militar do mundo. Abriga também na sua Igreja do Dome o túmulo de Napoleão Bonaparte.


Palácio Nacional dos Inválidos - Hôtel National des Invalides





O Palácio é um complexo de edifícios, foi mandado construir por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Situado na planície de Grenelle, nessa época um subúrbio de Paris, as obras dos edifícios principais foram confiadas a Libéral Bruant. Bruant concebeu uma organização em cinco pátios centrados num maior: o "pátio Real". Os trabalhos efetuaram-se entre março de 1671 e fevereiro de 1677, tendo sido os primeiros pensionistas albergados a partir de outubro de 1674.








Tem um enorme espaço museológico, ali se encontra o Museu do Exército, o museu dos Plans-Reliefs e o museu da Ordem da Liberação. Contém uma coleção impressionante de artigos, desde armaduras, escudos, armas, mapas, planos, documentos, quadros entre muitos outros. As suas exposições englobam a história do exército Francês desde a Antiguidade até a Segunda Guerra Mundial. Embora tudo o que diga respeito a guerras me lembra imediatamente dor e morte e por isso não seja do meu agrado, achei a visita muito interessante, pois foi uma maneira de conhecer e assim aumentar o meu conhecimento, sobre a história militar da França.




Cathedral Saint-Louis-des-Invalides
A construção da igreja foi confiada, a partir de Março de 1676, a Jules Hardouin-Mansart, durou perto de trinta anos, só ficando concluída no dia 28 de Agosto de 1706, data da entrega das chaves a Luís XIV, o Rei Sol.
A abóbada da Catedral foi decorada desde Napoleão com troféus militares, bandeiras que pertenceram aos inimigos da França ao longo da história. O seu "coro" é único em relação a todas as igrejas e catedrais já que é permanentemente decorado com bandeiras francesas.
Nesta Catedral são celebradas missas e funerais privados, casamentos e batizados, diversas celebrações e eventos culturais, bem como os "Concertos da temporada musical dos Inválidos".




O imponente e lindo órgão da igreja foi construído entre 1679 e 1687 e restaurado entre 1955 e 1957. A sua caixa foi feita por Germain Pilon, segundo desenho de Hardouin-Mansart.




Panteão Militar
O edifício religioso dos Inválidos é composto por duas igrejas, a Catedral de São Luís dos Inválidos, também conhecida como Igreja do Soldados e pela Capela Real ou Dome. O rei e os soldados podiam assistir às mesmas missas, mas não entravam pelas mesmas portas. O monarca usava a rica entrada do Domo (atual Place Vauban), enquanto os soldados passavam pelo portão que leva ao pátio de honra (lado Esplanade des Invalides). Esta dualidade da igreja foi reforçada com a construção do túmulo de Napoleão na Cúpula a partir de 1842, antes de se tornar definitiva com a instalação, em 1873, de um telhado de vidro entre as duas partes do edifício.




Um dos pontos de referência dos Inválidos é a sua magnífica cúpula dourada que com 100 metros de altura, pode ser vista de diversos pontos de Paris.




Olhares do interior da Igreja do Domo. Construída como capela real tornou-se na época da Revolução Francesa, um panteão militar sob a direção de Napoleão Bonaparte, com a instalação do túmulo de Turenne (1800) e um monumento funerário de Vauban (1807-1808). No andar térreo, as capelas de canto são dedicadas a quatro padres da Igreja (Saint-Grégoire, Saint-Augustin, Saint-Jérôme e Saint-Ambroise), as duas intermediárias à Virgem e Saint-Thérèse. Eles são decorados com pinturas de Pierre Dulin, Louis de Boullogne, Bon Boullogne, Noël Coypel e Michel Corneille.




Entre as várias personalidades militares francesas lá sepultadas, encontra-se Napoleão Bonaparte. Desde 1861 o seu túmulo repousa por baixo da extraordinária cúpula dourada, numa cripta aberta e circular, podendo ser observado de duas maneiras, a partir do piso superior, ou ao nível onde o túmulo se encontra.




Descendo as escadas até ao piso do túmulo.





Ao redor do túmulo estão doze "Vitórias", esculturas de mulheres aladas, do escultor James Pradier, simbolizando as principais campanhas militares de Napoleão.




O imponente Palácio dos Inválidos visto a partir da Torre Montparnasse




Texto explicativo: Wikipédia
Fotos: Pessoais

8 comentários:

  1. Olá Maria!

    Bem... sou sincero! Desconhecia a existência do palácio dos inválidos. Agora, que ele é enorme... lá isso é! Meu deus!! Muito bom!

    Abraços e uma boa semana para si 🤗

    ResponderEliminar
  2. Todo lo que muestras, tiene mucho interés.
    Bellas fotografías. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  3. Wow!!! Fiquei simplesmente rendida! Que local fabuloso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Impressionante!
    Gostei de apreciar e lê as suas explicações.
    Grata.
    Boa semana! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Me ha gustado muchísimo tu artículo, tanto por las excelentes como por información que nos facilitas, es de 11 sobre 10. Es sorprendente que esos patios y edificios que lo rodean se construyeran en tan solo séis años, así como muy interesante esas zonas dedicadas a museos. Y a Napoleón que Dios lo guarde allí muchos años, porque él con sus tropas bastante sangre de inocentes derramaron por el mundo.
    Un fuerte abrazo.

    ResponderEliminar
  6. Hello Maria,
    Fantastic pictures. So impressive all these buildings and churches. It all have a wonderful kind of art.
    So very special.

    Many greetings,
    Marco

    ResponderEliminar
  7. É uma obra espetacular da ''Cidade-luz''
    Beijinhos
    ~~~~~~~

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.



Publicação em destaque

A Noite nas minhas Viagens

Luzes da Noite pelo mundo fora ... A noite em Macau No Japão Dubai ...